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O RH na Era da Inteligência Artificial

A integração da Inteligência Artificial nas práticas de Recursos Humanos tornará as organizações melhores. Através de análise de dados é possível prever contratempos e realizar diagnósticos, que ajudam gestores e equipes na tomada de decisões. Assim, são inseridas nas funções de recrutamento, treinamento, análise de desempenho, retenção, entre outras.

No entanto, a maioria das organizações ainda está atrasada na integração da inteligência artificial com as práticas do RH devido aos custos. Por isso, hoje mostramos como a IA é uma oportunidade importante para a melhoria da vida dos gestores e como pode ser utilizada adequadamente ainda em um cenário atual.

O RH na Era da Inteligência Artificial

As tecnologias de IA  e o aprendizado de suas máquinas ajudam muito a tornar os processos mais rápidos e claros no RH, tanto para os gestores quanto para os candidatos. Afinal, dentro desse departamento, a inteligência artificial é capaz de oferecer suporte no gerenciamento de candidatos ou na avaliação de dados de colaboradores.

Quando se trata de inteligência artificial, estamos falando de sistemas que transferem o aprendizado e o pensamento humanizado para um computador — tornando-os inteligentes, por assim dizer. Quanto mais um sistema é alimentado com dados, mais precisamente ele é treinado. Assim, ele encontra respostas de forma independente ou ajuda a resolver problemas – por exemplo, o desafio de tomar decisões objetivas.

Porque embora a aparência externa, gênero ou outras características não devam ter qualquer influência nas decisões dos gestores, o padrão de recrutamento e seleção de muitas organizações é bem diferente, prevalecem preconceitos (mesmo que subconscientes) dos quais nenhum de nós está salvo. O chamado ”preconceito inconsciente” descreve preconceitos involuntários que entram em jogo em todas as decisões baseadas em experiências e memórias.

Para neutralizar esses preconceitos, seria muito mais eficaz escolher um candidato puramente com base em suas qualificações para o trabalho. E é exatamente um dos pontos benéficos do uso da Inteligência Artificial no RH.

Mas, por que ainda existe uma lentidão em implementar a inteligência artificial no espaço de trabalho?

Bem, de acordo com especialistas, as barreiras financeiras são um dos principais fatores, mas além disso, a falta de pessoas qualificadas para trabalhar com IA, além das preocupações com falta de privacidade, opções de integração limitadas e falta de aplicações são uma das principais razões.

Vantagens da inteligência artificial no RH

Das muitas possibilidades pelas quais os gestores de recursos humanos podem trabalhar em cima da inteligência artificial, é notável uma seleção de vantagens quanto:

Processo de contratação mais eficiente

Como a Inteligência Artificial processa dados muito mais rápido do que a pessoa média, é capaz de chamar a atenção em pontos pessoais pelos quais muitos empregadores não consideram. Além disso, é capaz de checar por candidatos mais qualificados ingressados no processo de contratação, bem como economizar o tempo dos gestores.

Assim, eles podem se concentrar na análise de dados de Recursos Humanos e no aprimoramento do planejamento estratégico.

Sistema de integração mais pessoais

Integrar novos colaboradores pode ser demorado e, ao mesmo tempo, você deseja que ”o novato” se sinta em casa. A tecnologia habilitada para fala da AI pode responder às perguntas mais urgentes de novos funcionários para que eles possam começar rapidamente.

Por exemplo, um programa movido a IA pode fornecer nomes, locais e detalhes de contato de pessoas com as quais eles devem interagir na primeira semana;

Segurança de dados dos colaboradores

Embora tenhamos escrito anteriormente que a implementação da IA  nem sempre é tão rápida devido à falta de confiança na privacidade e à falta dela, a IA é, na verdade, uma maneira segura de lidar com os dados. Um gestor será capaz de acessar as informações de sua equipe por meio de chatbot, por exemplo, e conduzir transações comerciais de recursos humanos sem abrir mão de suas ferramentas usuais.

Além disso, os chatbots são capazes de autenticar colaboradores e fornecer apenas informações autorizadas que permitem que o funcionário acesse e faça transações.

O que um chatbot fará pelo meu negócio?

O chatbot desempenha um papel fundamental na inteligência artificial no RH, atuando como um assistente inteligente para a organização. Dessa forma, o chatbot realiza tarefas como:

  • tornar as informações de RH acessíveis;
  • resolver problemas contextuais e narrativos com ferramentas e linguagem de programação padronizada;
  • responder a perguntas pessoais por meio de dispositivos escolhidos pelos gestores;
  • fornecer análise de dados, seleção de algoritmos e diagnósticos;
  • automatizar as operações de back office e de negócios por meio de um plugin comum;

O RH na Era da Inteligência Artificial não é mais uma questão de se, mas de quando finalmente iremos abraçar suas tecnologias, afinal, já sabemos o quão elas agregam ao nosso trabalho. Precisamos nesse momento estar abertos a isso!

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