Em plena era da informação, os canais de comunicação como o sistema help desk são cada vez mais necessários. Afinal, ele surge como uma excelente forma de solucionar as demandas dos clientes. Vamos conhecer melhor este canal e seus benefícios para as empresas? O que é o sistema Help Desk? O termo help desk é […]
Em plena era da informação, os canais de comunicação como o sistema help desk são cada vez mais necessários. Afinal, ele surge como uma excelente forma de solucionar as demandas dos clientes. Vamos conhecer melhor este canal e seus benefícios para as empresas?
O termo help desk é inglês e pode ser traduzido como “balcão de ajuda”. O que por si só já dá uma ideia sobre de que se trata o sistema.
Suas denominações podem variar bastante: SAC, Central de Serviços, Centro de Operações, e diversos outros termos. Contudo, o serviço oferecido é praticamente o mesmo.
É por meio desse sistema que os clientes entram em contato buscando esclarecimento de dúvidas e soluções sobre problemas técnicos. Ou seja, é através dele que podem ser realizadas as comunicações sobre produtos e serviços, tanto no pré como no pós-vendas.
Basicamente, é uma solução que centraliza todos os meios de comunicação com os clientes. Assim, o sistema help desk registra todas as interações feitas nos diversos canais de comunicação disponíveis.
Antigamente o help desk era realizado apenas através de contato telefônico. Porém, com a evolução da tecnologia, é possível fazer a comunicação por e-mail ou até por chats.
Contar com um serviço remoto de atendimento ao cliente atualmente pode determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa. Afinal, os consumidores querem respostas imediatas às suas dúvidas e soluções práticas para seus problemas. E facilitar esta comunicação, demonstra que seu negócio se importa com seus clientes e quer de fato ajudar.
Descubra algumas vantagens de adotar um sistema help desk no seu negócio:
Os clientes querem entender que a empresa onde adquiriram o produto ou serviço realmente se importa em atendê-los. Que a preocupação da marca não se resume a apenas vender, mas garantir que o consumidor tenha um boa experiência. Oferecer um serviço help desk passa justamente essa ideia.
Geralmente, clientes que conseguiram entrar em contato com a empresa quando tiveram um problema, e foram bem atendidos, recomendam a marca. Mesmo que seu problema não tenha sido necessariamente resolvido. Pois compreendem que ao menos houveram esforços no sentido de tentar alcançar uma resolução satisfatória.
Ao utilizar um sistema help desk para atender seus clientes, você reúne informações preciosas sobre seus consumidores. Isso porque as interações ficam registradas, o que pode servir para coletar dados e traçar o real perfil do seu público-alvo.
Inclusive, esses dados podem ser relevantes no momento de adequar ou até mesmo criar produtos e serviços. Assim, entrega-se algo que, de fato, é relevante para o consumidor.
Por permitir o registro do histórico do atendimento ao cliente, o sistema help desk promove um atendimento mais agilizado. Dessa forma, caso um cliente tenha realizado contatos anteriores, basta acessar o histórico para descobrir o que está errado. Com isso, não é preciso perguntar novamente qual é o problema, podendo partir diretamente para a resolução.
Inegavelmente, o sistema help desk é essencial para manter a comunicação com os clientes e traz inúmeros benefícios às empresas
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