função do crm

Função do CRM – Saiba mais sobre esta importante ferramenta de gestão

Resumo

Hoje no blog da StarSoft você vai ler sobre qual é a função do CRM, que na verdade são várias e podem ajudar você à profissionalizar ainda mais sua gestão empresarial. 

O termo CRM é uma sigla para “customer relationship management”, ou programa para relacionamento com clientes. 

É uma forma inteligente de agrupar dados estratégicos que, como resultado, pode fidelizar seus clientes e aumentar o ticket médio, além de aumentar a percepção que os clientes têm sobre sua empresa, ao prestar um serviço mais personalizado.

Mas afinal, qual é a função do CRM? 

O CRM em si é um sistema com a função de agrupar dados importantes da empresa a respeito de seus clientes, processos e pessoas. Existem várias informações e dados que podem ser integrados à um bom CRM, contemplando diversas áreas da empresa. 

É importante que uma boa ferramenta de CRM considere especialmente quatro setores da empresa: atendimento, vendas, marketing e pessoas. Entenda melhor o que cada área pode alcançar e otimizar com essa solução. 

 

  • Função do CRM para Força de Vendas

Quando vale um bom lead? Essa é uma pergunta que nunca conseguiríamos responder sem um bom sistema de relacionamento com o cliente. 

Por meio desse software você terá informações valiosas sobre seu cliente em potencial, em todos os estágios da venda, até fidelizá-lo.

Com as informações certas no seu CRM, você aprenderá mais sobre seus clientes, além de identificar hábitos e necessidades não percebidas por ele. 

Dentro do sistema você também pode adicionar seu time comercial, atribuindo funções aos respectivos responsáveis e dando toda a informação necessária para continuar o atendimento ao longo do caminho.  

Essa é a principal função do CRM para a força de vendas: dar toda informação necessária para que sua equipe possa explorar o potencial de compra de cada lead, além de tornar suas decisões mais simples.

Uma análise mais crítica pode te ajudar a identificar gaps e melhorias que precisam ser implementadas em seu processo de vendas. Sem um CRM, você simplesmente não consegue ver onde estão errando, pois não há dados.

 

  • Função do CRM para atendimento

Parte fundamental da experiência dos clientes com qualquer empresa é o atendimento recebido como suporte. 

Com clientes cada dia mais exigentes, o atendimento personalizado faz com que as empresas ganhem vantagem competitiva e preferência dos consumidores.

Qualquer consumidor gosta de ser atendido de forma personalizada e única, sendo chamado pelo nome e com um belo histórico de informações a respeito. 

Para a equipe de suporte e atendimento, a função do CRM é oferecer um ambiente que organize as informações fundamentais. 

Quando você precisa gerenciar ligações, contatos, tickets, reclamações e solicitações dos clientes, é o módulo de atendimento que permite categorizar, priorizar, responder e organizar os contatos. 

Com um sistema adequado, sua equipe precisa se preocupar apenas em prestar o melhor atendimento para o cliente.

 

  • Função do CRM para o Marketing

Para o marketing, ter um CRM torna as ações mais assertivas e estratégicas. Afinal de contas, ter dados históricos de seus clientes é uma base de informações muito valiosa para ações de publicidade e retenção. 

No módulo de marketing, você pode planejar, criar e gerenciar campanhas que abrangem toda a jornada de conversão dos seus leads, ou seja, desde a primeira interação de interesse com sua empresa até um possível fechamento. 

Dentro do CRM também é possível trabalhar com campanhas de e-mail marketing, de forma personalizada, segmentando a base que você já tem cadastrada. 

A geração de novos leads qualificados é muito influenciada pela qualidade da informação que o time de marketing recebe. Quanto mais informações, maior a assertividade dessas e outras ações. 

A implementação de um CRM é um passo decisivo na trajetória de qualquer empresa que quer crescer de forma saudável e estratégica. 

Na realidade, os clientes já nos fornecem dados em todas as interações, a diferença é que algumas empresas decidem coletar e trabalhar com esses dados, e outras não. 

 

A StarSoft tem como uma de suas melhores soluções o StarSoft 1CRM, um software completo para gestão de clientes, com todas as funcionalidades comentadas acima e muito mais. 

Entre em contato com a nossa equipe e solicite mais informações!

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