fbpx
Leia também

Triagem de currículos – Como fazer?

A triagem de currículos é o primeiro passo na captação de talentos para a empresa. Portanto, é fundamental que este processo seja o mais assertivo e eficiente possível. Para te ajudar na missão de encontrar o candidato ideal, separamos algumas dicas preciosas, confira!

Triagem de currículos – Como fazer?

Algumas providências pontuais são determinantes na hora de realizar a triagem de currículos. É importante que este procedimento seja o mais eficiente possível para que apenas os candidatos ideais sejam selecionados. Assim a empresa economiza em retrabalho nos processos de recrutamento e seleção. Sem falar que é uma forma de não precisar lidar, no futuro, com rescisões de contrato por ter contratado um profissional inadequado para a vaga. Aliás, justamente por isso algumas empresas optam por automatizar este processo com softwares específicos.

Agora, sem mais delongas, vamos às dicas de como fazer a triagem de currículos para uma escolha assertiva:

Atenha-se às informações relevantes sobre o candidato

Muitas das informaçõe sobre o candidato podem ser irrelevantes na seleção para a vaga. Este é o caso, na maioria das vezes, de dados como idade, gênero, estado civil e etnia.

Então, na hora de fazer a triagem de currículos, atenha-se somente às informações sobre o candidato que realmente são relevantes para a vaga. Afinal, o que realmente conta em um profissional são suas habilidades e competências, não é mesmo?

Comece pelos critérios excludentes

Quando temos que tomar uma decisão, geralmente é mais fácil começar eliminando o que não queremos, certo? Na triagem de currículos não é diferente! Essa atitude é estratégica, principalmente em casos onde há muitos currículos para analisar. 

Para otimizar o processo, portanto, observe os parâmetros da vaga e vá eliminando os currículos em desacordo com o exigido. Por exemplo o tempo de experiência, a fluência em alguma língua estrangeira, escolaridade, entre outros.

Utilize um sistema de gestão integrado

O processo de recrutamento e seleção é extremamente trabalhoso e requer muita atenção e dedicação. E o principal: exige muito tempo! Para otimizar a triagem de currículos e tornar todo o processo  mais prático, um sistema de gestão integrado é a solução ideal.

Com um software totalmente dedicado a esse tema, o departamento pessoal passa menos tempo selecionando os currículos. Como consequência, sobra mais tempo para elaborar uma entrevista estratégica e eficiente.

Nosso módulo StarSoft Applications Desenvolvimento Organizacional, por exemplo, reúne todas as informações necessárias para a triagem de currículos. A ferramenta é totalmente flexível na importação de currículos, ideal para quando a empresa mantém páginas de seleção externas.

Quer saber mais sobre este módulo e as facilidades que ele pode oferecer? Entre em contato conosco ou preencha este formulário para solicitar uma demonstração.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Compartilhe:

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Assine nossa newsletter

      Posts Relacionados.

      Downsizing

      Em qualquer negócio, você tem vários custos diferentes reduzindo lentamente seus resultados financeiros. Custos diretos

      ver mais

      Comentários.