A qualificação para eSocial é um processo fundamental para empresas e empregadores que utilizam sistemas próprios para transmissão de dados. Descubra no post de hoje do que se trata esse procedimento e como fazê-lo. O que é qualificação eSocial? É um processo que deve ser feito por todos os empregadores, antes de iniciar a transmissão […]
A qualificação para eSocial é um processo fundamental para empresas e empregadores que utilizam sistemas próprios para transmissão de dados. Descubra no post de hoje do que se trata esse procedimento e como fazê-lo.
É um processo que deve ser feito por todos os empregadores, antes de iniciar a transmissão de eventos ao eSocial. Serve para que os dados registrados em seus sistemas sejam cruzados com os que estão armazenados dentro do próprio eSocial. O objetivo é encontrar inconsistências entre as informações.
A qualificação para eSocial, portanto, consiste na regularização do cadastro dos trabalhadores no banco de dados do empregador. Caso seja encontrada alguma irregularidade, o evento é rejeitado. Então, para prevenir-se contra qualquer complicação, é fundamental saber como fazer este procedimento.
A própria Receita Federal disponibiliza uma ferramenta gratuita para que os empregadores possam realizar a Consulta de Qualificação Cadastral. Com ela, é possível verificar os dados internos de cada trabalhador em contraste com as informações registradas em órgãos oficiais.
Esta verificação irá validar a consistência dos registros e apontar as discrepâncias que forem encontradas.
Existem duas modalidades de Consulta da Qualificação para eSocial, o módulo lote e o módulo web.
É a opção mais indicada para empresas que possuem muitos funcionários. Esta alternativa dispensa que o empregador tenha que preencher manualmente as informações de cada trabalhador.
No módulo lote, o empregador envia um arquivo de texto com os dados de todos os funcionários. Em um prazo de até 48 horas, o órgão faz a conferência das informações e retorna os resultados.
Empresas com poucos funcionários podem utilizar o módulo web. Trata-se de um formulário que deve ser preenchido com os dados pessoais de cada colaborador.
Este formulário pode ser acessado neste link.
Vale lembrar que, para a geração do arquivo, é preciso utilizar o layout indicado pelo portal do eSocial.
Não havendo retorno de nenhuma inconsistência ou com todas as falhas apontadas devidamente corrigidas, a geração e emissão dos eventos do eSocial estão liberados.
Como vimos, sistemas onde os dados são consistentes e não apresentam divergências fazem toda a diferença na qualificação para eSocial. Por isso, é fundamental contar com um software seguro e confiável.
Como o StarSoft Applications RH: um módulo onde os dados são integrados, fazendo com que as inconsistências sejam eliminadas. Sua ferramenta eSocial é totalmente confiável e à prova de erros, garantindo total tranquilidade nas transmissões de informações.
Entre em contato para conhecer melhor esta funcionalidade ou preencha este formulário para solicitar uma demonstração.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital