A integração da Inteligência Artificial nas práticas de Recursos Humanos tornará as organizações melhores. Através de análise de dados é possível prever contratempos e realizar diagnósticos, que ajudam gestores e equipes na tomada de decisões. Assim, são inseridas nas funções de recrutamento, treinamento, análise de desempenho, retenção, entre outras. No entanto, a maioria das organizações […]
A integração da Inteligência Artificial nas práticas de Recursos Humanos tornará as organizações melhores. Através de análise de dados é possível prever contratempos e realizar diagnósticos, que ajudam gestores e equipes na tomada de decisões. Assim, são inseridas nas funções de recrutamento, treinamento, análise de desempenho, retenção, entre outras.
No entanto, a maioria das organizações ainda está atrasada na integração da inteligência artificial com as práticas do RH devido aos custos. Por isso, hoje mostramos como a IA é uma oportunidade importante para a melhoria da vida dos gestores e como pode ser utilizada adequadamente ainda em um cenário atual.
As tecnologias de IA e o aprendizado de suas máquinas ajudam muito a tornar os processos mais rápidos e claros no RH, tanto para os gestores quanto para os candidatos. Afinal, dentro desse departamento, a inteligência artificial é capaz de oferecer suporte no gerenciamento de candidatos ou na avaliação de dados de colaboradores.
Quando se trata de inteligência artificial, estamos falando de sistemas que transferem o aprendizado e o pensamento humanizado para um computador — tornando-os inteligentes, por assim dizer. Quanto mais um sistema é alimentado com dados, mais precisamente ele é treinado. Assim, ele encontra respostas de forma independente ou ajuda a resolver problemas – por exemplo, o desafio de tomar decisões objetivas.
Porque embora a aparência externa, gênero ou outras características não devam ter qualquer influência nas decisões dos gestores, o padrão de recrutamento e seleção de muitas organizações é bem diferente, prevalecem preconceitos (mesmo que subconscientes) dos quais nenhum de nós está salvo. O chamado ”preconceito inconsciente” descreve preconceitos involuntários que entram em jogo em todas as decisões baseadas em experiências e memórias.
Para neutralizar esses preconceitos, seria muito mais eficaz escolher um candidato puramente com base em suas qualificações para o trabalho. E é exatamente um dos pontos benéficos do uso da Inteligência Artificial no RH.
Mas, por que ainda existe uma lentidão em implementar a inteligência artificial no espaço de trabalho?
Bem, de acordo com especialistas, as barreiras financeiras são um dos principais fatores, mas além disso, a falta de pessoas qualificadas para trabalhar com IA, além das preocupações com falta de privacidade, opções de integração limitadas e falta de aplicações são uma das principais razões.
Das muitas possibilidades pelas quais os gestores de recursos humanos podem trabalhar em cima da inteligência artificial, é notável uma seleção de vantagens quanto:
Como a Inteligência Artificial processa dados muito mais rápido do que a pessoa média, é capaz de chamar a atenção em pontos pessoais pelos quais muitos empregadores não consideram. Além disso, é capaz de checar por candidatos mais qualificados ingressados no processo de contratação, bem como economizar o tempo dos gestores.
Assim, eles podem se concentrar na análise de dados de Recursos Humanos e no aprimoramento do planejamento estratégico.
Integrar novos colaboradores pode ser demorado e, ao mesmo tempo, você deseja que ”o novato” se sinta em casa. A tecnologia habilitada para fala da AI pode responder às perguntas mais urgentes de novos funcionários para que eles possam começar rapidamente.
Por exemplo, um programa movido a IA pode fornecer nomes, locais e detalhes de contato de pessoas com as quais eles devem interagir na primeira semana;
Embora tenhamos escrito anteriormente que a implementação da IA nem sempre é tão rápida devido à falta de confiança na privacidade e à falta dela, a IA é, na verdade, uma maneira segura de lidar com os dados. Um gestor será capaz de acessar as informações de sua equipe por meio de chatbot, por exemplo, e conduzir transações comerciais de recursos humanos sem abrir mão de suas ferramentas usuais.
Além disso, os chatbots são capazes de autenticar colaboradores e fornecer apenas informações autorizadas que permitem que o funcionário acesse e faça transações.
O chatbot desempenha um papel fundamental na inteligência artificial no RH, atuando como um assistente inteligente para a organização. Dessa forma, o chatbot realiza tarefas como:
O RH na Era da Inteligência Artificial não é mais uma questão de se, mas de quando finalmente iremos abraçar suas tecnologias, afinal, já sabemos o quão elas agregam ao nosso trabalho. Precisamos nesse momento estar abertos a isso!
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