Como olhar para a saúde e segurança no trabalho à distância?

O distanciamento social pode ser difícil para as pessoas e perturbar as fibras sociais e econômicas da nossa sociedade. Dada a crise de isolamento existente nas sociedades, provavelmente com a geração jovem mais solitária que temos hoje, o distanciamento social também pode causar danos à saúde das pessoas, causando problemas psicológicos, entre muitos outros. Tudo isso, pela forma com as quais as pessoas conduzem o home office.

Os indivíduos trabalham em casa por vários motivos. Talvez você seja um dos pais que fica em casa ou talvez seu espaço para escritório esteja em reforma. Talvez você esteja com gripe ou, no que diz respeito às manchetes recentes, tentando se isolar à medida que surgem casos de coronavírus em todo o país. Qualquer que seja o motivo do home office, existem maneiras de garantir que você esteja sendo produtivo, saudável e feliz enquanto trabalha em casa.

Trabalhar em casa parece um luxo, mas vem com vários desafios. E se você tiver problemas de conectividade com colegas de trabalho? E se precisar de algo do seu escritório ao qual não tenha acesso? E se for bombardeado com outras distrações domésticas, como animais de estimação, familiares e eletrônicos?

Saúde Mental

Os trabalhadores no local de trabalho também podem ser afetados pela ansiedade e incerteza criada pelo surto de COVID-19. É importante lembrar que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física e tomar medidas para apoiar o bem-estar mental.

Fazer o trabalho é importante para as empresas, mas manter-se saudável (mental e fisicamente) é igualmente crucial para os trabalhadores domésticos. Trata-se de criar limites entre trabalho e vida pessoal e isso pode ser um ajuste difícil.

Faça pausas curtas e ativas durante o dia. Breves períodos de atividade física somam as recomendações semanais. Você pode usar os exercícios como dançar, brincar com crianças e realizar tarefas domésticas, como limpeza e jardinagem, são outros meios para se manter ativo em casa.

Todo o trabalho e nenhuma diversão estressam todos os colaboradores remotos. Quando você tiver agendado um horário para se divertir, terá permissão para sair do trabalho. Concentre-se nos hobbies, no autocuidado e em qualquer outra coisa que o faça feliz por alguns minutos todos os dias. Para uma saúde ideal, também é importante lembrar-se de comer de forma saudável e manter-se hidratado.

Limite o trabalho e instale um seguro

Trabalhar em casa, muitas vezes, é sinal de trabalhar mais. A maioria das pessoas se sente mais produtiva e acaba indo além da conta. É importante estabelecer um limite para os funcionários para que eles trabalhem apenas o necessário. A falta de descanso exato pode levar a exaustão e também prejudicar a produtividade deles. Além de poder causar danos à saúde mental do trabalhador.

Procure um seguro para seus funcionários para caso algum deles se machuque. Mesmo em casa, eles podem desencadear tendinite e algumas outras doenças, sem contar que é indicado que eles tenham acompanhamento psicológico.

Principalmente se começarem a sentirem os sintomas de ansiedade ou depressão. Incentive que eles procurem um profissional ou contrate um que fique à disposição dos seus empregados.

Atividades de interação

Solidão, desconexão e isolamento são problemas comuns na vida profissional remota. Aproveite as oportunidades para conhecer pessoas, conversar sobre interesses comuns e fazer retiros pessoalmente. Garantir que você nutre relacionamentos é crucial para a saúde mental, especialmente quando trabalha de casa.

Logo, as empresas podem criar e oferecer formas com que os funcionários interajam entre si. Alguma plataforma, algum tipo de comemoração em uma sexta-feira. E até atividades que os façam se unir em equipes e competirem uns com os outros.

Além disso, incentive seus funcionários oferecendo cursos online de diversas áreas como liderança, marketing, algo que vá acrescentar em seu currículo e também no trabalho atual, inclusive línguas (como inglês, espanhol, entre outras).

As reuniões feitas por meio de vídeo também podem oferecer aplicativos para a interação. De forma que mesmo que não haja reunião, os funcionários podem se reunir durante alguma parte do dia para interagirem e conversarem sobre assuntos aleatórios, estimulando assim a comunicação com pessoas além das que vivem com os empregados.

Incentive seus funcionários a criarem uma rotina

Seus empregados começam trabalhar quando querem? Mais de 40% das pessoas dizem que seu horário flexível e que isso é a melhor parte do home office. Contudo, é a forma como a pessoa organiza essas horas no dia delas que faz toda a diferença. Seus funcionários tem uma programação diária ou uma rotina definida a seguir?

Ao organizar suas tarefas e delinear os objetivos, os funcionários se preparam mentalmente para o que esperar durante o dia. Então é mais fácil trabalhar para alcançar os objetivos que eles definiram, em vez de vagar vagarosamente em direção a eles.

Esse agendamento também evita que tarefas que não estão na sua lista de tarefas entrem no seu dia. Além disso, peça para que eles separem um tempo para escapar de todas as formas de telas digitais. E que deem aos olhos, pescoço, ombros e costas um descanso muito necessário.

Isso tudo vai dar resultado mais à frente. Para que os funcionários não estejam exaustos e isso prejudique todo o trabalho e a saúde deles. O que também ajuda sua empresa a continuar com a rotina de trabalho intacta, mesmo estando em home office. O que você precisa fazer é, o tempo todo, arrumar formas que estimulem os funcionários a manterem a produtividade e também a saúde mental boa.

Confira nosso site

Após todas essas dicas, é importante lembrar que o home office, hoje, só é possível por meio da grande evolução da tecnologia. E com ela também, são desenvolvidos diversos software por empresas para facilitar a vida de empresas e trabalhadores. E oferecemos esse trabalho com qualidade.

Nós somos especialistas em softwares de gestão empresarial, a StarSoft utiliza a tecnologia para potencializar resultados, otimizar processos e reduzir custos. Dispomos de um portfólio de soluções completo em: ERP, RH, Gestão Fiscal, Gestão de Frotas e Business Intelligence. Não deixe de acessar nosso site para saber mais e, claro, contate nossa equipe.

 

Acompanhe as redes sociais da StarSoft e tenha acesso a mais conteúdos exclusivos além de dicas e tendências.

Linkedin: @StarSoft Brasil

Facebook: @StarSoftBR

Canal YouTube: @StarSoft Brasil

Paste your AdWords Remarketing code here