Pense em uma nave que está sobrevoando o universo, e lembre-se da sua infinita área. Nela, haverá surpresas, características diferentes do seu planeta e um ambiente que necessita de preparo para quaisquer cenários que ali venha surgir. Agora, mudemos o conceito e coloquemos a área de Recursos Humanos e, sim, ela é muita vasta, com imensas possibilidades e, claro cada vez mais tecnológica para […]
Pense em uma nave que está sobrevoando o universo, e lembre-se da sua infinita área. Nela, haverá surpresas, características diferentes do seu planeta e um ambiente que necessita de preparo para quaisquer cenários que ali venha surgir.
Agora, mudemos o conceito e coloquemos a área de Recursos Humanos e, sim, ela é muita vasta, com imensas possibilidades e, claro cada vez mais tecnológica para sobrevoar o mundo da gestão humana e corporativa.
É isso que vamos trazer no artigo de hoje, vem com a gente neste voo!
A adoção de uma postura mais estratégica do RH foi o reflexo das novas tendências, tudo para promover a agilidade, otimização, inteligência e sobretudo a performance.
O conceito de RH Tech ultrapassa o tecnológico e sobrevoa também pelo lado cultural das organizações, desde a modernização de processos até aos propósitos da marca para com o mercado.
Contudo, a área se caracteriza pelas integrações de processos, análise de métricas, foco no employee experience e desenvolvimento das atividades das equipes.
E se mantém ao lado do mercado e adaptado à efemeridade da inovação que impõe mudanças quase que diárias.
Ninguém imaginaria que o setor voaria tão alto, para se ter uma ideia ainda nos anos 2000 a área contava com apoio tecnológico apenas para consultas de vagas nos sites como Indeed, Infojobs que já aceleravam alguns processos de Recrutamento e Seleção do departamento à época.
Se olharmos hoje, a Inteligência artificial é a bola da vez, onde possibilita o cruzamento das informações do candidato e traz resultados valiosos aos recrutadores por meio de soluções de People Analytics, uma transformação tão intensa que torna as empresas preparadas para os diversos desafios enfrentados.
O RH mudou e vai continuar se modernizando para pousar sempre sobre o universo das possibilidades, entretanto se o olhar ao capital humano não estiver encabeçando as responsabilidades, pode ter certeza que o investimento ficará à deriva.
A nova geração se atenta aos aspectos sociais, por isso a gestão de pessoas é fundamental. Quando apoiada a soluções que promovam a efetividade e o valor ao tempo, as empresas conseguem gerir os processos de modo prático, a ainda atrair novos talentos e reter os profissionais promissores.
Eliminar o problema, esse é o ponto-chave da automatização de processos, que vai preencher as demandas que devam ser simplificadas e otimizadas, minimizando erros pontuais, retrabalhos e destinando uma performance objetiva e estratégica à equipe.
O digital permitiu que os gestores de RH pudessem avaliar melhor os resultados, onde através de um sistema completo e intuitivo podem mensurar e extrair dados e dashboards interessantes sobre os seus colaboradores. Assim será possível destinar novas perspectivas e alicerçá-las aos objetivos da empresa.
O profissional de uma RH Tech precisa ser antenado, ligado as boas práticas e levar ao inovações que impulsionem o departamento. No gerenciamento de um volume de dados em grande quantidade, por exemplo, conte com o Big Data que fornece as informações de modo organizado e de fácil entendimento, com a finalidade de facilitar a tomada de decisões, a análise de indicadores e desenvolvimento de métricas.
A gamificação é uma estratégia que une a dinâmica dos jogos para transformar treinamentos, recrutamento e seleção, ações do cotidiano em algo mais divertido e, calma, a seriedade será substituída pela vontade do colaborador em concluir aquilo que foi proposto.
Dentro das empresas, essa é uma excelente forma de aumentar o engajamento dos colaboradores, pois ela encoraja as pessoas a resolver seus problemas e melhorar o aprendizado de uma forma mais dinâmica e leve.
Dentre todas as inovações, o sistema de gestão para RH é um dos mais importantes de tal maneira que insere elementos precisos na rotina da área, com colaboradores entrosados, atividades integradas, processos categorizados numa ferramenta clara e totalmente ligada a expectativas departamentais.
Entenda que ser tech é estar preparado para a tomada de decisões, visto que tudo deve estar baseado em dados. Além disso, o desempenho dos colaboradores deve ser ágil, portanto, invista nas melhores ferramentas.
Os resultados são frutos da boa cultura organizacional, lembre-se: pessoas motivadas, sentem-se pertencentes à marca além do âmbito corporativo.
O Tech ultrapassa os limites do conformismo e conta com os diferentes backgrounds para chegar ao topo, valorize a diversidade e a inclusão!
O RH é Tech, porque é inovador e estratégico. o RH é o agora, pois sem ele as barreiras impostas pelo mercado não poderiam ser rompidas. E por fim, o RH é o mundo, afinal são as pessoas que movem todo o setor para aterrissar na era do RH 4.0.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital