
A cadeia de suprimentos forma um conjunto de processos que acompanha todo ciclo de uma operação. Desde a compra de matéria-prima a produção, armazenamento, transporte e distribuição, todos esses passos precisam de acompanhamento. Mas, em uma operação com inúmeros processos, contando com um grande volume de produção, como dinamizar essa cadência? Neste sentido, o software […]
A cadeia de suprimentos forma um conjunto de processos que acompanha todo ciclo de uma operação. Desde a compra de matéria-prima a produção, armazenamento, transporte e distribuição, todos esses passos precisam de acompanhamento.
Mas, em uma operação com inúmeros processos, contando com um grande volume de produção, como dinamizar essa cadência? Neste sentido, o software de suprimentos é integrado, a fim de otimizar as etapas e promover otimização.
O setor de suprimentos tem um papel fundamental nas organizações. Sua importância é tanta que um dos temas de 2023 é o aumento da segurança cibernética para a área.
A Gartner realizou um estudo com 499 executivo da cadeia de suprimentos entre outubro e dezembro de 2022, para compreender as principais tendências de tecnologia do setor.
Então, segundo 73% dos entrevistados, uma das principais ondas de tecnologia este ano é o investimento em TI voltado à cadeia de suprimento, visando o crescimento dos negócios e aperfeiçoamento do desempenho de suprimentos.
Por essa perspectiva, desenvolvemos esse artigo para apresentar as principais funcionalidades de um software de suprimentos que promove a segurança cibernética e outras vantagens.
Para compreender, leia o conteúdo completo!
Antes, a cadeia de suprimentos era simplista demais, atendia às necessidades da empresa e dos clientes só com o acompanhamento da produção. Hoje, com a evolução do mercado, essa área da empresa fica responsável por administrar mais funções e em vários níveis.
Com negociações tão ágeis, maiores necessidades e inúmeras opções, as empresas tiveram que reconfigurar rapidamente a cadeia de suprimentos para não ficar para trás e se perder nesse cenário. A agilidade é crucial para atingir esses tipos de reconfigurações em tempo real.
Vale lembrar que os desafios da cadeia de suprimentos vão além do gerenciamento e conformidade, pois outra agenda mundial é a conformidade. Sendo assim, os sistemas de gestão de suprimentos também precisam auxiliar os profissionais em relação a requisitos regulatórios, eficiência dos mandatos legais e redução de riscos que são constantes.
Então, falando de ferramentas para o setor, a seguir conheça as principais funções de um software de suprimentos!
O gerenciamento do setor de suprimentos é feito por meio de um sistema ERP que utiliza módulos para executar tarefas de cada área e facilitar a integração dos processos e dados das diferentes esferas.
O sistema de gestão empresarial consegue atualizar os dados imediatamente por ser um software de automatização, fazendo com que a informação seja registrada de imediato e acessível aos setores e pessoas autorizadas.
Então, com o armazenamento das informações e histórico de lançamentos, os gestores têm a melhora na tomada de decisão, permitindo ações mais precisas e dinâmicas.
Como citado acima, o ERP é um software que armazena dados, arquivos e demais registros. Sendo assim, tem a capacidade de gerar relatórios com todas as informações e oferecer indicadores.
Esses indicadores serão utilizados pela equipe para traçar estratégias para o setor de suprimentos e, posteriormente, utilizá-los para análises por período.
Desse modo, os gestores podem identificar gargalos, readequar processos, otimizar receitas e ampliar o planejamento, a fim de atingir uma melhor performance.
Sabemos como o capital humano é fundamental para o sucesso dos negócios, porém, para melhor aproveitá-los, é preciso que eles tenham toda sua capacidade empenhada, especialmente em tarefas que exigem planejamento estratégico.
Portanto, ao automatizar atividades que não precisam ser feitas manualmente, a cadeia de suprimento passa a ser mais bem gerida pelos profissionais.
As tarefas repetitivas, mecânicas e que demandam muito tempo podem perfeitamente ser executadas pelo ERP, enquanto gestores e equipe se dedicam às análises e tomada de decisão.
Leia: O que é supplier management (SRM)?
Para você compreender melhor como funciona um ERP na prática, iremos apresentar as principais atividades que o StarSoft Applications com o módulo de Suprimentos realiza! Acompanhe.
Mapa de cotação
Consegue publicar cotações para fornecedores, possibilita a consulta no “Mapa de Cotação” com os últimos valores, quantidade e condições praticadas. Isso facilita a negociação e a comparação das ofertas.
Automatização de Pedidos de Compras
Controla e acompanha o status das requisições e pedidos de compras inseridas manualmente, gerados através do cálculo de demanda ou da integração com as áreas de Produção e Projetos.
Gestão de Estoque
Informa em tempo real os saldos de estoque para fazer o planejamento de compras com facilidade de geração automática das necessidades. Leva em consideração: consumo médio, demanda prevista, por categoria de produto, matéria-prima, revenda, consumo, ativo, entre outros detalhes.
Veja também: Estratégias para melhorar o relacionamento com fornecedores
Integração com Financeiro e Contabilidade
Possibilita o controle e parametrização de compras, retornos de mercadorias, controle de materiais de terceiros, e outros registros contábeis, além de contas a pagar sempre atualizadas.
Gestão de Compras
Simplifica os processos de compra, orçamentos, pedidos e criação de Notas Fiscais de Entrada. Assim, melhora a auditoria rastreando todo o fluxo das mercadorias.
Gestão de Importação
O sistema ajuda a preencher declarações de importação (DI’s), notas fiscais (entrada e complementar) e guias de ICMS.
eProcurement
Fornece ao usuário uma interface facilitada de avaliação e aprovação de cotações e, aos fornecedores a possibilidade de responder às cotações via Internet o que torna o processo muito mais rápido e eficiente.
Agora que você já sabe como um ERP funciona para a área de suprimentos, agende uma demonstração para conhecer o ERP da StarSoft.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital