Principalmente para as empresas que trabalham vendendo produto, ter uma boa rede de fornecedores é essencial. Isso porque a qualidade final depende bastante da matéria-prima e demais itens fornecidos. Então, gestores da área de suprimentos, supply chain se empenham em selecionar somente os melhores, de melhor custo-benefício, pois nem sempre o mais caro é o […]
Principalmente para as empresas que trabalham vendendo produto, ter uma boa rede de fornecedores é essencial. Isso porque a qualidade final depende bastante da matéria-prima e demais itens fornecidos.
Então, gestores da área de suprimentos, supply chain se empenham em selecionar somente os melhores, de melhor custo-benefício, pois nem sempre o mais caro é o de mais qualidade, não é mesmo?
Hoje, como praticamente todos os métodos envolvem tecnologia, as organizações passaram a investir em inovação, inclusive na área dos fornecedores. Assim, os processos de supplier management funcionam com o auxílio de ferramentas e soluções voltados a suprimentos.
Mas, antes de entendermos como a inovação tem transformado o setor de suprimentos, entenda o que é o supplier management e como funciona no dia a dia.
Leia este conteúdo até o final!
Supplier Relationship Management é bem conhecido pelo mercado como SRM, que em português significa Gestão de Relacionamento com Fornecedores. Essa é uma atividade voltada ao gerenciamento de fornecedores.
Ou seja, refere-se a um processo com estratégias e etapas para manter o relacionamento com outras empresas que fornecem as matérias-primas para sua organização.
Assim, os profissionais da área de compras e suprimentos utilizam as premissas do SRM para o gerenciamento de interações, a fim de, principalmente, maximizar os gatos e valores acordados com os fornecedores, e melhorar a lucratividade do negócio.
Resumidamente, a gestão de relacionamento com fornecedores (SRM) visa auxiliar no relacionamento com as organizações que fornecem materiais e/ou prestam serviços para a sua empresa, com o propósito de simplificar o processo, torná-lo mais justo, organizado e eficiente.
Agora, com a ascensão da tecnologia, o SRM utiliza ferramentas para gerenciar o fornecimento de materiais e serviços, de modo que otimize a gestão por parte dos profissionais da cadeia de suprimentos.
SRM inclui as práticas empresariais e as ferramentas tecnológicas como parte do fluxo de informações componente de gestão da cadeia de suprimentos.
Portanto, na prática, ao unir as técnicas de SRM com um software, cria-se um processo de comunicação eficaz e aquisições de bens e serviços assertivo.
Veja: Função do CRM – Saiba mais sobre esta importante ferramenta de gestão
De modo geral, existem algumas etapas que são fundamentais para o processo de gestão dos fornecedores. Claro que existem as atividades mais específicas em cada empresa, mas essas que vamos mostrar a seguir são as mais comuns. Veja!
Segmentação e classificação dos fornecedores
Utiliza como base a qualidade, lucratividade e exposição a riscos, com intuito de prever a entrega de cada um.
Implementação das estratégias
Etapa para alinhar comprador e fornecedor com a finalidade de otimizar o relacionamento mercadológico e alinhar questões como: expectativas, indicadores, governança, necessidades e outras questões.
Execução
A partir da colaboração das partes, cria-se meio para haver o processo de compras, de modo que cumpra com as metas e supra os KPIs definidos. Para isso, é essencial haver um cronograma.
Avaliação e mensuração
Após o fornecimento, os especialistas da área de suprimento analisam se houve um bom negócio, se atingiu as metas e se há possibilidade de haver uma parceria a longo prazo.
Para isso, utilize os KPIs definidos, avalie os números internos, performance dos fornecedores, negociação, qualidade dos produtos e outras questões até encerrar as negociações com esses fornecedores.
Feedback
Por fim, proporcione um retorno. Essa etapa é essencial, principalmente para o fornecedor melhorar a qualidade de seu material ou rever algum processo e receber elogio!
Então, essa atividade feita formalmente melhora a comunicação entre equipes e ainda deixa documentado a devolutiva.
Leia também: Razões para automatizar tarefas fiscais e tributárias com um ERP
Um software de SRM automatiza as tarefas de gestão de fornecedores que antes eram manuais, a fim de facilitar a administração da cadeia de suprimentos e fazer com que os profissionais fiquem com a parte estratégica desse processo.
Assim, consegue apoiar o setor de suprimentos e melhora a relações entre empresas, times de compras e fornecedores. E isso é possível porque o sistema desempenha funções assertivas. Iremos apresentar algumas delas aqui!
Painel de gerenciamento
Com certeza, ter uma visão completa da cadeia de suprimentos é fundamental para haver um bom gerenciamento dos fornecedores! Portanto, o painel de gestão é a primeira função que um software de SRM deve fornecer. Por meio dele é possível:
Mapa de cotação
Com as estratégias desenvolvidas, os profissionais podem inserir as cotações para seus fornecedores e, posteriormente, consultar no Mapa de Cotação, os últimos valores, quantidade e condições praticadas, facilitando a negociação e a comparação das ofertas apresentadas pelos fornecedores.
eProcurement
Agora, a gestão de compras ocorre de maneira digital. Por conta disso, o sistema de SRM fornece ao usuário uma interface facilitada para avaliação e aprovação de cotações. Desse modo, os gestores respondem às cotações via Internet, tornando processo muito mais rápido e eficiente.
Gestão de Importação
O sistema auxilia em operações, como preenchimento e registro de declarações de importação (DI’s), notas fiscais (entrada e complementar) e guias de ICMS, proporcionando a máxima integração e agilidade na preparação dos documentos legais.
Banco de dados e documentos
Por fim, com auxílio da computação em nuvem, o software de SRM armazena todos os dados dos processos citados anteriormente, como documentação, cotações, relatórios e outros detalhes.
Essa dinâmica facilita a consulta a qualquer momento e, obviamente, assegura a integridade dos documentos que contêm dados sigilosos e sensíveis das empresas.
Agilize as tarefas do processo de gestão de fornecedores e faça com que a cadeia de suprimentos da sua empresa esteja sempre organizada!
Com o ERP da StarSoft, é possível desempenhar as funções de SRM de maneira assertiva.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital