Scrum vs Waterfall: qual a melhor metodologia de desenvolvimento para gerenciar os meus projetos? Se você já se fez essa pergunta, sabe que a escolha do método ideal pode determinar o sucesso ou fracasso das ações propostas na sua empresa, ainda mais em um cenário onde a dinâmica do mercado e as demandas dos clientes […]
Scrum vs Waterfall: qual a melhor metodologia de desenvolvimento para gerenciar os meus projetos?
Se você já se fez essa pergunta, sabe que a escolha do método ideal pode determinar o sucesso ou fracasso das ações propostas na sua empresa, ainda mais em um cenário onde a dinâmica do mercado e as demandas dos clientes estão em constante evolução.
Para saber como sair na frente e alcançar os resultados desejados, imagine que o Scrum é como uma corrida de revezamento. O time trabalha em sprints curtos, entregando resultados a cada etapa. Assim, há mais flexibilidade e adaptação às mudanças.
Já o Waterfall é como uma maratona. A equipe segue um processo linear, concluindo cada etapa antes de passar para a próxima. Isso oferece previsibilidade e controle.
Mas, como escolher o melhor caminho para alcançar a linha de chegada? Neste artigo, você vai conhecer os prós e contras do Scrum vs Waterfall, comparar seus processos e fases e descobrir quando optar por cada um. Acompanhe.
Quando abordamos as metodologias Scrum vs Waterfall, estamos nos referindo aos dois métodos mais populares para gerenciar projetos.
Scrum é uma metodologia ágil que divide o projeto em sprints curtos, de poucas semanas. No final de cada sprint, a equipe entrega um produto funcional que pode ser testado e aprimorado.
Por sua vez, o Waterfall é uma metodologia tradicional que segue um processo linear e sequencial. Nele, cada etapa deve ser concluída antes de passar para a próxima.
Assim, enquanto o Scrum se adapta facilmente a mudanças e prioridades que podem evoluir, o Waterfall oferece uma estrutura previsível e controlada, adequada para projetos com requisitos bem definidos e estáveis desde o início.
Como você pôde ver, a metodologia Waterfall é caracterizada principalmente pela ênfase no planejamento inicial e por sua natureza sequencial. Enquanto isso, o Scrum é mais flexível e iterativo, priorizando a adaptação às mudanças e o feedback dos stakeholders.
Para que você tenha ainda mais clareza sobre as diferenças quando falamos de Scrum vs Waterfall, elencamos seus principais pontos de distinção em termos de processos e fases:
No Scrum, o planejamento e a entrega são baseados em uma abordagem incremental e iterativa. Ao invés de um grande lançamento final, cada sprint funciona como um projeto menor, em que um produto funcional é lançado em cadência regular para teste dos usuários.
Já no Waterfall, as fases do projeto são mais formais. Isso porque, desde o planejamento até a entrega, as etapas são estruturadas em um ciclo sequencial e linear, em que cada uma deve ser terminada antes do início da próxima.
Outra diferença importante dos processos e fases de Scrum e Waterfall está na colaboração. No primeiro, o foco está na manutenção de equipes diversas e multifuncionais, que colaborem o tempo todo por meio de discussões regulares e trocas de ideias.
No segundo caso, as diferentes etapas e atribuições do projeto são desenvolvidas separadamente. Assim, os membros do time trabalham de forma isolada, focando nas suas responsabilidades e entregas individuais.
Evidentemente, a tendência é que o Scrum seja mais flexível. Como o projeto é desenvolvido por meio de sprints curtos, é possível incorporar novas ideias e adaptações com facilidade nas novas etapas, com o mínimo tempo de espera.
No caso do Waterfall, por se tratar de um modelo mais rígido, linear e sequencial, toda mudança se torna mais demorada, pois deve passar por um longo processo de proposição e adequação. Isso faz com que eventuais alterações sejam caras e provoquem atrasos.
Com base em todos os pontos abordados até aqui, fica mais fácil comparar as aplicações de Scrum vs Waterfall. Para entender qual metodologia melhor se adequa à cultura da sua empresa ou aos seus projetos, considere os seguintes pontos:
Ao decidir entre a implementação de Scrum vs Waterfall, basta observar os pontos abordados ao longo do artigo para perceber que não há uma metodologia melhor que a outra.
Na verdade, a escolha depende. O ideal é avaliar os prós e os contras de cada um, comparar seus processos e fases para determinar qual opção se alinha melhor com o projeto que você deseja desenvolver.
Para implementar o Scrum, é fundamental formar uma equipe multifuncional e auto-organizável, dividir o ciclo de trabalho em sprints ágeis, promover reuniões diárias de alinhamento e realizar revisões ao final de cada sprint.
Quanto ao Waterfall, a implementação envolve a definição clara dos requisitos do projeto antes do início, dividindo o trabalho em etapas sequenciais e com uma documentação detalhada.
Agora que você já conhece todos os detalhes sobre Scrum vs Waterfall, continue aprofundando os seus conhecimentos sobre as melhores metodologias de gestão de projetos. Clique aqui e acompanhe as últimas publicações do blog da Starsoft!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital