Manutenção de Estoque

Manutenção de Estoque – O que é? Quando fazer?

Ao reger um bom controle de estoque, você não está apenas controlando as entradas e saídas de produtos do seu negócio, mas se envolvendo com diferentes equipes que fazem parte da logística da empresa, como vendas e financeiro. Afinal, se o estoque não está bem organizado, é bem provável que essas áreas sejam afetadas, causando um grande desequilíbrio na sua gestão.

Para te auxiliar, separamos no post de hoje quais são as principais características da Manutenção de Estoque, desde o que ela é até a melhor maneira de realizá-la.

O que é manutenção de estoque?

A manutenção de estoque tem como objetivo o equilíbrio razoável da disponibilidade do produto conforme a sua respectiva demanda. Isso possibilita manter um estoque mínimo com os menores níveis possíveis sem acumular ou afetar a disponibilidade desejada pelos clientes. Dessa forma, o estoque age como um amortecedor entre a oferta e a demanda. 

Ela contribui parcialmente com o custo total da logística, o que a torna uma atividade logística primária, sendo também essencial para uma gestão de metas e objetivos logísticos de boa qualidade para a empresa

É muito importante usar o estoque como regulador de demanda, pois ele é responsável por aproximadamente um a dois terços dos custos logísticos, o que diminui a espera e satisfaz o cliente de forma mais rápida e efetiva.

Como fazer manutenção de estoque?

Manter o estoque sempre organizado é o primeiro passo que você precisa dar. Organizando ele em setores a tarefa fica ainda mais fácil. Para que isso seja possível, você pode definir um padrão de organização, dividindo produtos, mercadorias ou materiais em setores. Tudo isso de acordo com os processos da empresa para que isso não gere nenhuma confusão.

Além disso, é muito importante você eliminar toda e qualquer perda de tempo, pois esse fator apenas prejudica o rendimento dos vendedores. Uma estratégia para você aperfeiçoar essa tarefa é através da criação de um mapa do estoque acessível para todos os vendedores. Providenciando tal mapa para que a equipe consulte e encontre o que precisa com mais agilidade, você garante mais agilidade e rapidez nas ações.

Lembre-se de manter seu estoque sempre bem arejado e iluminado, pois isso não só garante a segurança e integridade dos itens comercializados, mas também facilita o trabalho dos vendedores e a manutenção de todo o processo de organização. 

Mas, cuidado, não negligencie essa responsabilidade, pois os custos para a correção de erros podem ser bem grandes no futuro.

Realizando esses passos para a manutenção do seu estoque na logística, você não terá nada a perder, mas pelo contrário. Será questão de pouco tempo para que você consiga poupar recursos financeiros, tendo o estoque sem excessos ou faltas e percebendo uma considerável redução de desperdício, além de garantir um gerenciamento mais eficaz na rotina da sua empresa.

 

Se você precisa daquele empurrãozinho para colocar tudo isso em prática, não exite em chamar a Starsoft. Através da implantação da nossa solução no seu negócio, conseguiremos juntos fazer a sua empresa crescer através de um gerenciamento inteligente e eficaz para alcançar os melhores resultados.

Clique aqui e entre em contato conosco!

Paste your AdWords Remarketing code here