Um dos maiores desafios da gestão de pessoas é encontrar os melhores talentos e garantir que eles preencham as vagas certas. Por isso, dominar as melhores técnicas de recrutamento e seleção é fundamental para os profissionais de RH. Para realizar admissões assertivas e que agreguem valor à empresa, as necessidades da organização e de cada […]
Um dos maiores desafios da gestão de pessoas é encontrar os melhores talentos e garantir que eles preencham as vagas certas. Por isso, dominar as melhores técnicas de recrutamento e seleção é fundamental para os profissionais de RH.
Para realizar admissões assertivas e que agreguem valor à empresa, as necessidades da organização e de cada posição devem ser contempladas de maneira estratégica.
Mais que atrair excelentes candidatos, é necessário assegurar que eles estejam alinhados às oportunidades oferecidas e considerar que os diferentes cargos de uma mesma empresa podem ter exigências diversas.
Assim, além de prezar pela qualidade dos processos de recrutamento de pessoas e pela imagem da marca enquanto empregadora, é fundamental não se limitar a apenas um tipo de abordagem.
Em outras palavras, o time de Recursos Humanos precisa de um bom repertório para atrair e selecionar colaboradores, atendendo às diferentes demandas do negócio.
Mas, quais os principais tipos de recrutamento para ficar de olho? Qual a importância e os benefícios de utilizar essas técnicas? Explore os principais detalhes sobre o tema a seguir!
Se você atua no setor de Recursos Humanos, sabe que hoje existe uma infinidade de técnicas de recrutamento e seleção à disposição das empresas.
Contudo, podemos afirmar que algumas práticas ganharam maior evidência recentemente entre as organizações, por conta da capacidade de atender às particularidades e desafios mais recentes do mercado.
Veja a seguir algumas dessas técnicas, seus diferenciais e as necessidades que conseguem sanar:
O banco de talentos é um sistema ou repositório mantido pelos negócios para armazenar informações sobre candidatos potenciais a vagas de emprego.
Ele funciona como uma base de dados onde são registradas informações detalhadas dos candidatos, como currículos, habilidades, experiências profissionais e preferências de carreira.
Seu objetivo é facilitar o processo de recrutamento e seleção, permitindo que a empresa acesse rapidamente uma lista de candidatos qualificados sempre que surgirem novas oportunidades.
Essa ferramenta ainda otimiza o tempo e os recursos dedicados à busca de novos colaboradores. Além disso, por ser um repositório mantido de forma frequente, as chances de identificar talentos alinhados às demandas da posição aumentam consideravelmente.
O banco de talentos pode ser integrado ao site da organização ou a plataformas específicas para essa finalidade, onde os interessados podem cadastrar seus currículos e realizar testes para ficar à disposição do RH.
Essa é uma excelente alternativa para cargos com alta rotatividade, empresas que estão em processo de crescimento ou que precisam aumentar sua equipe em determinados períodos sazonais, por exemplo.
Já o Inbound Recruiting aplica princípios do Inbound Marketing para atrair, engajar e converter candidatos passivos em ativos.
Podemos dizer que essa estratégia oferece uma lógica oposta às das técnicas de recrutamento e seleção consideradas tradicionais, que são baseadas na divulgação de vagas.
Isso porque, ao invés de buscar candidatos de forma ativa, a empresa cria conteúdos e experiências de valor para os potenciais candidatos, posicionando-se como uma marca empregadora atraente.
Esses conteúdos podem incluir a criação de blogs, vídeos, e-mails informativos e presença em redes sociais, que destacam a cultura da empresa, suas oportunidades de carreira e histórias de sucesso de colaboradores.
O objetivo é construir um relacionamento contínuo com os talentos, despertando seu interesse pela organização e, eventualmente, levando-os a se candidatar às vagas disponíveis quando estiverem prontos para ocupá-las.
A aplicação do Inbound Recruiting ainda fortalece o processo, garantindo que apenas aqueles alinhados com a cultura da empresa vão se candidatar e evitando contratações erradas.
O Panorama Gestão de Pessoas Brasil, mapeado pela Sólides e a Offerwise, aponta que 52,8% dos gestores fizeram contratações erradas no último ano, sendo 61% por motivos comportamentais.
Por sua vez, o Staff Loan é um tipo de contratação temporária, que funciona como “empréstimo de colaboradores”. Não por acaso, a tradução do termo em inglês pode ser entendida como “empréstimo de pessoal”.
Sua finalidade é encontrar o profissional mais especializado e eficaz possível para realizar um projeto específico, recrutando-o com pouca burocracia e baixos custos.
Isso pode ser necessário caso o negócio esteja passando por um processo de reestruturação, expansão, abertura de uma nova unidade ou até mesmo se adequando a novas exigências ou operações.
Por exemplo, imagine que uma nova exigência legal obriga determinada organização a adequar um procedimento contábil.
Nesse caso, não valeria a pena contratar um novo profissional em definitivo, já que a equipe atual já supre bem a demanda da empresa. Porém, a adaptação ao novo processo de contabilidade pode sobrecarregá-la momentaneamente.
Por meio do Staff Loan, é possível obter o empréstimo de uma mão de obra com todas as habilidades e conhecimentos técnicos necessários para realizar as adaptações.
A ideia é que, quando o contato for terminado e os profissionais temporários forem dispensados, o time permanente consiga realizar todo o trabalho sem a necessidade de novas contratações.
Assim como na técnica anterior, a tradução do termo Headhunting já oferece uma boa pista sobre a sua proposta. Seu significado pode ser entendido como “caça-cabeças”. Trata-se de uma estratégia voltada ao recrutamento de talentos para vagas consideradas de difícil fechamento ou cargos de alta complexidade.
Diferente da maioria das técnicas de recrutamento e seleção, aqui a empresa vai ativamente atrás dos candidatos.
Normalmente, isso fica a cargo de um profissional específico, conhecido como Headhunter. No Brasil, também é comum que esse tipo de profissional de RH seja chamado de caçador de talentos.
Seu papel é abordar profissionais em plataformas específicas, como o LinkedIn, em congressos ou até mesmo na concorrência.
O Headhunter deve conhecer a área de atuação da organização, bem como as exigências específicas para o cargo que está sendo oferecido, a fim de encontrar os talentos mais adequados.
Além disso, é importante que o caçador de talentos domine bem a análise dos perfis profissionais, tenha habilidade com pessoas e bom poder de persuasão para recrutar esses especialistas tão cobiçados pelo mercado.
Quando tratamos sobre técnicas de recrutamento e seleção, hoje é praticamente impossível ignorar o poder das redes sociais. Afinal, segundo um artigo publicado na Revista Exame, 72,2% dos brasileiros recorrem a elas quando estão em busca de emprego.
Plataformas especializadas, como o LinkedIn, disponibilizam às empresas um enorme banco de talentos com diferentes níveis de qualificação, habilidades e experiências.
Com esse tipo de rede social, o setor de RH pode utilizar diversas ferramentas para localizar profissionais com base no seu tipo de perfil, formação, experiências anteriores, entre outras particularidades.
Além disso, há funcionalidades específicas para atrair seguidores, que podem ser talentos com potencial de se tornarem futuros colaboradores, e divulgar vagas de forma abrangente.
Por falar na divulgação de vagas, isso também pode ser feito por meio de outras mídias sociais. Ainda que redes como o Facebook e o Instagram não tenham apelo de carreira, eles também podem auxiliar o processo de recrutamento por meio da divulgação das oportunidades disponíveis.
Utilizar as técnicas de recrutamento e seleção certas garante uma série de benefícios para a sua empresa. Essas estratégias aumentam a capacidade de atrair e reter profissionais de alto nível, essenciais para o crescimento e sucesso do negócio.
Um banco de talentos, por exemplo, permite manter um repositório atualizado de candidatos qualificados, facilitando a identificação rápida de profissionais adequados para novas vagas.
Por sua vez, o Inbound Recruiting fortalece a marca empregadora e constrói relacionamentos duradouros com potenciais candidatos, tornando a empresa mais atraente.
Já técnicas como o Staff Loan oferecem soluções flexíveis e de baixo custo para necessidades temporárias, evitando contratações desnecessárias e a sobrecarga da equipe atual.
Enquanto isso, o Headhunting se destaca na identificação de profissionais altamente especializados e difíceis de encontrar, garantindo que posições críticas sejam preenchidas por pessoas com as competências ideais.
Por fim, o recrutamento em redes sociais expande significativamente o alcance da empresa, permitindo encontrar e conectar-se com talentos de forma eficiente e direcionada.
Juntas, essas práticas otimizam tempo, recursos e ainda garantem que o negócio esteja sempre preparado para responder às suas demandas, mantendo um time engajado e de alto desempenho.
Agora que você conhece as melhores técnicas de recrutamento e seleção, leve o que há de mais moderno em soluções para a gestão de pessoas na sua empresa! Veja como o sistema People By StarSoft pode otimizar o seu RH.
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