
O Departamento Pessoal tem um papel crucial para a administração de atividades trabalhistas. Diferente do RH que lida com comunicação e relacionamento com os colaboradores, o DP trata de questões operacionais e metódicas, pois estão relacionados à legislação brasileira. O setor de fato é importante, principalmente porque possibilita uma rotina eficaz e crescimento dos negócios. […]
O Departamento Pessoal tem um papel crucial para a administração de atividades trabalhistas. Diferente do RH que lida com comunicação e relacionamento com os colaboradores, o DP trata de questões operacionais e metódicas, pois estão relacionados à legislação brasileira.
O setor de fato é importante, principalmente porque possibilita uma rotina eficaz e crescimento dos negócios.
Em relação à produtividade dos profissionais, por exemplo, o DP contribui de diferentes maneiras, como no desenvolvimento de políticas salariais das empresas, que é uma ação relevante para reduzir a desigualdade nas organizações e elevar a produtividade!
Para desenvolver as atividades, é necessário indicadores do departamento pessoal. Ao longo desse artigo explicaremos quais são as principais métricas e como funciona cada uma delas.
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Resumidamente, as atividades do Departamento Pessoal são operacionais, porém, extremamente dinâmicas. Diariamente os processos devem ser concluídos de acordo com prazos internos e externos.
Vale lembrar que o DP está relacionado aos processos trabalhistas e atividades governamentais, como transmissões de eventos no eSocial, organização de documentos e comunicação.
Além disso, lida com cálculos importantes do setor trabalhista, para que todos os valores sejam disponibilizados corretamente. Aliás, o setor contribui para a saúde financeira da empresa.
Saiba as principais atividades:
Exame admissão
Os profissionais de DP ficam responsáveis por administrar os documentos necessários para realização do exame admissional, além de procurar a clínica.
Além disso, elabora contrato, organiza as assinaturas, realiza as anotações na CTPS e outras rotinas do eSocial, como: abertura de registro de funcionário junto ao MTE, geração do número de registro de ponto, anotações CLT e demais tarefas.
Folha de pagamento
A área também administra o cálculo da folha de pagamento, garantido que todos os valores estejam corretos. Por isso, a equipe reúne os números relativos a descontos e benefícios que já devem ter sido apurados.
Apuração de ponto
Para formar a folha de pagamento, é necessário que haja a apuração da marcação de ponto dos colaboradores. Por isso, uma das atividades do DP é levantar todas as informações, como: faltas justificadas ou injustificadas, atrasos, horas extras e erros ao bater o ponto.
Demissão
Todo trâmite de demissão é administrado pelo departamento pessoal. Ou seja, organiza a rescisão do contrato, exames demissionais, cálculo dos valores, anotações na carteira de trabalho e o efetivo desligamento.
Inclusive, administra as demissões solicitadas pelo empregador, seja por justa ou sem causa, e por decisão do empregado.
Leia também: Entenda as regras do exame demissional
Por ter acesso aos dados administrativos de todos os colaboradores, o departamento pessoal consegue apontar as principais indicadores do departamento pessoal que estão relacionadas ao DP. Desse modo, essas métricas ajudam os gestores a desenvolverem melhores estratégias. Veja quais são:
Turnover significa Rotatividade dos colaboradores – métrica principal para medir os índices de substituições de profissionais. Isso cria um alerta sobre a satisfação dos profissionais e dos próprios líderes.
Então, entenda qual a taxa de turnover dentro da sua empresa. O DP vai calcular esses números com base nas rescisões em um determinado período. Leva-se em consideração os desligamentos causados pelo empregador e as demissões solicitadas pelos empregados.
Por mais que seja um índice preocupante, as reclamações trabalhistas existem e precisam ser acompanhadas. O departamento pessoal tem a responsabilidade de analisar essas taxas, a fim de entender os motivos mais alarmantes, para que possa resolver.
Enfrentar processos judiciais na vara trabalhista é extremamente desgastante e leva a uma movimentação significativa da organização, com intuito de levantar indenizações, defender a empresa e proteger a imagem.
Portanto, esse tipo de índice serve como uma estratégia para diminuir a quantidade de casos ou até mesmo eliminar totalmente.
Vale ressaltar que a principal tarefa que evita processos é assegurar:
Faltas em excesso podem causar problemas seríssimos para a equipe, pois fica uma lacuna, prejudicando as atividades.
Portanto, deve-se levantar a quantidade de ausências e procurar entender quais são os motivos e como a empresa pode mudar esse problema.
O absenteísmo pode indicar:
Além disso, esse indicador apura quantidade de atestados, faltas injustificadas e período em que mais o colaborador ou colaboradores ficam ausentes da empresa.
A quantidade de Comunicação de Acidente (CAT) é um indicador que não está exclusivamente vinculado ao desempenho da equipe. Pelo contrário, na realidade, essa métrica indica o descaso da empresa, descuido de gestores e má preparação dos profissionais.
Portanto, ao analisar os casos de acidente de trabalho faz com que o departamento pessoal auxilie na criação de práticas para exterminar qualquer chance de incidentes, seja preocupante ou leve.
Sugestão: Adicional de penosidade: o que é, como calcular e legislação
Como um complemento, o departamento vai acompanhar a eficácia dos treinamentos dos colaboradores, a fim de garantir que a ação realmente tenha feito a diferença.
Para isso, o DP vai avaliar a frequência, se estão de acordo com a área e qual nível de aprendizado e interesse dos colaboradores em relação às aulas.
Além disso, é possível dividir as avaliações, analisando o desempenho da equipe e individualmente.
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