Nunca se falou tanto sobre personalização e sua importância. Então, hoje, vamos entender um pouco sobre como proporcionar experiências autênticas e individualizadas para cada cliente pode fazer total diferença no seu negócio. Ao passo que os clientes estão cada vez mais exigentes, para se destacar é importante que o consumidor se sinta como peça central. Pensando nisso, é a […]
Nunca se falou tanto sobre personalização e sua importância. Então, hoje, vamos entender um pouco sobre como proporcionar experiências autênticas e individualizadas para cada cliente pode fazer total diferença no seu negócio.
Ao passo que os clientes estão cada vez mais exigentes, para se destacar é importante que o consumidor se sinta como peça central. Pensando nisso, é a tecnologia avançou e criou mecanismos que conseguem identificar gostos e preferências dos usuários, em especial para quem utiliza de e-commerce por exemplo.
Mas esta é apenas a ponta do iceberg da personalização. Vamos entender melhor.
A tecnologia é a principal impulsionadora da era da personalização, superexperiências e individualização da experiência do consumidor. Isso acontece porque é graças a evolução digital que conseguimos coletar dados e preferências de cada usuário. Hoje, a sensação que temos é que os algoritmos das empresas nos conhecem melhor do que nos mesmos.
Ainda mais, oferecer uma jornada única e personalizada para os seus consumidores, significa mais chances de retenção, além de auxiliar na implementação de multicanais. Para que seja possível identificar o que deve ser apresentado, individualmente para cada consumidor, é preciso que exista retenção de dados.
Em ambientes digitais, softwares e outros sistemas são utilizados para que seja possível gravar dados sobre o que o consumidor está buscando, localização, estilos e muito mais, traçando um perfil ideal a partir destas informações.
Segundo a pesquisa realizada pela empresa Gartner, 80% das empresas acreditam que estão oferecendo superexperiências para os seus usuários, no entanto, apenas 8% dos usuários concordam que estão de fato tendo ótimas experiências.
Logo, ainda existe bastante trabalho a ser feito quando o assunto é personalização, para poder estar à frente do mercado e oferecer uma experiência única para os seus clientes.
Enquanto em ambientes físicos a personalização leva em consideração o ambiente, os costumes e gostos de quem frequenta aquele espaço, o mundo digital investe em inteligência artificial e acervo de dados.
Como dito, a retenção de dados é um dos itens mais importantes para a personalização de conteúdo apresentado. Sites usam Cookies, que nada mais é do que um arquivo virtual onde ficam armazenados a identidade do usuário na rede, para conseguir mapear e literalmente conhecer melhor você.
Da mesma forma, sabe quando pesquisamos por algum item, e começamos a receber recomendações similares? De acordo com pesquisas, quando essas recomendações são de fato assertivas, é muito mais provável que você realize a compra.
Segundo dados do Mckinsey, recomendações assertivas para clientes podem aumentar em até 20% o número de vendas total, com muito mais rapidez.
Essa é uma das medidas usadas quando falamos de Up e Cross Selling. A inteligência de dados utilizada na personalização oferece produtos complementares e mais caros, baseada no que já foi adquirido.
Depois de tudo isso, deu para perceber a importância da personalização, não é mesmo? A boa notícia é que a tecnologia é sua principal aliada nesse momento de implementar personalização no seu comércio.
Sobretudo, antes de começar a implementar estratégias de personalização é importante ter em mente algumas questões já solucionadas. Acompanhe as nossas dicas.
Se você busca melhorar a experiência do usuário, ações de User Experience (UX) podem ser necessárias. O UX é uma tendência que tende a crescer, pois torna o seu site, (ou aplicativo, sistema e por aí vai) mais fácil para uso do seu cliente em potencial. Ele estuda todo o caminho percorrido até a ação final e desenvolve design diferenciado e gatilhos específicos para agilizar otimizar o processo de compra e/ou utilização.
Dados são nossa moeda mais valiosa quando falamos de personalização e individualização. Para isso, ações que trocam cadastros, pesquisas de opinião, entre outros, por benefícios são excelentes maneiras de se conseguir atrair mais consumidores, oferecendo então experiências únicas.
Teste, Teste e mais Testes. É por meio dos testes A/B que identificamos o que está funcionando e o que pode melhorar em nossas estratégias. Por isso, realize testes betas sempre que possível.
Se você está implementando a sua estratégia de personalização, mas ainda não viu nenhum resultado concreto, significa que chegou a hora de revisar as suas estratégias. Será que o seu site ou sistema está de fato auxiliando a experiência do usuário? O uso da tecnologia pode ser essencial nesse processo.
A personalização vem mostrando resultados excelentes, como ficou claro. Na StarSoft, buscamos sempre aprimorar os nossos sistemas pensando em oferecer a melhore experiência para nossos clientes, para que eles possam de fato usufruir de todos os benefícios dos sistemas StarSoft.
Pensando nisso, estamos passando por atualizações em nosso Portal, com uma interface que preza pela facilidade de acesso, e pode ter as cores da sua empresa. Conheça os sistemas StarSoft.
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