As rotinas fiscais e tributárias das empresas envolvem diversas atividades fundamentais, que exigem total atenção em sua realização. No post de hoje, vamos descobrir quais são as tarefas envolvidas nesta rotina e sua importância para as organizações. As informações relacionadas às rotinas fiscais e tributárias das empresas são fundamentais para que estas estejam em conformidade […]
As rotinas fiscais e tributárias das empresas envolvem diversas atividades fundamentais, que exigem total atenção em sua realização. No post de hoje, vamos descobrir quais são as tarefas envolvidas nesta rotina e sua importância para as organizações.
As informações relacionadas às rotinas fiscais e tributárias das empresas são fundamentais para que estas estejam em conformidade com a lei. Além disso, a partir destes dados, as organizações podem ter um embasamento mais seguro para tomadas de decisões estratégicas.
Primeiramente, precisamos dizer que, as rotinas fiscais e tributárias não são a mesma coisa. Mesmo que possam se parecer muito para quem não entende muito bem do assunto.
É importante saber a diferença entre elas para que as atividades desenvolvidas por cada um dos setores sejam atribuídas adequadamente.
O departamento fiscal é encarregado de realizar as rotinas relacionadas à legislação fiscal em vigor. Este setor precisa estar atualizado sobre as constantes mudanças que ocorrem nas leis, para que a empresa esteja sempre em conformidade legal.
As rotinas fiscais envolvem o recebimento físico e fiscal de produtos. Desde a chegada do caminhão até a escrituração fiscal das mercadorias.
Outra das atividades que faz parte das rotinas fiscais é a conferência da documentação fiscal. Assim como os lançamentos fiscais de entradas e saídas e emissão de notas fiscais de devolução.
Entre as tarefas pertencentes ao departamento fiscal estão também a apuração de tributos, como IPI, ISS, ICMS e ICMS-ST. Bem como a escrituração fiscal das atividades da empresa e auxílio na classificação fiscal de novos produtos comercializados. Além de realizar a entrega de obrigações como o SPED Fiscal e o Dime.
Servindo como um complemento das rotinas fiscais, as rotinas tributárias gerenciam os tributos, apurando-os conforme as informações registradas no sistema.
O setor tributário das empresas também deve estar atualizado sobre as mudanças nas obrigações acessórias. Sejam elas exigidas tanto pela União, como pelos Estados e Municípios.
As rotinas deste setor também contribuem para redução de custos, uma vez que permite a redução da carga tributária.
Entre as atividades relacionadas à rotina tributária estão a apuração e preenchimento de guias para pagamento de tributos. Assim como auxílio na escrituração fiscal das atividades da empresa.
É o departamento tributário também que deve realizar a elaboração e entrega de obrigações acessórias. Bem como oferecer suporte na apuração e registro do lucro tributário e provisões tributárias.
Como vimos, as rotinas fiscais e tributárias são fundamentais para a manutenção da empresa. Porém, as atividades relacionadas são extremamente trabalhosas, exigindo tempo e concentração. Afinal, qualquer erro cometido, seja em uma ou outra, podem trazer sérias consequências para as empresas.
O ideal, portanto, é contar com um sistema de gestão robusto e confiável para realizar essas tarefas. Como o módulo StarSoft Applications Gestão Fiscal.
Nossa solução relaciona aspectos legais e fiscais de uma empresa de forma prática e eficiente. A ferramenta integra, com eficiência, dados da área de contabilidade, tributos/impostos e gestão patrimonial. Para atender à legislação atualmente em vigor, o sistema atua através de módulos, que compreendem inúmeras obrigatoriedades.
Para conhecer melhor a solução e todas as suas funcionalidades, entre em contato ou preencha o formulário neste link.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital