fbpx
Leia também

RH: Recrutamento e Seleção: como tornar mais ágil e estratégico

Os profissionais de RH são responsáveis por inúmeras atividades dentro da empresa e, entre elas, o recrutamento e seleção, que costuma absorver um tempo considerável deles na busca pelo colaborador ideal para uma determinada vaga.

Será que há formas mais eficientes de tornar o recrutamento e seleção mais ágil e estratégico? Como isso pode ser feito, na prática? Conheça alguns recursos atuais para se conseguir isso e que também são tendências no mundo todo.

 

RH – um departamento estratégico

Contratar bons profissionais requer um olhar mais atento, principalmente nos dias de hoje, pois a assertividade na escolha garante à empresa vários benefícios como:

 

  • Diminuição da taxa de turnover. A rotatividade de funcionários faz a empresa perder muito tempo com novas contratações, sem mencionar as despesasoriundas de várias rescisões seguidas, muitas vezes, até inviabilizando o negócio;
  • Aumento da produtividade. A produtividade aumenta quando a equipeestá completa, uma vez que ninguém fica sobrecarregado ao tentar preencher a lacuna criada pela falta de um membro, além de diminuir a necessidade de treinamentos sucessivos.
  • Segurança aos colaboradores. Novas contratações a todo instante geram insegurança aos funcionários remanescentes, e isso interfere tanto no desempenhoindividual quanto de toda a equipe.

Esse é o motivo pelo qual dizemos que o Recrutamento e Seleção tem inúmeros desafios a superar a todo instante.

Afinal, realizar uma contratação estratégica envolve uma gama de variáveis com as quais o recrutador tem de se manter atento, o que torna sua tarefa algo mais difícil. Veja alguns desses pontos:

  • Forma de contratação: CLT ou PJ? Freelancer? É um trabalho intermitente?;
  • Geolocalização: o trabalho será a distância, em regime home office? O candidato mora próximo à empresa? Qual o tempo de deslocamento?;
  • Cultura organizacional: ele tem o mesmo fit cultural da empresa?
  • Habilidades e competências: a formação acadêmica é a mesma necessária à vaga? Precisa de certificações? Se sim, quais? A pessoa precisa conhecer um outro idioma? Em que nível? E com relação ao seu perfil e comportamento? Condizem com o cargo a ser ocupado e com a equipe na qual ele atuará?

Fazer toda essa seleção manualmente é impraticável, pois demanda tempo e dificulta uma contratação que, de fato, contemple tudo o que o cargo a ser preenchido exige. Desse modo, o ideal é investir em tecnologia.

 

Tornando o Recrutamento e Seleção mais ágil e estratégico

transformação digital modificou tudo nas nossas vidas. Nossa forma de nos relacionarmos uns com os outros, como estudamos e a criação da possibilidade de trabalho a distância, por exemplo.

Assim, nos dias atuais, é quase inconcebível não aproveitar toda essa tecnologia no recrutamento e seleção, já que é uma maneira inteligente de torná-lo mais ágil.

Otimizar esse processo contribui para que os colaboradores do RH tenham mais tempo para lidar com outras questões bem mais estratégicas.

Segundo pesquisa divulgada pelo LinkedIn, a Inteligência Artificial é responsável por economizar 67% do tempo dos recrutadores ouvidos, além de elevar o nível das análises sobre os candidatos em 31%.

Como veremos, a AI (Inteligência Artificial) tem inúmeras aplicabilidades para o Recrutamento e Seleção e hoje, fala-se muito no HR Tech em razão da grande quantidade de ferramentas disponibilizadas para esse fim, como:

Formulários

Fazer a triagem de currículos, seja on-line ou fisicamente, demanda um tempo considerável, o que se repete a cada nova vaga surgida.

Assim, a criação de formulários para serem preenchidos pelos próprios candidatos, gerará, ao longo do tempo, um banco de talentos com informações detalhadas sobre pessoas que tiveram o interesse de trabalhar na empresa.

Filtros

Algoritmos inteligentes conseguem filtrar com grande agilidade a base de dados a fim se chegar ao candidato ideal para uma determinada posição.

Com um software que faz uso de AI, é possível estabelecer quais as habilidades e competências necessárias para a vaga e cruzar tais informações com os candidatos que a possuem, dando um novo dinamismo ao Recrutamento e Seleção.

Entrevistas

Entrevistas preliminares podem ser realizadas on-line e em horários alternativos. Caso o candidato já esteja empregado, tal ação possibilita sua participação no processo seletivo.

Aliás, para trabalhos remotos, utilizar internet para isso é perfeito, uma vez que pessoas até mesmo de outros países podem se candidatar.

Candidatos que estão desempregados há algum tempo até gostarão da inovação por não ter de gastar um dinheiro que não têm para se deslocar até a empresa com o intuito de fazer essas entrevistas iniciais. É uma forma de economizar para as avaliações finais, já com a gerência do setor, por exemplo.

Testes

Muitas vezes, o candidato não coloca em seu currículo competências que, na verdade, não condizem com a realidade, fazendo o recrutador perder um tempo precioso.

Testes básicos realizados via internet auxiliam o recrutador a não dispender mais seu tempo com candidatos que aparentemente têm as qualificações que a vaga exigem, mas que, na prática, não as têm.

Chatbot

Uma ótima ação é criar um Chatbot que responda a perguntas iniciais para interessados em vagas, direcionando-os ao preenchimento do formulário sobre os qual falamos acima.

Outra grande vantagem do Chatbot é que ele tem a capacidade de aprender com o usuário, tornando suas respostas cada vez mais objetivas e precisas.

Onboarding

O processo de onboarding é de suma importância. A integração de novos membros às equipes de trabalho passa pela assimilação da cultura organizacional. Uma etapa desse processo pode ser feita de maneira on-line, como um curso EAD.

 

Ferramentas inteligentes para uma demanda crescente

Com um mercado cada vez mais competitivo, inclusive no que tange à contratação de bons profissionais, o Recrutamento e Seleção devem ter à sua disposição ferramentas que viabilizem esse processo.

Há mais de 30 anos no mercado, a StarSoft é uma empresa que se especializou em desenvolver softwares de gestão empresarial capazes de potencializar resultados, otimizar processos e reduzir custos.

Ao longo desse tempo, temos colaborado com negócios dos mais variados portes e segmentos com mais de 20 soluções modulares, sempre prezando por rapidez na implementação e suporte de qualidade.

Se desejar saber tudo o que nossos profissionais podem fazer por sua empresa, acesse nosso site e fale conosco. Será um prazer tornar seu Recrutamento e Seleção mais ágil e estratégico. Aguardamos seu contato.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Downsizing

      Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

      ver mais

      Comentários.