Você sabe o que é e-SAT? Se não sabe, vamos explicar para você! A sigla e-SAT significa Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos. Saiba mais sobre esse modelo de documento fiscal eletrônico no post de hoje. O que é e-SAT? O e-SAT opera no Brasil desde 2014 e possibilita que todas as operações […]
Você sabe o que é e-SAT? Se não sabe, vamos explicar para você!
A sigla e-SAT significa Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos. Saiba mais sobre esse modelo de documento fiscal eletrônico no post de hoje.
O e-SAT opera no Brasil desde 2014 e possibilita que todas as operações e arquivos dos varejistas sejam entregues de forma automatizada. Ele substitui as emissoras de cupons fiscais (ECF), tornando mais simples os trâmites legais dos tributos.
Quando o processo era realizado pelas ECFs, alguns sistemas apresentavam maior vulnerabilidade do que outros, em relação à segurança. Para corrigir essa falha, o e-SAT foi apresentado como alternativa pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), oferecendo maior segurança ao procedimento.
O modelo foi desenvolvido para abrigar todas as operações de circulação de mercadorias no mercado de varejo. Sendo assim, as empresas do varejo que são obrigadas a entregar o EFD- ICMSIPI, precisam apresentar mensalmente os e-SAT emitidos em sua Escrituração Fiscal Digital.
O SAT é um equipamento que o varejista precisa adquirir e conectar a um computador através da porta USB. Também precisa contar com um um sistema comercial, para integrar a ferramenta.
Assim que está instalado, o aparelho se comunica com o sistema comercial. Então, quando uma venda é efetuada, o sistema formata um arquivo e o transmite para o SAT. Este, por sua vez, completa as informações e faz um assinatura digital sobre este arquivo. Por fim, o cupom fiscal eletrônico é gerado e devolvido ao sistema.
A comunicação com a Secretaria da Fazenda é realizado integralmente através da internet. Dessa forma, a Sefaz recebe o cupom, valida os dados e os disponibiliza com mais agilidade.
Realizar a emissão de cupons fiscais é importante para que os órgãos oficiais possam fazer o controle tributário. Também é fundamental para garantir o direito do consumidor. Neste contexto, o e-SAT oferece maior segurança para ambos as partes.
O e-SAT faz com que o cumprimento de obrigações acessórias por parte das empresas junto ao Ministério da Fazenda seja mais simples e eficaz.
Além disso, o sistema diminui a ocorrência de erros no envio do documento, garantindo maior exatidão ao processo.
O módulo Gestão Fiscal, da StarSoft, permite registrar o e-SAT de forma prática e segura. Com ele, você integra os dados da área de contabilidade, tributos/impostos e gestão patrimonial, reduzindo custos e riscos fiscais. Quer saber mais? Acesse o site e conheça melhor esta solução.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital