fbpx
Leia também

Por que sua empresa precisa rever sua cultura de feedback?

Um dos blocos de construção mais importantes de uma cultura corporativa de sucesso é sua cultura de feedback.

Afinal, uma cultura de feedback apropriada é particularmente importante para os mais novos colaboradores de uma corporação, pois esta geração cresceu recebendo feedback sobre seu desempenho em diversos outros ambientes. Isso não implica que só sabem trabalhar bem ao receber elogios constantes e entender como são excelentes em seu trabalho. Mas, trata-se de dar um feedback construtivo, tanto positivo quanto negativo, e, se necessário, trabalhar juntos em possíveis soluções. 

Esse é o momento dos colaboradores buscarem contato com os executivos para poderem avaliar melhor seu próprio desempenho. No entanto, isso tem um efeito estranho em muitos destes executivos e provoca um certo ‘’desconforto’’. Assim, muitos evitam essas conversas, com o medo constante de serem criticados ou cometerem erros.

Por isso, hoje a StarSoft vai te mostrar o porquê sua empresa precisa rever sua cultura de feedback, oferecendo uma visão de como ela é importante para as empresas e para o desenvolvimento de um engajamento de sucesso entre todos os envolvidos.

Por que sua empresa precisa rever sua cultura de feedback

Construir uma cultura forte e saudável no local de trabalho deve ser a meta n°1 de qualquer gestor.

Isto porque uma atmosfera de positividade incentiva o crescimento dos colaboradores e seu melhor desempenho – enquanto, é claro, uma cultura negativa e hipercompetitiva pode impedir o crescimento de colaboradores, levar a altas taxas de rotatividade, insatisfação entre muitos outros problemas.

Por isso, uma das melhores maneiras de elevar o moral dos colaboradores e criar um ambiente de trabalho mais positivo e feliz é através da ‘’cultura de feedback’’. Se seus colaboradores se sentirem à vontade para sempre compartilharem o que pensam sobre sua organização, administração e outros colaboradores, é mais provável que eles fiquem felizes e engajados com sua organização.

Isso é muito importante, especialmente hoje, quando tantos trabalhadores se sentem desvalorizados e infelizes com seus empregos. Nove em cada dez brasileiros estão infelizes em seu atual ambiente de trabalho, segundo uma pesquisa realizada pelo aplicativo Survey Monkey. 64% dos entrevistados gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes.

O foco destes gestores na construção e manutenção de uma boa cultura do feedback deve ser no aumento do engajamento dos funcionários, diminuindo a rotatividade de funcionários e promovendo uma cultura positiva, estimulante e focada nos funcionários de sua organização. Então, se você precisa rever sua cultura de feedback, é fundamental implementar a honestidade e a valorização dos seus colaboradores. E, uma vez que estas estejam claras, é possível construir uma empresa melhor e aumentar o desempenho de seus colaboradores – tudo de uma só vez.

Como fazer isso? 
Entendendo a importância da cultura de feedback!

Mas, por que a cultura do feedback é tão importante?

O mundo dos negócios está cada vez mais efervescente e implementar uma cultura de feedback oferece aos gestores um maior conhecimento de cada pessoa dentro de sua organização – independentemente de sua função. Além disso, dos benefícios coletivos contidos em uma cultura de feedback, é possível observar:

Como ela é responsável por gerar uma grande quantidade de dados

No final do dia, feedback são dados que podem ser colhidos e bem utilizados pelos gestores.

Afinal, se o gestor coleta o feedback de colaboradores ao menos duas vezes por mês, por meio de uma conversa ou questionário, terá em mãos um material rico para trabalhar por um longo período de tempo. Por isso, substancializar um bom feedback é transformador e positivo para um excelente local de trabalho para todos.

A criação de uma mentalidade de crescimento e aumento de desempenho

Quando os colaboradores gostam de seu trabalho, entendem seus objetivos e conhecem os valores e competências da organização, o desempenho deles aumenta. Assim, a ligação entre feedback eficaz e produtividade torna-se bem estabelecida.

Estudos mostram como os colaboradores trabalham mais se sentem que seus esforços são bem reconhecidos. E, por meio de um feedback contínuo alinhado às metas da organização, além de expectativas realistas e programas de incentivo aos colaboradores, é possível criar esse cenário!

Melhora nas relações de trabalho

Envolver-se em diálogos abertos com colegas, reconhecer os esforços após um trabalho bem executado e ajudar os colaboradores e atingir seus objetivos ajudará a criar relacionamentos significativos no ambiente.

Promover esse tipo de relacionamento entre os colaboradores é um grande fator de retenção, inclusive. E, uma vez que a base do feedback for definida, sustentá-la será mais fácil com cada conversa feita!

Porque sua empresa precisa rever sua cultura de feedback | Comece hoje mesmo

Hoje nós mostramos um pouco da pontinha desse iceberg que é a cultura de feedback. Afinal, se você busca rever sua cultura de feedback e a fortalecer, criando vínculos especiais com seus colaboradores, é preciso se aprofundar cada vez mais nesse assunto!

Isto porque, se você é capaz de construir uma forte cultura de feedback, também verá que as equipes se tornarão mais abertas, as habilidades de comunicação irão melhorar e existirá um melhor alinhamento com os objetivos da empresa. Sem mencionar que as equipes e os indivíduos também criarão um melhor relacionamento e confiança, criando o ambiente certo para um local de trabalho psicologicamente seguro.

Continue a ler os artigos da StarSoft sobre cultura organizacional e entenda mais sobre esse assunto essencial para sua organização! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.