fbpx

Leia também

Você sabe o que é PDI, qual a sua importância e como fazê-lo? Hoje a Starsoft vai te ajudar a entender melhor sobre esse conceito! 

PDI, ou Plano de Desenvolvimento Individual, é uma ferramenta usada pelas organizações para elevar o potencial de seus colaboradores de uma forma estratégica. 

Graças a esse plano, a área de Recursos Humanos pode desenvolver uma gama maior de competências nos profissionais da empresa. Isso proporciona um melhor desempenho da parte de cada membro, impactando diretamente nos resultados da companhia. 

Vamos conhecer melhor sobre como o Plano de Desenvolvimento Individual funciona! 

PDI: o que é, qual a importância e como fazer? 

No decorrer de nossas trajetórias profissionais, nos deparamos com alguns obstáculos que dificultam a chegada aos nossos objetivos. Nesse sentido, enquanto integrantes de uma empresa, o RH pode desenvolver a função de nos auxiliar nesse processo, não é verdade? 

Pois bem, o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, serve justamente para que cada colaborador possa definir suas metas e praticá-las rapidamente. E, quando a área de Recursos Humanos colabora para que esse caminho seja ainda mais fácil, os benefícios podem ser incontáveis (seja na vida do colaborador, seja para os resultados da empresa como um todo)! 

O que é PDI? 

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), como o próprio nome sugere, é uma ferramenta que auxilia o alcance de metas — a curto e longo prazo — na carreira profissional e na vida pessoal de cada um de nós. 

Com o PDI, o profissional tem a possibilidade de organizar suas ideias e desejos, transformando cada um deles em um plano para que eles possam ser executados. Isso proporciona a possibilidade de evolução, onde ele poderá subir novos degraus na escalada da própria carreira. 

Sendo assim, dentro das empresas, esses planos de desenvolvimento individual fazem parte das iniciativas da Gestão de Pessoas, onde o setor procura alinhar os interesses da companhia com os desejos pessoais de cada colaborador. 

Vale lembrar que não é preciso, necessariamente, que o PDI parta do RH da empresa, pois ele pode partir da própria pessoa. No entanto, como sabemos, um setor de Recursos Humanos estratégico está sempre atento às possibilidades de crescimento dos profissionais que apresentam bons resultados. 

Confira este artigo com 5 dicas para um RH mais estratégico. 

Qual a importância de um PDI? 

O PDI, como dissemos, faz parte das funções de um RH Estratégico. Abaixo, listamos quais são os principais benefícios do Plano de Desenvolvimento Individual e como eles impactam na rotina das empresas. 

1. Mantém as equipes motivadas e engajadas 

Um Plano de Desenvolvimento individual é uma excelente forma de manter as equipes motivadas e engajadas como trabalho. Como sabemos, as empresas são feitas de pessoas, e sem o comprometimento necessário, é quase impossível que os resultados esperados sejam alcançados. 

No entanto, com o PDI como parte da cultura da empresa, o colaborador tem um roteiro de sua própria trajetória, onde pode pesquisar quais competências precisa adquirir para atender às expectativas da organização e se comprometer a alcançá-las. 

Com todas as pessoas engajadas em se desenvolver, os resultados alcançados crescem exponencialmente, aumentando a produtividade da empresa como um todo e, consequentemente, seus resultados. 

2. O colaborador tem o desempenho pessoal maximizado 

Quando um profissional está atento para chegar aos cargos que deseja, passa a conhecer melhor quais das  suas habilidades precisam ser aperfeiçoadas. Isso tem como consequência colaboradores mais capacitados, empenhados e produtivos, sempre dispostos a oferecer o seu potencial máximo em todas as funções oferecidas. 

3. Retenção dos melhores talentos 

Hoje em dia, as empresas não devem se preocupar somente em atrair os melhores talentos, mantê-los dentro da organização também é essencial. Afinal, os jovens não têm mais medo de buscar novas oportunidades. Se você não oferecê-las, alguém vai. 

Baixe nosso ebook sobre Employee Experience e saiba como aprimorar a experiência dos seus melhores talentos. 

Com um PDI, o colaborador tem em mente o quanto a companhia está preocupada com o seu desenvolvimento profissional. Com isso, além do aumento de seus resultados, ele se sente motivado a permanecer por mais tempo na organização, o que, além de inúmeros outros ganhos, também reduz as taxas de rotatividade. 

Como fazer um PDI na sua empresa? 

Para construir um bom Planejamento de Desenvolvimento Individual, o RH precisa considerar alguns fatores, como: 

1. Compreender quais os objetivos do colaborador; 

2. Sintetizar a formação e experiências do profissional até aquele momento; 

3. Analisar as habilidades e comportamentos a serem desenvolvidos no indivíduo; 

4. Estabelecimento de um roteiro, o qual servirá como orientação para que o profissional possa avançar seu estágio atual até a sua meta; 

5. Estabelecer prazos para que o plano seja conduzido com a maior chance de sucesso possível; 

Através desses pontos, já é possível desenvolver um bom PDI para a sua empresa. 

Esperamos que as dicas da Starsoft tenham te ajudado a entender melhor sobre o que é o PDI e qual a sua importância para a sua empresa. 

Para ter um maior controle da carreira dos colaboradores da sua organização, conte com o módulo RH da Starsoft. Uma solução completa para você ter o máximo de informações possível de forma rápida, intuitiva e rica em detalhes. 

Clique aqui e saiba mais. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Comentários.