Livros Fiscais - O que são?

Livros Fiscais – O que são?

Contendo dados fundamentais para emissão de relatórios fundamentais para a gestão fiscal, os livros fiscais também são importantes para o acompanhamento das atividades da empresa. No post de hoje, vamos explicar o que são estes documentos e como otimizar a entrega de suas informações.

O que são livros fiscais?

Eles são documentos que reúnem todos os registros fiscais de entrada e saída da empresa. Neles são classificadas as informações por tributos, apontando o período de apuração e tipo de recolhimento.

Os livros fiscais representam uma obrigação para as empresas, sendo exigidos pelos fiscos municipais, estaduais e federal. 

A obrigatoriedade da emissão dos livros fiscais relaciona-se diretamente com o regime tributário adotado pela empresa. Assim como os tributos incidentes sobre suas atividades. 

Tipos de livros fiscais 

São vários os livros fiscais obrigatórios, confira abaixo alguns deles:

Registro de entradas – neste livro é registrada a escrituração dos documentos fiscais relacionados às entradas de bens. Bem como de mercadorias e serviços. Este livro é obrigatório para empresas contribuintes do ICMS.

Registro de saídas – livro onde são lançadas as saídas de mercadorias do estabelecimento.

Registro de impressão de documentos fiscais – este livro contém todos os documentos impressos pela empresa.

Registro de inventário – onde são lançadas todas as mercadorias que estão no estoque, quando é feito o levantamento da empresa.

Registro de apuração de ICMS – onde são inventariados os valores contábeis e fiscais, nas operações de entrada e saída relacionadas ao Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços.

Registro de Apuração de IPI – composto pelo registro dos valores contábeis e fiscais, nas operações de entrada e saída relacionadas ao Imposto sobre Produtos Industrializados.

Livro de operação do Lucro Real (LALUR) – utilizado para registrar o lucro da empresa, este livro é obrigatório para empresas optantes pelo Lucro Real.

Automatização dos livros fiscais

Os livros fiscais envolvem muitas atividades e, para facilitar estas tarefas, as empresas optam por utilizar sistemas de gestão integrada. 

Estes sistemas são compatíveis com a plataforma do SPED e trazem inúmeras facilidades. A StarSoft, por exemplo, possui um módulo de Gestão Fiscal totalmente dedicado a este tema.

Com ele, a emissão dos livros fiscais é realizada de acordo com a legislação fiscal nacional. Assegurando assim a apuração eficiente dos registros fiscais de entrada e saída. 

O módulo organiza, ainda, as informações por tributos, com seus períodos de apuração e tipo de recolhimento. Também é complementado por vários relatórios e consultas diversas, facilitando o acompanhamento e eventuais ajustes fiscais.

Quer saber mais sobre esta solução e conhecer todas as suas funcionalidades? Entre em contato ou preencha este formulário para solicitar uma demonstração.

Paste your AdWords Remarketing code here