Exame Admissional

Exame Admissional – O que é?

O exame admissional é um procedimento obrigatório previsto no artigo 168 da CLT, mas que gera muitas dúvidas quanto a sua importância ou como deve ser realizado.

Ele consiste em uma avaliação médica obrigatória que serve para conferir a saúde do profissional, com o intuito de saber se ele está fisicamente apto para realizar as suas funções do cargo para o qual ele foi contratado.

Durante um processo seletivo, o RH normalmente irá focar na avaliação das qualificações, experiências e perfil do candidato. Mas, além dos aspectos de recrutamento e seleção envolvidos, existem obrigações que envolvem a admissão do funcionário e que, obviamente, não podem de forma alguma serem ignoradas. E um desses procedimentos é o exame admissional.

 

Importância do exame admissional

Se você é dono de uma empresa, você deve saber das normas que o Ministério do Trabalho e a CLT – Consolidação das Leis de Trabalho – preveem na lei. Mais especificamente, o artigo 168  da CLT que consiste em testes físicos e mentais aplicados aos pacientes por um profissional especializado em medicina do trabalho.

A importância do exame admissional consiste em:

  • Detectar doenças ou limitações que poderão impedir ou prejudicar o profissional no exercício de suas atividades;
  • Garantir a contratação de colaboradores capazes de exercer suas funções com bom desempenho;
  • Fornecer orientação em caso de contratação de pessoas com necessidades especiais;
  • Reduzir acidentes no ambiente de trabalho;
  • Diminuir o absenteísmo causado por doenças.

Quais exames admissionais precisam sempre ser feitos

Agora que você já sabe a importância que os exames admissionais têm, está na hora de saber quais deles você precisa que sejam realizados. Isso mesmo! Alguns são obrigatórios. Por isso, criamos a lista abaixo para te guiar:

Anamnese Ocupacional

Ela se trata de uma entrevista que o médico faz com o trabalhador, onde reune-se uma série de perguntas com a intenção de saber sobre os antecedentes na saúde daquela pessoa. Em outras palavras: o histórico médico do trabalhador.

Entre as perguntas, as mais comuns são:

– Como era o trabalho no seu último emprego?

– Você era exposto(a) a algum risco à saúde?

– Já passou por alguma cirurgia?

– Possui alguma doença? Se sim, como é o tratamento?

– Utiliza algum medicamento controlado?

 

Pressão arterial e batimentos cardíacos

Nos exames, o médico especializado também deve checar qual é a condição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos do funcionário. Nesse momento, é importante que seja informado ao profissional se no histórico do paciente há problemas cardíacos ou de pressão.

 

Saúde das articulações

Esse exame é muito importante caso o cargo exija esforço ou posições repetitivas. Pois as articulações devem ser checadas para evitar que possíveis quadros sejam agravados. Então, avalia-se a postura, movimentos e possíveis lesões articulares.

Lembre-se  que, da mesma forma que esses exames são obrigatórios, existem exames que, em nenhuma hipótese, a empresa pode exigir. Entre eles HIV, teste de gravidez, toxicológico ou qualquer outro teste que possa expor o funcionário ao constrangimento.

 

Como a Starsoft pode ajudar o seu RH

Como vimos, a realização desses exames é muito importante e, portanto, precisa ser monitorada com cuidado pelo RH. Para te auxiliar, contamos com uma solução completa para que a sua empresa caminhe corretamente conforme os passos da legislação trabalhista.

Para saber mais dos nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco. Afinal, fiscalizar todas as legislações não é um trabalho para se fazer sozinho e precisa de uma atenção redobrada.

Paste your AdWords Remarketing code here