Manter um estoque eficiente e bem organizado é um dos requisitos fundamentais para toda empresa que deseja ter sucesso em suas operações. Sabia que o código SKU é um dos principais aliados para que isso seja possível? Em meio a uma infinidade de mercadorias e suas respectivas variações, é imprescindível contar com um processo de […]
Manter um estoque eficiente e bem organizado é um dos requisitos fundamentais para toda empresa que deseja ter sucesso em suas operações. Sabia que o código SKU é um dos principais aliados para que isso seja possível?
Em meio a uma infinidade de mercadorias e suas respectivas variações, é imprescindível contar com um processo de classificação adequado e um controle eficiente sobre cada movimentação, entrada e saída.
Com o SKU, a gestão dos armazenamentos se torna mais ágil, fluida e produtiva.
Mas, o que é SKU do produto? Quais os benefícios de utilizá-lo? Como criá-lo? Quais as diferenças em relação ao código de barras? Neste artigo, você irá encontrar os principais detalhes que precisa sobre o assunto.
Continue a leitura!
O SKU é a sigla que representa Stock Keeping Unit, em português “Unidade de Manutenção de Estoque”. Trata-se de um código formado por uma sequência de caracteres alfanuméricos, atribuído a uma mercadoria para identificá-la e nortear a gestão de estoque.
Cada produto armazenado possui um SKU próprio. Ao administrar o cadastro, a retirada ou a movimentação dos itens no estoque, ao invés de procurar pelo nome completo, basta buscar seu respectivo código particular.
O SKU é utilizado nos mais diversos negócios, desde comércios físicos, até e-commerces, marketplaces, entre outras empresas que desejam otimizar a organização de estoque.
Após saber sobre a aplicação do SKU e significado do código de produto, você deve estar se perguntando: quais benefícios práticos ele pode agregar à minha gestão de estoque?
Entre as principais vantagens, destacam-se:
Os SKUs ajudam a categorizar e identificar os produtos de maneira única, facilitando a organização e a gestão do estoque. Com os códigos, você garante uma visão geral do estoque em tempo real, com informações sobre quantidade, localização e status de cada item, organizando tudo de maneira estratégica e otimizada.
A implementação do SKU também melhora a comunicação entre os colaboradores e até departamentos da empresa. Todos sabem exatamente do que se trata quando um código específico é citado, reduzindo erros e garantindo que a equipe inteira esteja na mesma página, seja nos processos de pedidos, reabastecimento, movimentação, etc.
Seguindo a lógica citada logo acima, o uso do SKU ainda ajuda a minimizar erros humanos na gestão de estoque. Com códigos únicos e padronizados, é menos provável que ocorram confusões durante o cadastro, movimentação ou retirada de produtos, garantindo maior precisão nas operações.
O código SKU permite uma localização mais rápida e precisa dos produtos no estoque. Por meio de um sistema de identificação eficiente, os colaboradores conseguem encontrar rapidamente os itens necessários, o que reduz o tempo de busca e aumenta a eficiência das operações diárias.
Com a otimização e a melhoria na organização proporcionada pelo SKU, os membros da equipe têm sua rotina otimizada. Ao invés de gastar tempo procurando itens no estoque, o time pode focar em tarefas mais importantes, proporcionando um aumento geral na produtividade e na eficiência operacional da empresa.
Um estoque bem organizado e gerido com SKUs favorece um atendimento ao cliente mais rápido e eficiente. A capacidade de localizar rapidamente as mercadorias e de garantir que a gestão se mantenha livre de inconsistências minimiza atrasos, indisponibilidades e erros que impactam a satisfação dos consumidores.
Apesar dos benefícios claros obtidos ao contar com um software que auxilia na gestão de estoque, apenas 38% das empresas brasileiras de varejo investem nesses sistemas, segundo dados do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT).
Trata-se de uma porcentagem baixa considerando que o uso de um sistema ERP combinado aos SKUs permite a automação de diversos processos de gestão de estoque.
Do controle completo dos suprimentos, à atualização automática do inventário e geração de relatórios, um ERP com suporte a SKU garante uma visão abrangente e em tempo real do estoque, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
Para criar um SKU, é necessário estabelecer um código único para cada produto no inventário. O primeiro passo é determinar um formato consistente para todos os seus SKUs.
O código deve ser fácil de ler e entender para que qualquer pessoa na sua organização possa utilizá-lo da forma correta.
Além disso, decida os elementos que deseja descrever no SKU. Por exemplo, no controle de estoque de uma loja de roupas, isso pode incluir a categoria e a subcategoria do item, sua marca, cor, tamanho e localização.
Imagine que você tem um produto com as seguintes informações:
Então, o SKU do item poderia ser “RP-CT-NK-BL-G-W1”.
Não importa qual seja o modelo adotado, sempre se certifique de que todos os SKUs sigam o mesmo formato e padrão para evitar confusões. Lembre-se também de:
Para facilitar o processo, vale a pena utilizar um sistema ERP que suporte a criação e o gerenciamento de SKUs. Com isso, você agiliza a geração dos códigos e mantém o controle dos produtos de forma eficiente, evitando duplicidades.
Na gestão de suprimentos de uma empresa, é comum confundir SKU com código de barras. Embora parecidos, o SKU é voltado ao gerenciamento interno do negócio, criado e utilizado exclusivamente para a organização do estoque.
Já o código de barras é geralmente obtido a partir do sistema do fabricante, acompanhado de uma representação gráfica, lida por meio de um leitor óptico.
Por mais que existam diferentes tipos de códigos de barras, no Brasil o mais usado é o GTIN-13, também conhecido como EAN (Europe Article Number).
Algumas empresas até usam o código de barras internamente no lugar do SKU. Entretanto, basta que o fabricante altere o número utilizado para que todo o sistema de estoque e os controles internos tenham que ser modificados.
Portanto, para não depender de fatores externos e nem correr o risco de lidar com modificações repentinas na sua organização, vale mais a pena gerir o estoque por meio do SKU.
O SKU é fundamental para garantir a eficiência e a precisão do estoque. Ao adotar um sistema de identificação único para cada produto, você consegue organizar, monitorar e controlar seu inventário de maneira mais estratégica e otimizada.
Entre os benefícios destacamos:
Quando integrado a um ERP, o SKU potencializa ainda mais a gestão, garantindo uma visão em tempo real das movimentações e um controle completo dos suprimentos.
Quer aliar a automação proporcionada pelo ERP à especificidade do SKU? Explore o módulo de gestão de suprimentos do StarSoft Applications e os demais recursos que irão impulsionar a qualidade da gestão da sua empresa!
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital