Importância de pesquisa de Clima Organizacional em tempos de Home Office

No Brasil, mais de 90% das pessoas são infelizes no trabalho. Por outro lado, a satisfação no ambiente de trabalho tem ligação direta com a motivação, o que leva a produtividade. Portanto, a conclusão é lógica que empresas com colaboradores infelizes, tem uma performance pior.

Para complementar esta situação, todos estamos vivemos um momento nunca experienciado na história humana. A pandemia do Coronavírus e a quarentena se estendem por um longo tempo. Colaboradores estão trancados em casa, com medo de ficar doentes e de uma segunda onda da doença que pode ser ainda pior.

Por isso, a pesquisa de clima organizacional em tempos de home office se torna ainda mais importante. Continue a leitura do post e entenda o motivo.

 

Qual é o papel da pesquisa de clima organizacional?

 

Antes de mais nada, é preciso entender o que é a pesquisa de clima organizacional e por que é tão importante. A satisfação do colaborador é essencial para avaliar o ambiente da empresa. Logo, se seu objetivo é determinar como o colaborador se relaciona com o negócio, a melhor forma perguntando diretamente a ele.

Isso é importante saber, pois existem inúmeros fatores envolvidos no clima organizacional:

– Motivação;

– Fato do profissional se sentir ouvido;

– Estrutura para trabalho;

– Condições de crescimento e oportunidades;

– Visão clara do objetivo;

– E muito mais.

Cada um deles pode contribuir para o bem-estar do colaborador.

E este é o objetivo de qualquer empresa, colocar o colaborador na melhor posição para ter sucesso.

Além disso existem diversos tipos de pesquisas que podem ajudar a sua empresa a garantir a mensuração e a proximidade dos colaboradores, ainda mais agora em período de isolamento e quase que total de home office, confira aqui e saiba tudo.

O que acontece com o colaborador em home office?

 

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Você S/A, 78% dos profissionais se sentem mais produtivos trabalhando de casa. É um resultado que, a princípio, surpreende. Afinal, o home office, em muitos casos, não foi planejado, sendo uma solução momentânea para o isolamento.

Ainda segundo a pesquisa, a comunicação com a empresa e com a liderança ir bem e a estrutura para trabalhar em casa são os maiores fatores para tranquilizar o trabalho remoto.

Por outro lado, também como esperado, a pesquisa mostra que o nervosismo existe. Mais da metade dos entrevistados se classifica como “altamente ansioso”.

Importância de pesquisa de clima organizacional no home office

Com isso, chegamos no cerne da questão. Como vimos na pesquisa acima, a comunicação entre empresa e colaborador deve ser ainda mais eficiente no home office. Afinal, se o colaborador tem algum pro blema, é muito mais difícil perceber.

Em certos casos, ao observar o comportamento e a linguagem corporal do profissional no escritório, é possível detectar algum problema.

A pesquisa é uma forma de trazer um canal para o colaborador se sentir ouvido, podendo apontar certos problemas que passam despercebidos pela gestão. Por exemplo, se sente que os canais de comunicação e colaboração não são tão aberdos coltos quanto deveriam, isso é um enorme problema.

 

O que procurar nas pesquisas de clima organizacional?

 

Portanto, o ideal é fazer pesquisas frequentes e que procurem responder alguns pontos específicos.

Por exemplo, em tempos de home office, cada reunião ou encontro virtual precisa ser a mais eficiente possível. Como elas não acontecem o tempo todo, é preciso tirar o máximo proveito de cada oportunidade. Procure saber se as reuniões estão sendo positivas no ponto de vista dos colaboradores. Caso não, entenda o que pode ser feito para melhorá-las.

Outro ponto crucial para manter a motivação e o clima neste momento é em relação ao reconhecimento feito pela empresa para o colaborador. Afinal, não é mais possível dar um tapinha nas costas ou um elogio na hora do almoço.

É mais uma ação que o gestor e o RH precisam fazer de forma proativa. Na pesquisa, você pode procurar saber se o colaborador acha que seu trabalho é reconhecido e se a empresa mostra que reconhece o trabalho dos outros.

Também é indispensável investigar como é feita a interação entre os colaboradores. O primeiro ponto a avaliar são as ferramentas usadas.

É natural que haja uma certa dificuldade em se adaptar às novas soluções adotadas, mas também é preciso garantir que as funcionalidades têm ligação com as necessidades do colaborador no seu dia a dia.

Outra pergunta é em relação a ligação entre as pessoas. É preciso um certo cuidado para não criar um clima ruim, mas o ideal é entender se os colaboradores estão disponíveis para interações.

Por fim, é preciso abordar como as pessoas estão. O RH moderno se preocupa com o bem-estar do colaborador acima de tudo e, como vimos acima, a ansiedade está bem alta neste momento.

Além disso, pode ser que o colaborador encontre muitas dificuldades em trabalhar de casa. Imagine uma família com duas pessoas casadas e mais duas crianças, sem ninguém poder sair há mais de 4 meses. Isso pode tornar o processo extremamente difícil.

Neste caso, a empresa pode tentar encontrar uma solução para facilitar o trabalho deste colaborador.

 

Trabalhar remotamente passa a ser parte da cultura

 

Contudo, se a cultura da empresa já é forte e foi bem cultivada ao longo do tempo, isso contribui para tornar o processo de home office mais simples. É natural que, desde os colaboradores até a liderança, procurem a melhor forma possível de fazer o seu trabalho nesta situação.

O que jamais pode acontecer é deixar os valores e a cultura da empresa de lado simplesmente porque as circunstâncias mudaram. Pelo contrário, neste momento de dificuldade é que a empresa mostra o real apreço por sua cultura.

Deixa de ser apenas “discurso de Marketing”, para se colocar na prática. Ou seja, não somente é o momento da sua empresa falar que cuida do colaborador, mas realmente fazê-lo.

A verdade é que este é um momento de adaptação, tanto para os colaboradores como para a própria empresa. Afinal, a situação é inédita na história e ninguém estava preparado para ela. Por isso, o ideal é que todos se preparem para lidar com ela juntos.

Por isso, a pesquisa de clima organizacional em tempos de home office é tão importante.

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