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O que é Market Share? Entenda o conceito e como aplicar na empresa

Como você calcula e chega a indicadores de competitividade no mercado? Existem algumas formas, KPIs e meios específicos, como o Market Share, para medir sua atuação e relevância no setor em que está inserida. 

Principalmente utilizado pela indústria, o Market Share é uma porcentagem que corresponde à relevância da organização perante competidores na área que atua.  

Esse é um método de avaliação do negócio que pode ser aplicado de algumas maneiras e com alguns requisitos. Então, para compreender o conceito e como aplicá-lo em sua empresa, leia este conteúdo até o final. Veja! 

O que é market share? 

Entender o conceito não é tão difícil, já que o market share pode ser comparado ao reflexo do tamanho da operação da empresa perante os concorrentes. Além disso, a metodologia está associada ao valor da marca no mercado. 

Sendo assim, objetivo das organizações ao utilizar o conceito de market share é determinar o quanto ela se sobressai diante as outras empresas dentro do mesmo campo de atividade. Isso pode ocorrer por meio de porcentagens, volume de vendas, número de usuários, ativos e demais formas. 

Vale ressaltar também que o market share é um excelente método de entender a força que tem uma determinada empresa/organização, como preferência de público, participação no meio que está inserida e dominância sobre seus oponentes. 

Desse modo, podemos entendê-lo como um indicador mais objetivo, tátil e mensurável de maneira que consegue transparecer os resultados de ações, como: investimentos, reduções de custos, lançamentos e outras atitudes. 

Qual a importância? 

De maneira direta, ao questionar a importância e motivos de implementar o market share na sua empresa, veja o conceito como um indicador estratégico que pode ajudar no direcionamento da tomada de decisão

Isso porque consegue informar não somente valor monetário da marca, mas também o valor para clientes, ou seja, a reputação que a organização tem. 

E, quando uma marca adquiri altos índices de market share há uma tendência forte dela se manter como player no mercado. 

Ressaltamos que um dos motivos mais importantes em aplicar o market share é a possibilidade de analisar sua sob as lentes da participação no mercado e, assim, a empresa compreende sua posição e como pode melhorar os resultados, caso estejam baixos. 

Entenda rapidamente os componentes do market share 

De maneira resumida, vamos apresentar três componentes que conduzem as análises do market share. Confira:  

Quota de penetração no mercado  

A quota de penetração leva em consideração apenas consumidores ativos como fator de comparação. 

Atividade do cliente  

Métrica de marketing que recomendamos todas as organizações acompanharem, pois se faz importante para entender como elevar margem de vendas e aumentar os lucros; 

Índice de vendas 

Representa a média de compra dos clientes/consumidores ativos. Além disso, analisa a quantidade de compras que ocorre por semana não necessariamente em locais específicos. 

Martech: como o marketing digital tem inovado as empresas 

3 tipos de cálculo do market share 

Entenda quais são algumas opções mais frequentes de cálculo do market share nas empresas. Saiba quais são e veja como podem ser aplicados em seus negócios. 

Faturamento de um negócio em comparação com o seu setor. 

Penetração da marca como um estudo de mercado, que depende de ferramentas e auxílio de consultorias especializadas. 

Valor de mercado considerado o valor monetário que representa a organização. 

Público-alvo para compreender o market share, ou seja, percentual de clientes conquistados dentro de um determinado perfil levando em consideração o total de clientes potenciais com o mesmo perfil. 

O uso da tecnologia para potencializar os resultados da sua empresa 

Quais os tipos? 

O market share pode ser medido também por dois tipos, que analisa valor de vendas ou volume de vendas. Então, entenda um pouco de cada um. 

market share de valor: importa-se o valor em vendas realizado pela empresa dentro do seu setor; 

market share de volume: vai analisar a quantidade em unidades que foram vendidas, comparando o volume gerado pelo segmento. 

Apesar de ser possível separar essas duas formas de análise de market share, elas podem se interpor. Por exemplo: o market share de um negócio pode ser grande em relação ao valor e baixo em relação a quanto de volume. 

Entretanto, para haver uma análise assertiva, a empresa deve prestar atenção e incluir dados cruciais, como: 

  • Desempenho da marca; 
  • Das linhas de produto; 
  • Em qual mercado está inserido; 
  • Áreas geográficas que abrange; 
  • Canais de vendas; 
  • Principais concorrentes; 
  • Tendências de mercado. 

Como elevar o market share  na sua empresa 

Melhorar o relacionamento com o cliente 

Para fidelizar o cliente é uma fórmula que envolve serviço/produto de qualidade, valor atrativo, atendimento e relacionamento com o cliente é um desses fatores cruciais. 

Portanto, vale investir num relacionamento saudável, a partir de um bom atendimento e pós-venda, de maneira que demonstre valorização, para haver fidelização e recomendação

Potencializar a divulgação da marca 

É importante ter presença da sua marca no mercado, certo? Então, para que isso ocorra de maneira assertiva, potencialize o alcance do nome da empresa e o que oferece. 

Portanto, é preciso divulgar sua empresa e soluções a partir de: 

  • Ações de marketing; 
  • Equipe comercial alinhada; 
  • Eventos. 

Hub de integração com marketplace: entenda! 

Desenvolver uma equipe de vendas estratégica 

O time comercial é essencial para os negócios. Portanto, monte uma equipe de vendas que trabalhe de maneira estratégica, alinhada com outros setores importantes e com uma prospecção planejada

Entender público, melhores abordagens e tendências também são importantes para um time de vendas trabalhar estrategicamente. 

Investir em inovação 

Para oferecer produtos ou serviços inovadores, você vai precisar investir em inovação, pois acarreta melhorias e atualizações necessárias para elevar o market share. 

Lembrando que a inovação não é exclusivamente a aquisição de tecnologias, mas também aplicar novas metodologias na gestão, cultura organizacional, criatividade e avanços com a equipe. 

Entretanto, é fundamental buscar tecnologias capazes de potencializar a performance dos negócios e a própria inovação interna da empresa. 

Por isso, busque fornecedores que apresentam um grande escopo em inovação, como a StarSoft, que está no mercado de desenvolvimento de sistemas para gestão empresarial há mais de 30 anos. Nosso ERP tem inúmeros módulos, que vão desde gestão fiscal a vendas e distribuições.  

Para conhecer as soluções do StarSoft Application, entre em nosso site e também fale com os especialistas! 

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