Quais são as tendências de RH e como melhorar o setor em 2022? Estamos nos meses finais deste ano e é comum que muitas empresas e profissionais de recursos humanos já estejam pensando em como melhorar a atuação nos próximos 12 meses. Ao longo de 2021, falamos sobre transformação digital, eSocial, métodos ágeis e outros temas […]
Quais são as tendências de RH e como melhorar o setor em 2022? Estamos nos meses finais deste ano e é comum que muitas empresas e profissionais de recursos humanos já estejam pensando em como melhorar a atuação nos próximos 12 meses.
Ao longo de 2021, falamos sobre transformação digital, eSocial, métodos ágeis e outros temas pertinentes. E já estamos mapeando quais são as tendências daqui para frente.
Por isso, tendências de RH em 2022 é o tema que vamos tratar hoje com nosso especialista, gerente de projetos Felipe Faustino. Acompanhe a entrevista na íntegra.
Devido a pandemia, muitas empresas tiveram que se adaptar ao home office, com isso se fez necessário a adoção de softwares que permitissem atender a todas as necessidades da empresa e aos colaboradores que estão trabalhando de forma remota, sem perder o controle e agilidade.
Desse modo, o RH adotou softwares de comunicação online, salas de reuniões virtuais, controle operacional e demais ferramentas fundamentais para o dia a dia.
Então, acredito que essas ferramentas que possibilitam uma rotina produtiva e controlada estarão em alta no próximo ano, principalmente àquelas que elevam a área de gestão.
Acredito que serão as ferramentas de controle de custo e softwares que melhoram a gestão, bem como recursos de people analytics, controle de ponto e assinaturas digitais. O Portal RH é uma dessas soluções.
Uma tendência que será forte é o investimento em softwares que permitam o controle do custo dos colaboradores detalhadamente por equipes, projetos ou produtos.
Além disso, para um bom acompanhamento dos colaboradores a área de recursos humanos precisa trabalhar com dados consistentes, afim de garantir a qualidade da equipe.
O RH pode realizar pesquisas de clima organizacional, avaliações de desempenho e o próprio people analytics que auxilia bastante em compreender o envolvimento dos colaboradores com gestores e equipes.
Assim, a partir desses dados, os recursos humanos podem investir em programas de treinamentos de maneira assertiva. Essas ações ajudam a empresa a promover os pontos necessários e garantir a evolução do quadro funcional e retenção de talentos.
Existem recursos de envio de eventos do eSocial combinados com ferramentas de workflow, os quais podem agilizar o processo de envio.
Essas soluções realizam o trabalho de forma automática. Assim, os profissionais de RH conseguem ser mais estratégicos e se preocupam apenas com o retorno que será recebido por e-mail.
Dessa maneira, a rotina é dinamizada, o setor não perde tempo com atividades repetitivas e consegue entregar as obrigatoriedades corretamente ao eSocial.
“Antes as empresas só se preocupavam com o operacional. Agora o foco está mais voltado à gestão”
Área de gestão, possivelmente, obterá maior atenção, especialmente porque as empresas viram nesse período de adaptação ao novo normal que a gestão é fundamental para os negócios.
Entre as ferramentas que podem receber investimentos, estão: softwares de gerenciamento de colaboradores, planejamento, para controle de pessoas, assinaturas digitais e transferência de documentos.
Sim, vai persistir, pois as empresas enxergaram potencial nesse modelo. Antes, o mercado até cogitava a ideia de adotar um home office, trabalho híbrido, mas ainda havia resistência.
Então, forçado pela pandemia a adotar esse modelo, percebeu que o trabalho remoto é totalmente possível e, até mesmo, melhor que o presencial.
Desse modo, o RH entra como um facilitador para os colaboradores e empresas e ele pode se reinventar ao automatizar ainda mais algumas tarefas e adotar um RH baseado em dados e planejamento por meio do auxílio da tecnologia.
Realmente a transformação digital chegou para ficar, mesmo entre as empresas de pequeno forte. E isso significa aplicar cada vez mais conceitos digitais nas tarefas e na gestão.
Portanto, para 2022, acredito que estará em alta a utilização de softwares para RH que possibilitem cálculos de custos e análise de resultados.
Além disso, a computação em nuvem será ainda mais adotada pelo setor, com a finalidade de melhorar o armazenamento, elevar a segurança de dados e melhorar a organização das obrigatoriedades trabalhistas.
É importante citar que com os sistemas para o setor de RH permitem uma melhor gestão. Antes as empresas só se preocupavam com o operacional. Agora o foco está mais voltado à gestão e em seus dados; não mais somente na rotina.
Hoje, o setor de recursos humanos nas empresas está em expansão, principalmente por sua atuação estratégica desde 2020 e a necessidade de se adaptar a um novo cenário de trabalho e liderança.
Então, acredito que haverá continuidade e expansão do setor unido a essas tecnologias que cresceram durante a pandemia.
Além disso, haverá investimento em ferramentas que possibilitam não somente atender às necessidades operacionais, mas atendam também as necessidades de gestão.
O foco será na análise de dados a fim de potencializar o gerenciamento, acompanhar a evolução dos colaboradores e medir o clima organizacional. Com isso, promove-se um trabalho mais qualitativo e um RH mais ativo e estratégico.
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