eSocial atrasado? Regularize - Saiba como

eSocial atrasado? Regularize – Saiba como

Criado com o intuito de reduzir a burocracia na contratação de empregados, o eSocial é uma obrigação dos contratantes e merece uma atenção acentuada para que não hajam problemas no recolhimento dos tributos exigidos pelo Ministério da Economia. 

O documento é mensal – com vencimento até o dia 07 de cada mês – e em casos de atraso na emissão, a regulamentação deve ser feita o quanto antes. 

Está com o eSocial atrasado? Não se preocupe! No post de hoje, iremos te explicar como regulamentar essa documentação para evitar possíveis enroscos com o fisco.

 

eSocial atrasado: como regularizar

Ser empregador é estar de olho na legislação o tempo todo para evitar o acarretamento de pendências com o Ministério do Trabalho. Uma das obrigações a serem cumpridas é a emissão do eSocial, evitando ao máximo erros e atrasos em sua formulação. 

Podendo ser quitado em lotéricas, agências ou correspondentes bancários e canais eletrônicos do seu banco, esse pagamento precisa ser feito até o dia 7 de cada mês, sendo capaz de um adiantamento para o dia útil anterior em casos de finais de semana. 

Tendo em vista a importância do pagamento do eSocial, evitar atrasos é primordial para eludir atritos com a legislação, contudo, isso pode vir a acontecer, devido às altas responsabilidades atribuídas ao empregador, que precisa lidar com maestria com suas jurisdições.

Mas como regularizar eSocial atrasado?

A primeira coisa a ser feita é identificar quais guias estão atrasadas. Para isso, basta você acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal e seguir os seguintes passos:

– Digite seu CPF, código de acesso e senha na página de acesso

– Depois, no menu e-CAC, clique na opção “Pagamentos e parcelamentos”

– Em “Pagamento”, escolha o item “consulta comprovante de pagamento – DARF, DAS, DAE e DJE”

– Na próxima tela, escolha a opção “Tipo de pagamento” e selecione a DAE

– Então, é só preencher as informações com os dados solicitados, como o período, em meses, da pesquisa desejada e clique em “consultar”

Logo após você seguir os passos descritos acima, o próprio sistema identificará quais as competências quitadas. Os meses que não aparecem são os pagamentos que ainda estão em aberto.

Agora que você já tem em mãos as pendências do pagamento do seu eSocial, basta emitir as guias que estão em atraso. Para realizar esse procedimento, não há grandes segredos. 

– Digite seu CPF, código de acesso e senha na página de acesso

– Depois, no menu e-CAC, clique na opção “Pagamentos e parcelamentos”

– Em “Pagamento”, escolha o item “consulta comprovante de pagamento – DARF, DAS, DAE e DJE”

– Na próxima tela, escolha a opção “Tipo de pagamento” e selecione a DAE

– Ao escolher o mês e ano da apuração, complete com os dados do eSocial em atraso, que estará com a situação como “Encerrada”

– Depois de clicar na guia, selecione a opção “Editar Guia” e nas opções “Emitir DAE” das próximas telas.

– O sistema, por fim, irá liberar a guia com vencimento na mesma data da emissão em atraso, já com juros e multas somadas ao valor.

Lembre-se que só é possível emitir uma guia por vez, e que você deve estar preparado para arcar com os custos no mesmo dia, já que, na ausência do pagamento, as multas e juros continuarão sendo somadas no valor total. 

O StarSoft Applications contará com um novo módulo destinado ao controle e gerenciamento das informações enviadas e processadas. Por isso, você pode contar com a gente para auxiliar o seu negócio em horas como essa. 

Clique aqui e entre em contato com a gente e saiba mais sobre essa solução!

Paste your AdWords Remarketing code here