O excesso de informações e distintas nomenclaturas pode tornar o processamento de dados sobre diversos assuntos da sua empresa em uma tarefa mais complexa do que ela de fato é. Quando se fala no processo de Business Intelligence, você, seja gestor ou proprietário de uma empresa, deve ter noções de que utilizar as informações de […]
O excesso de informações e distintas nomenclaturas pode tornar o processamento de dados sobre diversos assuntos da sua empresa em uma tarefa mais complexa do que ela de fato é.
Quando se fala no processo de Business Intelligence, você, seja gestor ou proprietário de uma empresa, deve ter noções de que utilizar as informações de maneira estratégica te dá vantagem competitiva sobre as demais.Mas como posso transformar essa informações em estratégias da melhor maneira?
É sobre isso que a Starsoft irá falar no post de hoje!
A inteligência de Negócios, ou Business Intelligence, é um processo que coleta, organiza e analisa informações que dão suporte ao empresário quando as tomadas de decisões estratégicas e no planejamento entram em jogo.
Com ela, o grande número de informações existentes sobre um determinado assunto se transforma em dados que podem ser acessados de maneira fácil sempre que for preciso.
Não se limitando somente à base de tomada de decisões, com ela é possível alimentar pesquisas de marketing, monitorar a concorrência e auxilia em qualquer outra demanda estratégica da empresa que precise de amparo técnico e de informações.
Vale lembrar que o Business Intelligence não se trata de um software, mas de um conceito técnico que abre um leque a inúmeras ferramentas envolvidas durante o processo.
De maneira geral, dentro dessa concepção, os seguintes dados podem ser trabalhados: a coleta; Estruturação; Análise; Compartilhamento e, obviamente, o acompanhamento dos resultados.
Se você quer ter vantagem competitiva, é preciso ter as informações do mercado e da sua empresa nas palmas das suas mãos. Mas é preciso ir além disso.
Primeiramente, você precisa ter o conhecimento antes dos concorrentes, só assim você conseguirá ficar à frente deles. Na prática, você precisa monitorar notícias e conteúdos constantemente para não ser passado para trás.
Porém, jamais limite-se a essas informações, é preciso analisá-las e condensá-las para que, de fato, elas façam sentido na hora da tomada de decisões e possam interferir nas mesmas (de maneira positiva, claro).
Nesse sentido, o Business Intelligence faz a junção de todos os dados para que eles possam servir prontamente aos objetivos finais da empresa.
Além disso, fica mais fácil localizar problemas durante os processos em tempo hábil e identificar oportunidades de mercado. Tendo um excelente embasamento para as discussões de negócios dentro do ambiente competitivo.
À essa altura, você já deve ter noções básicas do porquê esse conceito ser tão importante para o mundo corporativo. Além de vantagem sobre os demais atuantes do mercado, independente de qual seja, a interpretação de dados complexos fica ainda mais fácil com esse procedimento.
De maneira geral, os sistemas de BI possuem três objetivos básicos que, como se pode esperar, desdobram-se em outros itens para melhorar o dia a dia dentro da sua empresa. São eles:
Está procurando por uma análise detalhada, mas de maneira simples e eficientes para os resultados da sua empresa?
A Starsoft Solutions possui um sistema de integração de dados para facilitar a compreensão do momento pelo qual a sua empresa está passando através da interpretação de números e outras informações em tempo real.
Clique aqui agora mesmo e entre em contato para saber mais.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital