fbpx
Leia também

Rotinas Fiscais e Tributárias – O Que é?

As rotinas fiscais e tributárias das empresas envolvem diversas atividades fundamentais, que exigem total atenção em sua realização. No post de hoje, vamos descobrir quais são as tarefas envolvidas nesta rotina e sua importância para as organizações.

As informações relacionadas às rotinas fiscais e tributárias das empresas são fundamentais para que estas estejam em conformidade com a lei. Além disso, a partir destes dados, as organizações podem ter um embasamento mais seguro para tomadas de decisões estratégicas.

Quais são as rotinas fiscais e tributárias?

Primeiramente, precisamos dizer que, as rotinas fiscais e tributárias não são a mesma coisa. Mesmo que possam se parecer muito para quem não entende muito bem do assunto. 

É importante saber a diferença entre elas para que as atividades desenvolvidas por cada um dos setores sejam atribuídas adequadamente. 

Rotinas fiscais

O departamento fiscal é encarregado de realizar as rotinas relacionadas à legislação fiscal em vigor. Este setor precisa estar atualizado sobre as constantes mudanças que ocorrem nas leis, para que a empresa esteja sempre em conformidade legal.

As rotinas fiscais envolvem o recebimento físico e fiscal de produtos. Desde a chegada do caminhão até a escrituração fiscal das mercadorias.

Outra das atividades que faz parte das rotinas fiscais é a conferência da documentação fiscal. Assim como os lançamentos fiscais de entradas e saídas e emissão de notas fiscais de devolução.

Entre as tarefas pertencentes ao departamento fiscal estão também a apuração de tributos, como IPI, ISS, ICMS e ICMS-ST. Bem como a escrituração fiscal das atividades da empresa e auxílio na classificação fiscal de novos produtos comercializados. Além de realizar a entrega de obrigações como o SPED Fiscal e o Dime.

Rotinas tributárias

Servindo como um complemento das rotinas fiscais, as rotinas tributárias gerenciam os tributos, apurando-os conforme as informações registradas no sistema.

O setor tributário das empresas também deve estar atualizado sobre as mudanças nas obrigações acessórias. Sejam elas exigidas tanto pela União, como pelos Estados e Municípios. 

As rotinas deste setor também contribuem para redução de custos, uma vez que permite a redução da carga tributária

Entre as atividades relacionadas à rotina tributária estão a apuração e preenchimento de guias para pagamento de tributos. Assim como auxílio na escrituração fiscal das atividades da empresa. 

É o departamento tributário também que deve realizar a elaboração e entrega de obrigações acessórias. Bem como oferecer suporte na apuração e registro do lucro tributário e provisões tributárias. 

Otimize sua empresa com a StarSoft

Como vimos, as rotinas fiscais e tributárias são fundamentais para a manutenção da empresa. Porém, as atividades relacionadas são extremamente trabalhosas, exigindo tempo e concentração. Afinal, qualquer erro cometido, seja em uma ou outra, podem trazer sérias consequências para as empresas.

O ideal, portanto, é contar com um sistema de gestão robusto e confiável para realizar essas tarefas. Como o módulo StarSoft Applications Gestão Fiscal. 

Nossa solução relaciona aspectos legais e fiscais de uma empresa de forma prática e eficiente. A ferramenta integra, com eficiência, dados da área de contabilidade, tributos/impostos e gestão patrimonial. Para atender à legislação atualmente em vigor, o sistema atua através de módulos, que compreendem inúmeras obrigatoriedades.

Para conhecer melhor a solução e todas as suas funcionalidades, entre em contato ou preencha o formulário neste link.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Downsizing

      Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

      ver mais

      Comentários.