Gare ICMS atrasado

Gare ICMS atrasado – O que fazer?

Sabemos que o lucro não é o único fator vital para que uma empresa mantenha suas portas abertas.  São inúmeras responsabilidades fiscais e administrativas que precisam ser regidas para que não hajam problemas com o fisco.

É fato, infelizmente, que dar conta de todas essas atribuições pode ser uma tarefa difícil e atrasos podem acontecer. O importante é atentar-se a esses atrasos o quanto antes e correr para regularizá-los, afinal, é preciso arcar  com várias consequências quando não se está em dia com esses encargos financeiros.

Cumprir o pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ou ICMS, é muito importante para manter a sua empresa regular e prevenir problemas fiscais. Mas o que fazer quando o Gare ICMS está atrasado? É sobre isso que iremos falar no post hoje!

Gare ICMS atrasado – O que fazer?

Realizar o pagamento do ICMS em atraso não irá lhe trazer grandes dores de cabeça, mas é preciso ter em mente que juros serão acrescidos ao valor.

O percentual de multa varia de estado para estado, por isso, consulte os valores atualizados correspondentes ao local em que sua empresa está localizada para valores mais concretos.

Para exemplificar, podemos utilizar como base os juros no Estado de São Paulo, onde as taxas variam de 2%, 5%, 10% ou 20%, conforme o prazo, confira:

 

– 2% até o 30º dia contado da data em que deveria ser feito o recolhimento;

– 5% do 31º ao 60º dia contado;

– 10% a partir do 60º dia;

– E 20% a partir da data em que tiver sido inscrito na Dívida Ativa.

 

Em casos de parcelamento da dívida, o cálculo será embasado na data em que for protocolado o respectivo pedido.

Para emitir as guias, basta acessar a tela de serviços do autoatendimento > Impostos em Atraso > Cálculo de Impostos em atraso;

 

1º Cadastre os feriados e vincule ao município;

2º Na aba “Trabalhista”, selecione o botão “Novo”;

3º  Selecione o grupo de imposto para cálculo;

4º Informe o código da receita do imposto;

5º Selecione o cliente ou não cliente/esporádico;

6º Informe a data de referência, vencimento, recolhimento e valor original;

7º Caso hajam observações, insira no campo de observações;

8º Clique em “Calcular”;

9º Confirme para gravar o cálculo do imposto;

10º Após confirmar o cálculo do imposto, clique no botão imprimir para emitir a guia.

Consequências no atraso do ICMS

Deixar de pagar os impostos não é o ideal em nenhum cenário. Isso porque sua empresa pode arcar com uma série de consequências que podem prejudicar a saúde financeira dela.

Em primeiro lugar, saiba que atrasar o pagamento de impostos acarreta em diversos prejuízos a longo prazo para o estabelecimento. O primeiro deles, como você sabe, é a submissão a multas e taxas de juros altíssimas.

Além disso, você enfrentará dificuldades em conseguir novos empréstimos ou linhas de crédito para o seu negócio, o que pode tornar a tarefa de colocar as contas da empresa em dia  em algo mais complicado.

Para pequenas e médias empresa, o atraso de impostos pode ser bem maléfico, já que tal atitude pode impedir o estabelecimento de participar de seleções e programas de concorrência pública, além de colocá-lo na lista de inadimplentes.

Em casos mais extremos, se sua empresa for acusada pela Receita Federal, a situação ficará mais complicada. Nesse cenário, os funcionários envolvidos com o pagamento de tributos podem responder pela ação e, se ficar comprovado que a empresa facilitou, contribuiu ou incentivou a sonegação de impostos, os sócios e diretores também serão responsabilizados.

É totalmente compreensível quando a empresa não tem recursos disponíveis para arcar com todos os impostos e pagamentos e precisa ranquear quais os tributos mais importantes a serem pagos, deixando os demais em segundo plano. Porém, negligenciar o pagamento dos impostos pode causar danos irreparáveis.

 

Por isso, além de uma equipe atenta nos prazos e valores, é preciso contar com outras ferramentas que auxiliem na gestão tributária. Clique aqui e conheças as soluções da Starsoft para auxiliar o seu negócio e impedir que qualquer prazo seja excedido.

Paste your AdWords Remarketing code here