Descubra como a inteligência artificial pode melhorar o trabalho do RH e seus impactos para o futuro desse departamento.
Atualmente, a inteligência artificial (IA) está inserida em inúmeros processos comerciais de relevância, principalmente quando falamos de grandes corporações que têm uma carga maior de trabalho.
Quando pensamos em AI, é comum relacionarmos a processos industriais, tarefas da área de tecnologia e inovação. No entanto, o recurso também é aplicado em outros setores e atividades, como no RH, que é uma área que lida com gestão de pessoas, mas também precisa dessa inteligência em sua rotina.
O RH 4.0 está em alta e especialistas afirmam que essa nova fase “ajuda empresas a não serem engolidas pela concorrência”. A frase está baseada na importância que a área tem para as empresas.
Os recursos humanos de fato têm uma participação ativa nas decisões da organização. Além disso, apresenta estratégias e um papel de conciliação entre gestores e membros da equipe. Essa excelente contribuição ocorre porque o departamento tem a tecnologia como motor para toda essa potência.
Então, como a inteligência artificial pode agregar ainda mais nas tarefas e resultados do RH? Essa é a pergunta que iremos responder algo deste conteúdo, que visa elucidar com você a respeito da contribuição da IA na gestão de pessoas, departamento pessoal e outros processos.
Leia o material completo!
A inteligência artificial é uma tecnologia capaz de reproduzir o comportamento humano. Ela está bastante associada a outros subcampos, como o machine learning. Mas, não é bem assim, pois o ML é centrado na criação de sistemas que aprendam ou melhorem o desempenho com base em dados coletados.
Continuando o assunto, a IA foi criado em 1955 pelo professor americano John McCarthy, da Universidade de Dartmouth com intuito de “ensinar” as máquinas. Para isso, reuniu cientistas para estudar e desenvolver o método da melhor maneira possível.
Portanto, um dos temas centrais da inteligência artificial é desenvolver máquinas e/ou softwares que tenham a capacidade de aprendizado, próximo ao funcionamento da mente humana. Além disso, buscou-se a capacidade de identificar padrões, realizar análises e resolver problemas automaticamente. E conseguiu!
Como citado acima, a IA tem o objetivo de desenvolver tecnologias que funcionem de maneiras similares à mente humana, principalmente em relação a raciocínio, funções cognitivas, percepção e planejamento.
No RH, a inteligência artificial pode ser aplicada em atividades que exigem certo comportamento lógico, ou seja, para desenvolver estratégias com base em dados, advindos de bancos de dados.
Como o departamento lida com informações de muitos profissionais, é importante utilizar um recurso que tenha a capacidade de analisar dados avançados com agilidade. E, como a IA é bem mais avançada (comparada a outros sistemas), hoje, é aplicada na rotina dos recursos humanos.
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Obviamente, implementar a IA promove otimização dos processos por conta de sua alta capacidade de análise de dados e influência na tomada de decisões. Isso ocorre porque a tecnologia foi desenvolvida para funciona como o sistema humano, só que “melhor”.
Então, em prol do desempenho do RH, as organizações implementam o recurso no dia a dia do departamento e, assim, promove impactos positivos. A seguir, veja os principais!
Em período de contratações, o RH recebe vários e vários currículos, chegando até mesmo a centenas, quando abre mais de uma vaga ou a oportunidade é bem divulgada. E como analisar esse grande volume de maneira assertiva?
Para resolver essa questão, a maioria das grandes empresas implementaram a IA nesse processo para:
ficam por conta das funcionalidades tecnológicas do software. Com isso, há a indicação de quais candidatos têm o perfil desejado para ocupar a posição.
Para isso, a inteligência leva em consideração filtro aplicados pelos próprios recrutadores, ou seja, une-se parâmetros humanos com a agilidade e pontualidade da tecnologia para desenvolver um processo assertivo de recrutamento.
Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, a inteligência artificial tem importante influência na tomada de decisão dos líderes justamente por fornecer informações confiáveis, para guiar na tomada de decisão.
Vale reforçar que a tecnologia promove indicadores-chave para a análises importantes do RH, como: taxa de turnover, índice de satisfação dos colaboradores, desempenho e outras.
Um dos motivos mais coerentes de aplicar a IA no cotidiano da RH é a valorização da produtividade, especialmente por conta da automatização de tarefas repetitivas que geram uma agilidade importante.
A agilidade na execução de atividades administrativas é outro ponto relevante, já que a tecnologia fica responsável pelas tarefas operacionais, possibilitando maior tempo para líderes e profissionais do setor se dedicarem a questões mais estratégicas.
Saiba quais são as áreas que inteligência artificial mais se aplica na área de Recrutamento e Seleção!
A inteligência artificial coleta dados relevantes para os líderes utilizarem na gestão de pessoas, em suas principais atividades, para medir desempenho, satisfação, cruzar informações e assim promover benefícios para a empresa e para os colaboradores.
A partir da coleta e análise dos dados dos profissionais, principalmente em relação a seu desempenho, essa tecnologia é capaz de indicar onde os líderes podem investir no desenvolvimento dos colaboradores. Com isso, é possível fornecer: treinamentos, cursos, palestras e outros métodos de melhorar o conhecimento da equipe.
Por acumular funções operacionais e burocrática, ao inserir a IA no dia a dia do departamento pessoa, a empresa reduz consideravelmente o tempo dedicado às demandas e automatiza tarefas que não precisam ser manuais. Desse modo, a organização ganha um departamento bem mais estratégico.
Vemos como a Inteligência Artificial é uma tecnologia importante para os recursos humanos, possibilitando análise de dados e automatização de tarefas essenciais!
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