fbpx
Leia também

RH: Liderança inspiradora

É crescente no mercado a tendência de as empresas escolherem lideranças inspiradoras para ocuparem os cargos mais importantes de suas linhas funcionais. No que diz respeito aos Recursos Humanos de uma empresa, uma liderança inspirada pode fazer a diferença para o desempenho dos subordinados e para o clima organizacional.

Neste artigo, vamos falar mais sobre a atuação, a importância e o contexto no qual se inserem os líderes inspiradores. Quer saber mais? Acompanhe conosco este post até o fim.

O que é uma liderança inspiradora?

Na 17ª edição da pesquisa Carreira dos Sonhos, realizada pelo Grupo Cia de Talentos, ficou evidente que a liderança das empresas precisa de modelos novos, mais humanos e transparentes. Isso ficou comprovado quando a pesquisa mostrou que apenas pouco mais de 50% dos 87 mil profissionais pesquisados confiam nos CEOsde suas empresas.

Neste sentido, a Liderança corporativa pode ser definida como a ação por parte de um gestor de motivar e desenvolver seus subordinados. O líder inspirador não apenas estimula e ajuda na evolução de seus liderados, mas também promove inspiração profissional e pessoal dos funcionários, além de melhorar o ambiente corporativo em que atua.

Um importante papel do líder inspirador é atuar para tornar a rotina profissional menos estressante possível, buscando equilibrar a busca diário pelo atingimento de metas aos anseios, desejos, sentimentos e limitações de seus funcionários. Com um bom trabalho por parte do líder inspirador, a tendência é que toda a equipe consiga trabalhar com mais coesão.

É muito importante também que o líder inspirador incorpore em sua conduta cotidiana a missão, a visão e os valores da empresa em que trabalha. O líder inspirador não representa apenas uma autoridade – alguém que manda. Mas também é quem dá exemplo, quem assume responsabilidades e que sabe ouvir seus subordinados.

Como trabalha o líder inspirador

Ao se comportar em consonância com a missão, a visão e os valores da empresa, o líder inspirador consegue transmitir tais características a seus subordinados. Isso permite que os liderados se enxerguem como parte orgânica de uma estrutura corporativa viva, e não apenas um cumpridor de demandas.

Fazer o funcionário se sentir parte integrante de uma causa verdadeira é uma ótima maneira de o líder inspirador desempenhar bem o seu papel. Isso só é possível quando o líder inspirador compreende a subjetividade e as características específicas de cada um de seus liderados, utilizando este conhecimento para aproveitar o melhor de cada um.

A compreensão da individualidade de cada funcionário é fundamental para que o líder inspirador consiga construir uma relação horizontal de confiança, empatia e afeto em seus subordinados. É por isso que este encarregado dedica bastante de seu tempo a conversar e ouvir seus liderados, buscando compreender seus anseios, respeitar seus pontos de vista e atuar sempre com ética.

A empatia é, portanto, uma das principais características do líder inspirador dentro dos ambientes corporativos. Ele busca colocar-se no lugar de seus liderados para que, juntos, consigam superar as dificuldades que se apresentem e ao mesmo tempo aprimorar o trabalho diariamente, melhorando indicadores e estatísticas de desempenho.

Isso não significa que o líder inspirador não repreende, crítica ou até mesmo dá broncas em seus subordinados quando necessário, pois ele o faz. Mas mesmo em um momento de crítica ou de reajuste, o bom líder utiliza da confiança, do respeito, do exemplo e do diálogo para mostrar ao liderado como ele pode realizar seu trabalho de maneira mais eficiente.

As características do líder inspirador

Falamos em linhas gerais sobre a atuação da liderança inspiradora. Agora vamos comentar de maneira mais específica sobre cada uma de suas principais características:

Confiança nas pessoas

O líder inspirador acredita de maneira verdadeira e genuína, tanto em seus liderados, como em seus superiores. Ele crê que o ambiente corporativo se baseia em confiança mútua e, por isso, enxerga seus colegas sempre com boa-fé.

Acredita nas causas que defende

Para ser uma liderança inspiradora, o encarregado precisa ter fé em bons princípios pessoais e profissionais. Além disso, precisa acreditar fielmente nas causas, na missão, na visão e nos valores da empresa em que trabalha. Assim, ele atua não apenas porque é um funcionário, mas também porque crê de fato na atividade profissional que desenvolve diariamente.

Ouve a todos

É fundamental à liderança inspiradora saber ouvir. É preciso estar disponível para ouvir funcionários, outros líderes e gestores executivos, do mais baixo ao mais alto patamar corporativo, com a mesma presteza e a mesma atenção. Ao ouvir às pessoas, o líder inspirador aprende, capta insights e amplia sua experiência de liderança sobre a equipe.

Aplica bons feedbacks

Para o bom desenvolvimento da equipe, é fundamental que o líder inspirador dê feedbacks positivos e negativos, sempre que necessário. O bom líder aplica estes feedbacks com transparência, gentileza, empatia, porém, com seriedade, dicas, conselhos e informações úteis. É preciso estar em contato constante com seus liderados.

Age sempre de maneira ética

O líder inspirador tem a ética como princípio inexorável. Para ele, desvios éticos, informações falsas, mentiras, bajulação, subornos, omissões, fofocas e outras ações deste tipo estão absolutamente fora de cogitação. O padrão ético que segue é o mesmo que deve ser exigido de seus funcionários. O profissional lidera pelo exemplo.

Vê potencial em seus liderados

O líder inspirador não apenas cobra bons resultados dos subordinados, mas como age para desenvolver as capacidades de cada um deles. É por isso que a liderança inspiradora está sempre em busca de perceber os potenciais de cada um dos liderados, a fim de motivar, evoluir e desenvolver tais habilidades.

Dá valor às subjetividades de cada membro da equipe

Alguns funcionários são mais tímidos. Outros, mais falantes. Há os que são extremamente metódicos, enquanto outros são mais criativos e flexíveis. Para o líder inspirador, cada uma destas características pessoais pode ser valorizada e explorada para fins profissionais de maneira positiva. É um exercício diário de desenvolvimento em conjunto.

Ajuda a criar novos líderes

O líder inspirador trabalha pela equipe e pela empresa. Neste sentido, ele não age de maneira individualista e nem rivaliza com seus colegas. O bom líder atua no sentido de criar novos líderes tão bons quanto ele, melhorando todo o ambiente corporativo com bom capital humano.

Tem conhecimento técnico

Obviamente, um líder inspirador entende da área na qual trabalha. Ele utiliza seu conhecimento técnico para liderar com conhecimento de causa, mas também para orientar, instruir, e até mesmo ensinar novos processos a seus funcionários, caso eles desconhecem algumas das técnicas utilizadas no serviço.

Têm visão ampla

O líder inspirador enxerga cada um de seus funcionários considerando suas peculiaridades, ao mesmo tempo em que observa seu time sob um ponto de vista sistêmico, encaixando suas atividades às necessidades da corporação.

Conheça as soluções StarSoft!

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Comentários.