Hoje, realizar a avaliação de performance significa muito para os colaboradores e para o setor de Recursos Humanos. E por quê? Bom, essa a ação gera uma visão panorâmica da equipe e, ao mesmo tempo, faz com que os profissionais entendam que sua performance é importante e que pode receber feedbacks constantes de seus gestores. […]
Hoje, realizar a avaliação de performance significa muito para os colaboradores e para o setor de Recursos Humanos. E por quê? Bom, essa a ação gera uma visão panorâmica da equipe e, ao mesmo tempo, faz com que os profissionais entendam que sua performance é importante e que pode receber feedbacks constantes de seus gestores.
Na prática, a análise de performance dos profissionais está totalmente interligada ao clima organizacional e à cultura, que são reflexos de avaliações bem aplicadas.
Ou seja, esse tipo de “pesquisa” interna e método de verificar os resultados da equipe pode gerar benefícios. No entanto, é bom ter atenção a como a metodologia é aplicada e como líderes e RH conduzem a avaliação.
Para desenvolver a avaliação de performance de maneira proveitosa, os recursos humanos podem utilizar ferramentas, as quais são capazes de agregar dinamismo e valor ao final.
Ao longo desse conteúdo, você vai conhecer as principais ferramentas e como podem ser utilizadas/executadas na empresa. Acompanhe!
Os formulários de avaliação são métodos tradicionais. Hoje, o RH digitalizado já utiliza ferramentas online para aplicar a metodologia.
Então, de maneira bastante flexível e com perguntas mais instigantes, gerentes e líderes podem tomar decisões objetivas, com base em dados concretos em relação ao desempenho, além da opinião e visão dos profissionais.
Essa ferramenta funciona por meio de questionários que usa caixas de seleção, escala e tabelas de entrada para coletar os dados necessários. O modelo pode ser implementado em sistemas de gestão RH de maneira simples e funcional.
As avaliações de desempenho 90°, 180° e 360° promovem melhor o desenvolvimento dos profissionais, além de indicar os níveis atuais de performance e acompanhamento da evolução desses níveis.
A 90° é uma das mais comuns, pois é uma avaliação direta. Já 180° é mais dinâmica, já que os profissionais são avaliados por seus líderes e se autoavaliam. Inclusive o modelo pode utilizar formulários! Por fim, o 360° que reúne análises de gestores, liderados e colegas, ou seja, a equipe em si.
Essa é uma metodologia que realiza um processo contínuo de monitoramento de seus colaboradores. Ou seja, os profissionais e líderes terão um contato maior e conversas estruturadas, para alinhar necessidades e outros detalhes.
O método pode ser bastante benéfico para a gestão, já que garante a mensuração constante do progresso da equipe em relação à performance às metas de predefinidas.
Outro fator importante da avaliação de performance contínua é o feedback igualmente contínuo, possibilitando um melhor aperfeiçoamento das atividades e métodos. Além disso, auxilia os colaboradores a entender onde estão e quais são as oportunidades para se desenvolverem internamente.
Trabalhar com dados não é mais uma prática adicional, é uma técnica que se tornou regra! Hoje, existem diferentes meios de visualizar as informações, e o relatório é o mais recomendável, para obter resposta e desenvolver ações mais adequadas.
Vale dizer que existem três formatos comuns de apresentar relatórios, que são: Individual; por setor e unidade. Portanto, entenda um pouco sobre cada um.
Individual: relatório de desempenho focado em um determinado colaborador, para medir pontos fortes e fracos, como: conhecimento técnico, comportamento, trabalho em equipe e comprometimento.
Setor: a ideia da avaliação por setor é mensurar a eficiência do trabalho em equipe e qual o impacto de cada área. Esse formato possibilita enxergar o papel que cada setor tem e seu impacto. Assim, o modelo também é crucial para tomadas de decisão nas contratações.
Unidade: esse tipo de avalia os padrões de cada unidade, para compreender se cada região está conseguindo manter os procedimentos e qualidade. Então, aqui, é importante identificar acertos, erros e necessidades.
Os KPIs também fazem parte da avaliação de desempenho por meio de um relatório de avaliação, já que a empresa pode usar diferentes tipos de indicadores de performance. Cada uma delas para analisar ações, atividades e outros detalhes.
A matriz nine box é uma das ferramentas de avaliação de desempenho mais utilizadas no momento, principalmente entre as empresas que têm uma atuação estratégica em relação à gestão de pessoas e do negócio.
Ela é bastante utilizada porque oferece recursos visuais e facilita o entendimento, ou seja, é uma análise visual da performance em relação aos resultados esperados de um colaborador e equipe.
Aliás, chamamos esse modelo também de “Matriz de Desempenho e Potencial” porque ajuda a identificar os membros da equipe que precisam de auxílio no desenvolvimento e quais podem receber uma promoção ou realocação.
A ferramenta conta com dois eixos e nove quadrantes, que são:
Eixo potencial (competências):
Desempenho (resultados):
Para entender mais sobre Nine Box, leia este nosso conteúdo!
Hoje, os recursos humanos atuam de maneira digital, com auxílio de ferramentas que promovem praticidade, otimização e dinamismo das atividades.
O RH Digital da People by StarSoft é uma solução para aplicar a avaliação de performe de maneira dinâmica e assertiva. Vimos que existem diferentes abordagens e métodos, ou seja, é necessária uma plataforma que organize os testes, elabore um relatório e proporcione uma ampla visão dos resultados.
Além disso, a ferramenta de RH Digital é benéfica para os colaboradores que vão utilizar a solução quando há avaliação 180°, é excelente para eles terem acesso às análises dos gestores e aos feedbacks. Tudo isso é importante no processo de melhorar a performance da equipe.
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