fbpx
Leia também

Operação logística: conheça o processo, como aplicar e benefícios

Falar de cadeia de suprimentos envolve muito conhecimento para entender seus processos, técnicas e tendências, para melhorar essa prática. 

A operação logística é um processo essencial da cadeia de suprimentos, pois lida com a movimentação de produtos acabados, desde o fabricante até o usuário final. 

Por isso, falaremos de operação logística neste artigo. Para saber mais do assunto, leia o texto até o final. 

O que é operação logística?

Como citamos logo acima, a operação logística faz é parte da cadeia de suprimentos e está envolvida em todo o processo de movimentação de um determinado produto. Ou seja, é um método que acompanha o fabricante e o usuário final. 

Assim, auxilia no gerenciamento da logística, como entradas e saídas, que envolve estoque, comércio eletrônico, atendimento, armazenamento e envio desses produtos. 

Como funciona? 

Resumidamente, a operação logística funciona por meio de planejamento, implantação e controle do fluxo físico que envolve a cadeia de suprimentos. 

Portanto, abrange os todos os processos que faz com que haja um produto e que seja consumido pelo cliente. Assim, envolve serviços e informações desde fabricação do produto até o consumo. 

Então, quando surgir dúvidas de como funciona essa operação, lembre-se que ela percorre todo caminho e operações logísticas. 

Cinco componentes da gestão logística 

A operação logística funciona a partir de etapas, certo? Desse modo, há cinco componentes considerados específicos do processo, que são: 

  1. Recebimento da mercadoria 

Momento em que a mercadoria chega à empresa, há uma conferência e identificação dos produtos que irão para o estoque. 

  1. Movimentação de cargas 

Aqui, há o transporte das mercadorias. Por isso, deve-se ter cuidado no manuseio e uso correto de maquinário e envolvimento de profissionais qualificados. 

  1. Armazenagem 

Essa etapa consiste em armazenar a mercadoria em estoque seguro e qualificado. Além disso, a recomendação é organizar corretamente, conforme aspectos do produto. 

  1. Separação ou Picking 

A separação é uma fase que depende do sucesso das anteriores, pois faz a preparação dos itens para entrega. Então, os passos anteriores precisam estar corretos. 

  1. Expedição 

Por último, existe o envio dos produtos. Portanto, é necessário, novamente, utilizar equipamentos adequados, apresentar documentação correta e ter controle sobre o que será expedido. 

Como ter uma boa operação logística? 

Agora que você já sabe esses detalhes sobre a operação logística, o próximo passo é compreender algumas questões básicas que torna o gerenciamento das fases com melhor desenvolvimento. Veja! 

Mapeamento e padronização 

O mapeamento dos processos é uma tarefa importante no começo de qualquer método a ser aplicado, pois ele identifica um ponto de partida o que é necessário para ser uma implantação bem-sucedida. 

Em seguida, há a padronização que advém do que é identificado no mapeamento. Tornando o processo igual e equilibrado. 

Treinamento e capacitação dos profissionais 

Precisamos da mão de obra, assim como necessitamos da tecnologia envolvida nos processos. Por isso, a empresa deve investir em treinamentos e capacitação de sua equipe, para fazer uma boa gestão logística baseada em qualificação

Assim, a mão de obra é adequada para exercer as funções que levam a uma gestão de estoque, logística e outras, executando-as com motivação e excelência. 

Bons fornecedores 

Trabalhar com B2B requer bons contatos e bons negócios, principalmente com seus fornecedores, na busca de gerar produtos excelentes e com qualidade para seus clientes, resultando em satisfação. 

Portanto, você precisa contar com fornecedores de confiança, que buscam a mesma qualidade que você, indo ao encontro do melhor custo-benefício em suas compras.  

Mas, vale lembrar que a gestão precisa alinhar estratégias com essas empresas, pois corrobora e muito numa excelente operação logística. Além disso, é possível controlar eventuais imprevistos. 

Monitoramento de cargas 

Seguindo essa preocupação em controlar os processos internos, ressaltamos a importância de monitorar as cargas, fazendo com que a gestão e equipe tenham conhecimento de todas as fases da mercadoria. 

Isso gera previsibilidade e tempo corrigir possíveis problemas. Além disso, proporciona: 

  • Tomada de decisões assertivas; 
  • Ações mais eficazes; 
  • Entrega no prazo; 
  • Satisfação do cliente. 
Utilização de ERP 

Atualmente, toda empresa utiliza um sistema de gestão empresarial em seu setor de logística. Isso porque essa tecnologia automatiza tarefas, otimiza o fluxo de trabalho e reduz erros. 

O ERP é um software crucial para uma boa operação logística, controlando muitas etapas por meio da digitalização, liberando os profissionais para atividades mais estratégicas. 

Vale citar que o ERP tem três módulos necessários para lidar com operações logísticas, que são: Gestão de Frotas; Suprimentos e Vendas e Distribuições. Eles são cruciais!! 

Benefícios

Além do sucesso dos processos, as operações logísticas promovem benefícios significativos para a cadeia de suprimentos. São eles: 

  • Redução de custos e ganhos de produtividade; 
  • Menores menos erros e retrabalhos; 
  • Controle dos processos; 
  • Uma operação eficaz; 
  • Aumento da satisfação dos clientes 
  • Fidelização desses clientes; 
  • Informações centralizadas com auxílio do ERP. 

Utilize o ERP da StarSoft em sua operação logística 

Com o ERP StarSoft Application, a operação logística da sua empresa funciona de maneira eficaz, justamente pela automação, integração entre setores, centralização das informações e otimização das tarefas. 

Além disso, o sistema de gestão empresarial promove um trabalho estratégico por parte dos profissionais, que não precisam realizar atividades repetitivas, que levam seu tempo. 

Então, para conhecer o ERP da StarSoft e saber como podemos ajudar seu setor de logística, fale com nossos especialistas e obtenha atendimento focado em suas necessidades!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.