
O capital humano é um dos fatores mais importantes para uma empresa, isso porque as pessoas auxiliam os negócios a prosperarem. Por mais que a inovação impulsione as empresas, é importante uni-la à gestão de pessoas para potencializar a performance como um todo no RH digital. A tendência de unir a força de trabalho com […]
O capital humano é um dos fatores mais importantes para uma empresa, isso porque as pessoas auxiliam os negócios a prosperarem. Por mais que a inovação impulsione as empresas, é importante uni-la à gestão de pessoas para potencializar a performance como um todo no RH digital.
A tendência de unir a força de trabalho com a tecnologia já está presente na gestão das empresas. Uma recente pesquisa da Deloitte constatou que 56% dos líderes de RH já começaram a repensar como realizam suas tarefas e funções, a fim de inserir recursos digitais nos processos.
Desse modo, o mercado se movimentou para desenvolver ferramentas para os recursos humanos, como a automação na gestão de pessoas.
Para conhecer as principais ferramentas e os mais importantes recursos para a gestão de pessoas, leia este conteúdo completo!
A avaliação de desempenho serve para medir a performance individual dos profissionais e analisar os números coletivamente.
Atualmente existem alguns modelos, como: avaliação 90°, 180° e 360°. Contamos também com o método da Matriz Nine Box que analisa competências e habilidades pensando no futuro dos colaboradores dentro da empresa.
PDI significa plano de desenvolvimento individual, a prática propõe uma projeção de carreira de médio e longo prazo.
Essa projeção acontece por meio do aperfeiçoamento de habilidades hard skills e soft skills, com a finalidade de potencializar a ascensão profissional dos membros da equipe.
A gestão de cargos e salários acontece num sistema de automação por meio da descrição detalhada de cada função dos colaboradores na e definição dos salários pagos.
Vale citar que pode conter planos de carreira e painel com a hierarquia interna da organização. Assim, os gestores não dependem do RH e trabalham de maneira independente.
É possível também revisar jornada de trabalho, atualizar em tempo real os status dos colaboradores em atividade, férias e afastamentos, e outras possibilidades.
People Analytics é uma metodologia utilizada para avaliar os colaboradores referentes à performance utilizando ferramentas de análise de dados, como a inteligência artificial (acrescentar link do texto sobre inteligência artificial).
O método está relacionado à gestão de pessoas baseado na coleta e análise de dados. O objetivo é tornar as ações do RH mais estratégicas. Assim, aumentar satisfação dos colaboradores, reduzir turnover e atrair talentos, além de mantê-los.
A comunicação interna não acontece somente por meio de e-mails, ela é a junção de inúmeras ferramentas e estratégias para otimizar o diálogo entre RH e gestores, gestores e colaboradores, RH e colaboradores.
Ferramentas de endomarketing, portal para envio de sugestões e dúvidas, integração de áreas e onboarding digital influenciam bastante na comunicação entre todos da organização.
Autonomia é importantíssimo na era da automação do RH. Portanto, ao implementar a admissão digital, o setor ganha benefícios no dia a dia e ainda melhora o envolvimento com o profissional.
O novo colaborador pode cadastrar suas informações, fazer upload de documentos solicitados e inserir em seu cadastro quais são seus dependentes. Tudo isso por meio de um sistema integrado que proporciona outras funcionalidades.
Gostou desse conteúdo sobre automação para RH? Conheça nossa ferramenta de gestão de talentos!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital