fbpx
Leia também

Tudo sobre Customização do ERP

O ERP é um sistema de gestão importantíssimo para as organizações, pois é uma ferramenta que proporciona ampla utilização e, consequentemente, amplos benefícios para os negócios. E, para melhorar a aplicação do software nas empresas, surge a customização do ERP. 

A customização do ERP é uma tendência que está cada vez mais comum entre os negócios que precisam estabelecer melhor seus parâmetros no dia a dia dos colaboradores, inclusive nos sistemas de gestão. 

Então, para entender o que é e como funciona a customização de um sistema como o ERP, leia este conteúdo até o final. 

O que é customização do ERP? 

A customização do ERP é a prática de adequação no momento de implantação do sistema nas empresas, de acordo com as necessidades do cliente.  

Ou seja, ocorre uma adaptação da interface, módulos, fórmulas, fluxos e outros métodos conforme os parâmetros estabelecidos pela própria empresa, que são passados ainda no momento de fechar o negócio com a empresa que fornece a tecnologia. 

Assim, a customização do ERP faz com o sistema de gestão empresarial consiga atender com exatidão às especificidades funcionais da organização contratante. 

Basicamente, a customização de ERP cria um sistema de gestão com módulos, processos e formatos definidos pela própria empresa. Sem dúvida, uma prática fundamental para que essa ferramenta atenda as peculiaridades e necessidades específicas do seu negócio. 

O que é importante para haver a customização? 

De modo geral, é importante que logo em um primeiro momento cliente e fornecedor estabeleçam uma clara comunicação, clara e objetiva do que a empresa espera com a contratação do ERP e o que é necessário ser empregado ao software. Além disso, é fundamental: 

  • Mapeamento da empresa de maneira detalhada; 
  • Um sistema flexível a mudanças; 
  • Ampla comunicação entre cliente e fornecedor; 
  • Fiscalização e controle. 

Além disso, requer testes de aprovação, usabilidade e um tempo de uso para poder mensurar o sucesso da customização do ERP, principalmente entre colaboradores que lidam com a ferramenta diariamente. 

Vantagens da customização do ERP 

Agora, veja alguns benefícios que a customização do ERP traz para as organizações que investem em um sistema com diferenciações particulares. 

Aumento de produtividade  

O ERP em si já promove aumento da produtividade, mas um customizado eleva ainda mais, pois os usuários do sistema utilizem apenas o necessário para as funções.  

Além disso, permite que os profissionais remanejem o tempo para tarefas estratégias, em vez de usar com atividades repetitivas. 

Padronização de processos  

Ao utilizar o sistema de gestão customizado, a empresa adquire uma padronização de seus processos, justamente por ser uma automação focada, com utilização igualmente centrada, mapeamento e identificação de problemas. 

Manutenção rápida e assertiva  

Com a customização do ERP, a empresa pode personalizar seus módulos e deixar o software único. Assim, a manutenção fica mais assertiva, pois o fornecedor compreende especificamente a necessidade e utilização do sistema naquela organização. 

Adesão dos colaboradores  

Justamente por haver testes de usabilidade e desenvolvimento do sistema conforme atuação da empresa, a adesão do ERP entre os colaboradores fica muito mais fácil. Além disso, utilização e treinamentos são mais proveitosos. 

Integração com outros sistemas  

Como um dos intuitos dos desenvolvedores e deixar o ERP do melhor modo para a empresa contratante, e altamente possível a integração com outros sistemas utilizados pela organização, de maneira harmônica e funcional. 

Sugestão de leitura – Integração de sistemas: o que é, tecnologias e tendências 

Maior retorno do investimento 

Uma das preocupações dos gestores é entender o Retorno Sobre o Investimento (ROI) em um ERP customizado, principalmente por ser uma aplicação com custo elevado.  

Entretanto seu ROI é muito maior, já que o sistema é desenvolvido para atender com precisão as demandas e necessidades do negócio, garantindo máximo proveito. 

Pontos de atenção na customização do ERP

Por mais que a customização do ERP seja uma prática cada vez mais recorrente, é fundamental que cliente e fornecedor tenham atenção em alguns detalhes, como: 

  • Adaptação ao novo sistema customizado; 
  • Objetivos muito bem definidos; 
  • Planejamento a curto, médio e longo prazo; 
  • Dedicação no treinamento dos colaboradores; 
  • Existência de pessoas chave na equipe; 
  • Apoio dos gestores; 
  • Atenção aos detalhes; 
  • Usabilidade da ferramenta. 
Entenda a parametrização de ERP 

Parametrização de ERP é o processo de estabelecer parâmetros que são empregados no desenvolvimento do sistema de gestão empresarial, no funcionamento e processamento da ferramenta. 

Ou seja, é feito de maneira específica para cada setor da empresa, levando em consideração como cada time atua, dados que são processados, etapas e outros detalhes. 

Diferença entre customização e parametrização 

Como é possível observar, há uma diferença entre customização e parametrização. Enquanto a primeira está atrelada ao desenvolvimento de algo novo dentro do sistema. A segunda é a  

aqui uma diferenciação importante entre customização e parametrização. Enquanto a primeira se caracteriza por criar algo novo dentro de um sistema, a segunda trata de uma repetição de práticas e processos entre dois ambientes 

Complemente sua leitura: Como empresas de todos os portes aumentam a produtividade com o ERP 

ERP da StarSoft 

Sabia que a StarSoft desenvolve o ERP customizado, de acordo com as necessidades da sua empresa? Nossa equipe tem a preocupação de mapear todas as demandas da empresa e acompanhar o processo de criação do sistema, implantação e mensurar resultados. 

O StarSoft Application automatiza rotinas do dia a dia e melhore a performance dos setores. Além disso, adapta-se às diferentes funções, preferências e fluxos de trabalhos da empresa, oferecendo opções flexíveis de configurações, com o intuito de suportar os mais específicos processos. 

Para conhecer mais do ERP da StarSoft e entender as soluções que vão desde Gestão Fiscal a Vendas e Distribuição, fale conosco e receba atendimento focado dos nossos especialistas! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.