Tire suas dúvidas e conheça todas as vantagens de uso do HRIS, um sistema completo e integrado para o setor de Recursos Humanos
Quem trabalha nos setores de RH e DP já deve ter percebido como a tecnologia está ditando a efetividade de seus setores. O surgimento de soluções como o HRIS – que são sistemas de ponta que permitem uma gestão holística das demandas – é uma excelente prova dessa movimentação do mercado.
Esse tipo de ferramenta surgiu com o objetivo de tornar a área de Recursos Humanos mais inteligente e integrada, o que facilita não só a organização e controle de processos, mas também a tomada de decisões estratégicas para a melhoria dos resultados corporativos.
Não se trata de uma tendência passageira, a tecnologia aplicada ao RH chegou para ficar. Portanto, é preciso conhecer as inovações e saber o que elas podem oferecer de melhor para sua rotina de trabalho e, claro, para sua empresa como um todo.
Neste conteúdo, nós vamos explicar em detalhes o que é HRIS e quais são os benefícios oferecidos por esse tipo de solução.
Aproveite para entender por que cada vez mais organizações adotem esse recurso e quais são as diferenças entre um HRIS e softwares como HRMS e HCM.
Acompanhe a seguir!
HRIS é uma sigla em inglês para Human Resources Information System. Traduzindo para o português, o termo significa “Sistema de Informação de Recursos Humanos”.
Como o nome sugere, trata-se de um software voltado à gestão do capital humano.
Especificamente, seu foco está na administração de todas as informações ligadas aos colaboradores.
Nesse sentido, essa plataforma unifica os dados que o RH precisa para realizar suas atribuições, como:
Como o HRIS integra os dados vitais para a área de Recursos Humanos em um só lugar, é possível poupar tempo com tarefas meramente burocráticas, demandas manuais e questões administrativas.
Além disso, o sistema engloba e otimiza os respectivos processos de RH atrelados a esses dados. Isso inclui atividades como recrutamento, seleção, avaliações de desempenho, onboarding, gestão de férias e benefícios, entre muitas outras.
O resultado disso é mais disponibilidade e melhores condições para focar em demandas mais estratégicas para a empresa e para a potencialização de talentos.
Essa vantagem é potencializada, ainda mais, pela integração dos dados. Além de minimizar os esforços e custos com a gestão da informação, ajuda a aumentar a agilidade no mapeamento de gargalos e oportunidades.
Ou seja, a tomada de decisão é significativamente melhorada, junto da capacidade de promover melhorias contínuas.
Tudo isso é feito de forma totalmente adaptada às necessidades específicas do negócio. Afinal, trata-se de uma solução personalizável, que ainda pode conectar outros diferentes sistemas para valorizar a padronização, uniformidade e visibilidade dos processos de RH.
O HRIS é apenas uma dentre várias soluções capazes de otimizar os resultados, a eficiência e o valor estratégico do RH. Ao lado dele, o HRMS e o HCM também estão sendo aplicados com bastante frequência nas empresas. Inclusive, pode gerar certa confusão sobre suas diferenças.
Para começar, HRMS é a sigla para Human Resources Management System. Sua tradução significa “Sistema de Gerenciamento de Recursos Humanos”.
Essa solução engloba todas as ferramentas necessárias para administrar os Recursos Humanos de um negócio. Isso inclui desde soluções para recrutamento, treinamento e desenvolvimento, até gestão de folha, benefícios, remuneração, entre outras.
Enquanto isso, o HCM – Human Capital Management, ou “Gerenciamento de Capital Humano” – é um tipo de software mais voltado à otimização da gestão da força de trabalho.
Nesse caso, o maior direcionamento está na potencialização do capital humano da organização.
Para isso, seus principais recursos abrangem o monitoramento do desempenho dos talentos, onboarding, bases de conhecimento, analytics, e assim por diante.
Já o HRIS, como você viu anteriormente, é um sistema que integra e controla dados em tempo real e que automatiza processos para tornar o RH mais estratégico.
Apesar de distintas, as diferenças são sutis entre as 3 tecnologias, por isso, não se espante se você encontrar o mesmo recurso em todas elas. De maneira simples, elas atuam com processos muito próximos e se diferenciam em detalhes.
Isso acontece porque o HRMS foi pioneiro em termos de digitalização do RH. Contudo, ele evoluiu e ganhou mais robustez com o HCM, que aprimorou a gestão e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.
O HRIS representa a última etapa dessa evolução, agregando as principais funcionalidades de ambos, mas com foco ainda maior na análise e gestão de dados.
Quando tratamos sobre o HRIS, o software é a principal porta de entrada para um RH digital e estratégico.
Diversos benefícios justificam o porquê dessa ferramenta se tornar indispensável para as empresas. Entre os principais, podemos destacar:
O HRIS automatiza diversos processos de RH. Assim, atribuições como a gestão da folha de pagamento, de benefícios e das informações dos colaboradores se tornam mais eficientes, rápidas, precisas e simples.
Essa automatização agrega mais produtividade e agilidade para o departamento de RH.
Isso sem falar na já citada questão estratégica, que diz respeito à maior contribuição que a área de Recursos Humanos oferece aos objetivos do negócio graças ao apoio da tecnologia.
Todos esses fatores contribuem para a eficiência, redução de custos e aumento da performance do setor.
Além disso, a centralização dos processos no sistema favorece a integração e colaboração das equipes.
E quando o assunto é integração, um bom HRIS permite coletar e gerenciar as informações dos colaboradores independentemente do sistema que eles utilizem ou do local em que estejam atuando.
Ou seja, trata-se de uma solução indispensável para ter uma base de dados unificada.
Isso significa ter plena visão e capacidade de gestão sobre os indicadores do time, que se tornam uniformes, confiáveis e constantemente atualizados.
Estamos falando sobre um diferencial imprescindível para você que busca um olhar completo e global sobre os colaboradores.
Inclusive, essa característica é ainda mais importante para empresas que atuam a partir de diversas unidades ou formatos de trabalho.
A implementação do HRIS também é muito importante em termos de People Analytics.
Afinal, o software garante integração, atualização, assertividade e personalização dos dados relacionados aos colaboradores.
Isso facilita a tomada de decisão, que se torna mais rápida e muito mais precisa.
Esse também é um ponto que favorece o RH estratégico, uma vez que você pode contar com uma diversidade de indicadores para pautar suas ações.
Com dados sempre disponíveis sobre temas como a performance dos profissionais, custos de cada setor, entre outras informações estratégicas relevantes, a área de Recursos Humanos consegue agregar mais valor ao desempenho da organização como um todo.
Um dos grandes desafios na rotina do RH é a garantia de conformidade plena, já que as normas trabalhistas passam por mudanças constantes.
Muitas vezes, é difícil acompanhar as novas exigências das leis e regulamentos aplicáveis.
O HRIS também é muito útil nesse sentido, contribuindo para que as práticas de RH estejam sempre adequadas a esses avanços.
Isso faz toda a diferença para evitar irregularidades, multas, passivos trabalhistas e insatisfações entre os colaboradores.
Além de ser devidamente atualizado conforme a legislação, a integração proporcionada pelo software contribui para a disseminação de boas práticas entre as equipes e até para a parametrização de políticas internas.
Como você pôde ver logo acima, um dos principais benefícios que a sua empresa pode obter ao implementar uma solução de RH eficaz é promover uma gestão baseada em People Analytics.
Basicamente, o conceito diz respeito ao uso de técnicas de coleta e análise de dados para tomar decisões mais assertivas sobre os colaboradores e as próprias práticas de RH.
Com indicadores detalhados sobre o desempenho dos talentos, padrões de recrutamento, entre outros aspectos cruciais para a gestão de pessoas, é possível tomar decisões mais precisas e alinhadas aos objetivos da empresa.
Além disso, o People Analytics pode se basear em dados históricos e atuais para prever tendências – o quesso garante uma melhor preparação para a rotatividade de pessoal, necessidade de treinamento, entre muitas outras informações cruciais para o planejamento estratégico.
Como se não bastassem esses ganhos estratégicos, a contratação e retenção de talentos são diretamente impactadas.
Afinal, ao analisar dados de desempenho e o próprio histórico de contratações, o RH pode identificar o perfil e as competências ideais para cada cargo.
Essa possibilidade aprimora desde os processos de recrutamento, que se tornam mais focados e assertivos, até o desenvolvimento de habilidades e a gestão de pessoal direcionada para retenção.
Nesse sentido, ainda podemos citar a eficiência operacional. O HRIS já automatiza muitos processos de RH, sendo que o People Analytics otimiza essas atribuições com base em dados.
Claro que, para que esses benefícios sejam possíveis, o time de Recursos Humanos precisa ter pleno domínio sobre a tecnologia e alimentá-la com dados sempre precisos e atualizados, o que só é possível com sua devida qualificação e com a adesão a ferramentas de ponta.
A combinação do HRIS com o People Analytics garante uma abordagem mais orientada por dados ao RH, gerando melhorias substanciais na eficiência e no valor estratégico do setor.
Como você já deve imaginar, há mais assertividade para tomar decisões e definir novas ações, sem falar na possibilidade de prever tendências, nas melhorias ligadas à contratação e retenção de talentos, ao ganho de eficiência operacional, entre outras possibilidades.
Contudo, é importante prezar pela qualidade dos dados e pelo treinamento da equipe para aproveitar ao máximo as possibilidades dessa integração.
Saber o que é HRIS e quais as suas possibilidades faz toda a diferença para os profissionais de RH.
Conforme comentamos, essa tecnologia tem um papel fundamental na modernização e eficiência do departamento de Recursos Humanos.
Ao dominar essa solução, você pode aproveitar as ferramentas disponíveis para melhorar a gestão dos colaboradores, otimizar processos, integrar demandas, garantir plena conformidade regulatória e contribuir para um ambiente de trabalho mais produtivo e satisfatório.
Com a soma desses benefícios, o HRIS capacita o RH para desempenhar um papel estratégico na empresa, alinhando de forma eficaz a gestão de pessoas aos objetivos organizacionais.
Agora que você já sabe como essa inovação agrega valor aos negócios e seus colaboradores, preparamos um breve FAQ para sanar suas últimas dúvidas e esclarecimentos sobre o tema. Confira:
O HRIS é um software que visa aprimorar as operações relacionadas a Recursos Humanos. Ele abrange diversas funções, desde a centralização dos dados dos colaboradores, até a integração com recursos para a otimização de processos e apoio à tomada de decisão.
Ao otimizar os processos de RH, o HRIS faz com que o setor gaste menos tempo com funções burocráticas e operacionais, ganhando mais disponibilidade e melhores condições para atuar de forma estratégica em prol dos resultados e objetivos da organização.
Apesar dos benefícios, a implementação do HRIS pode ser desafiadora quando a empresa não consegue arcar com seus custos iniciais, adequar as ferramentas disponíveis às suas reais demandas de melhorias e garantir a plena adesão dos colaboradores à tecnologia.
Por isso, é importante investir em um HRIS realmente completo, que ofereça recursos valiosos para otimizar o trabalho da sua equipe e proporcionar um excelente custo-benefício à sua empresa.
Clique aqui e conheça o People By StarSoft, o software de Recursos Humanos com soluções capazes de gerenciar e potencializar todos os seus processos de RH.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital