Pandemia: 3 dicas para otimizar o processo de Recrutamento e Seleção

A pandemia ocasionada pelo coronavírus alterou profundamente os processos e/ou operações das empresas. Um exemplo, nesse sentido, foram as vendas e atendimento ao cliente.

Hoje, devido ao isolamento social, medida adotada pela maioria dos estados federativos, como forma de combater o contágio acelerado pelo coronavírus, as organizações tiveram que se reinventar, realizando vendas a partir do sistema delivery e criando perfis em redes sociais para compartilhar suas soluções e reforçar suas vendas.

O processo de Recrutamento e Seleção de talentos também sofreu impacto. Afinal, não é recomendado, nesse período, qualquer aglomeração ou contato físico.

Todavia, é possível adotar algumas estratégias para otimizar esse processo na pandemia. Confira, a seguir, três!

1. Crie perfis em redes sociais e invista em Marketing de Conteúdo

Nos dias atuais, é fato que a maioria das pessoas conta com perfis em redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, que são algumas das mais populares.

A título de informação, o Facebook conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos, ou seja, uma boa fatia da população mundial possui conta nessa rede social. Atualmente, o mundo possui uma população de cerca de 8 bilhões de pessoas.

O Instagram, por sua vez, possui mais de 1 bilhão de usuários ativos. Por fim, o LinkedIn, mais de 250 milhões.

Entre os usuários dessas redes sociais, estão profissionais a procura de emprego, executivos, pessoas que desejam mudar de carreira, em resumo, talentos. Então, por que não aproveitar essa oportunidade?

Por isso, criar uma conta nessas redes sociais pode fazer com que o seu processo de Recrutamento e Seleção seja um sucesso, pois aumenta as suas chances de alcançar talentos incríveis.

No entanto, além de criar uma conta nessas plataformas de interação social, é fundamental que invista em Marketing de Conteúdo.

Para quem ainda não sabe, Marketing de Conteúdo é uma estratégia do Marketing Digital que se vale da produção, divulgação e promoção de conteúdos para atingir um objetivo, em específico, ou vários, a depender dos interesses da organização.

O conteúdo pode assumir formas ou formatos diversos, como texto, imagem e vídeo, por exemplo. O formato deve ser selecionado conforme o perfil do público a que se destina.

Muitas vezes, como sabemos, os profissionais não sabem muito bem como proceder diante de uma vaga que está sendo ofertada por uma empresa. Ficam perdidos, não tendo conhecimento sobre como montar o currículo e para qual canal enviá-lo, se por e-mail, redes sociais ou página específica, que geralmente podemos encontrar em um site, sob o título “Trabalhe Conosco”.

O conteúdo criado e divulgado pode abordar não apenas essas demandas, ou seja, de ensinar como montar de forma eficiente um currículo, mas por qual canal enviá-lo, mas também os processos seletivos em andamento ou que serão criados ao longo do tempo, conforme as necessidades da empresa.

O conteúdo pode seguir vários caminhos, de acordo com os interesses da empresa:

– Educativo;

– Promocional;

– Comercial;

– Etc.

Em conclusão, criar perfil em redes sociais e investir em Marketing de Conteúdo são algumas das maneiras de otimizar o processo de Seleção e Recrutamento, uma vez que isso pode fazer com que sua empresa encontre o profissional que deseja com maior agilidade.

É um caminho que se encaixa perfeitamente com a situação pela qual estamos passando, que solicita distanciamento social, mas isso não significa dizer que a sua empresa deve deixar suas operações de lado.

2. Invista em tecnologias de contato social, como tecnologias de chamada de vídeo, por exemplo

Outra forma de otimizar o seu processo de Recrutamento e Seleção é investindo em tecnologias de contato social, ou melhor, de interação social, que possibilite a sua empresa se comunicar com os candidatos durante tal procedimento.

Hoje, por conta do distanciamento social, muitas das empresas têm adotado as tecnologias de chamada de vídeo, as quais permitem a uma empresa conversar com o candidato, prosseguindo, assim, ao seu processo de Recrutamento e Seleção.

Tecnologias de chamada de vídeo se colocam hoje não apenas como uma solução para que uma empresa dê prosseguimento ao seu processo de Recrutamento e Seleção, mas também se apresentam como uma ferramenta que pode modernizar tal operação, conferindo a ela maior segurança e assertividade.

É muito mais fácil avaliar um candidato utilizando tanto a observação oral quanto facial, para se certificar de que ele é o profissional certo para ocupar a vaga/função em oferta.

3. Adote um sistema de gestão (ERP)

Um sistema ERP, também conhecido como sistema integrado de gestão empresarial, é uma solução que pode otimizar, e muito, o seu processo de Recrutamento e Seleção, uma vez que conta com funções/recursos que tornam a realização desse procedimento mais seguro e consistente.

Entre os recursos que podemos encontrar em um sistema ERP, está a integração de dados. Assim, por exemplo, é possível encontrar várias informações sobre um ou mais candidatos em um único ambiente, o que pode garantir ao gestor de RH maior capacidade de análise.

Além disso, muitos dos sistemas ERP contam com recursos de envio de e-mail ou SMS para candidatos, o que otimiza o procedimento de comunicação entre empresa e candidatos durante o processo de Recrutamento e Seleção.

Por exemplo, já pensou como seria custoso para a sua empresa, que está fazendo um processo de seleção para ocupar 200 funções, digamos, ter que entrar em contato com cada um para informar que passaram para a próxima etapa? Isso poderia fazer com que a sua organização perdesse muito tempo.

Um sistema ERP resolve isso em questão de segundos, pois pode ser configurado para envio de e-mails e/ou SMS automático, para cada candidato que passou numa etapa e está seguindo para a próximo.

O bom é que um sistema ERP cai perfeitamente bem em qualquer que seja o evento/ocasião, estejamos ou não dentro de uma pandemia, como é o caso.

Como se observou, é possível obter eficiência e produtividade no processo de Recrutamento e Seleção de sua empresa, de modo a fazer com que ela alcance o sucesso em relação a essa tarefa, em especial.

Para ler outros conteúdos como este, não deixe de acessar nosso blog. Podemos contar com você?

Paste your AdWords Remarketing code here