Documento que comprova pagamento de salário

Documento que comprova pagamento de salário – atualizado 2020

O documento que comprova o pagamento do salário por parte da empresa pode ter vários nomes: demonstrativo de pagamento, holerite, contracheque, folha de pagamento e daí por diante.

Tal documentação é de vital importância, seja para o colaborador ou para a empresa, pois nela consta todos os registros financeiros gerados durante o mês, servindo como comprovante de renda para abertura de crediários e financiamentos, além de garantir que o valor do salário depositado pela empresa está correto.

Hoje, a StarSoft separou tudo o que você precisa saber sobre o documento que comprova o pagamento de salário.

Documento que comprova pagamento de salário

Se você trabalha formalmente, provavelmente recebe, mês a mês, uma folha que consta todos os lançamentos financeiros e descontos do seu salário bruto.

Ela é responsável por demonstrar ao funcionário que a empresa está cumprindo com as responsabilidades a ela atribuídas, gerando transparência entre ambos os lados e garantindo que todos os direitos do colaborador estão sendo respeitados.

Tal folha é o documento que comprova o pagamento de salário, também podendo ser chamada de holerite, contracheque, demonstrativo ou folha de pagamento, e daí por diante, conforme a região onde você reside.

 

Quais informações devem ter nesse documento?

Pegue o seu contracheque em mãos e confira com a gente:

  • Assinatura do colaborador;
  • Dados da empresa, como CNPJ e razão social;
  • Dados do colaborador, como o nome e o cargo;
  • Salário base, sem o acréscimo de valores fixos ou variáveis;
  • Horas extras;
  • Adicional noturno;
  • Parcelas integrantes;
  • Salário família;
  • Descontos (adiantamento, previdência, IR, contribuição sindical, Pensão, Vale transporte e alimentação)
  • Rodapé, onde indica os valores do salário-base, da contribuição ao INSS, base de cálculo do FGTS, o FGTS do mês, a base do cálculo do imposto de renda e a faixa do imposto de renda.

 

Qual a importância do documento que comprova o pagamento de salário?

A emissão do holerite traz consigo vários benefícios aos colaboradores e à empresa como um todo. Com ele, é possível que a empresa tenha um controle sobre os salários de cada colaborador, além de respaldá-la, já que é a confirmação do cumprimento de seus compromissos.

Por outro lado, esse documento é de extrema importância ao funcionário, pois ele acaba tendo um maior controle sobre seus descontos do salário e os motivos para que esses descontos aconteçam.

Além disso, o contracheque também passa a servir como um comprovante de renda na abertura de contas bancárias, crediários ou solicitações de financiamento e empréstimos.

Mas, afinal, para que serve o documento que comprova o pagamento de salário?

Que ele é extremamente importante para você garantir os seus direitos, você já sabe, mas ele não é só uma mordomia disponibilizada pela empresa, esse documento é uma obrigação firmada em lei, conforme o artigo 464 da Consolidação das Leis do trabalho (CLT).

Sendo assim, fique ligada(o), pois, hora ou outra, esse documento deve passar por suas mãos para ser assinado, mesmo se tratando de uma pessoa analfabeta – mediante impressão digital ou a seu rogo -, tornando o holerite um direito básico de todo trabalhador formal.

Em outras palavras, essa documentação  serve exclusivamente como um instrumento comprobatório de uma relação trabalhista, atestando que a empresa está pagando seu salário conforme acordado em contrato.

 

Eu preciso guardar o demonstrativo de pagamento?

O contracheque é um dos documentos mais importantes entre a relação de uma empresa com o funcionário e precisa, sim, ser guardado se você quer ter seus direitos garantidos em possíveis enroscos judiciais no futuro.

A maioria dos colaboradores não guarda esse documento, sendo que o recomendado é que ele seja mantido com você por, pelo menos, cinco anos.

Esse tempo foi projetado pensando em possíveis cobranças de direitos trabalhistas, já que o trabalhador tem até dois anos após sair da empresa para efetuar cobranças em caso de erros percebidos posteriormente. Então, fique sempre atenta(o) aos seus direitos.

Paste your AdWords Remarketing code here