planejamento orçamentário

Planejamento Orçamentário de Empresa – Pra que serve? Como Fazer?

Toda empresa tem suas despesas essenciais que garantem o pleno funcionamento de suas operações. O planejamento orçamentário serve justamente para que tais despesas sejam antecipadas, além de gerir os melhores mecanismos de controle que fazem parte da gestão orçamentária.

Todavia, apesar de ser extremamente importante, muitas pessoas não sabem o porquê de ser feito e como fazer o planejamento orçamentário. Por isso, no post de hoje, separamos para você dicas importantíssimas sobre essa tarefa de gestão e administração. Então, continue lendo o post de hoje!

Para que serve o Planejamento Orçamentário de Empresa?

Empreender engloba diferentes desafios diários a serem enfrentados. E ter a noção de que nenhuma empresa consegue sobreviver ou crescer sem condições financeiras para suas operações é um pilar básico a ser compreendido. De maneira geral, um planejamento orçamentário consiste em três objetivos básicos:

  • Projeção de receitas e despesas para determinado período;
  • Análise do cenário projetado;
  • Determinação de metas com base nas informações anteriores. 

Tendo esses dados em mãos, você tem a vantagem de ter, com plena clareza, todas as movimentações financeiras que a empresa pretende ter em determinado período, sejam elas receitas ou despesas. A união desses dados com uma boa análise de mercado torna o planejamento financeiro uma ferramenta fundamental dentro das estratégias do seu negócio. 

Afinal, com as receitas e despesas determinadas, o(a) gestor(a) poderá organizar as diretrizes para fazer sua empresa crescer de forma sustentável, desviando das dificuldades financeiras e de falir, pois sabemos que imprevistos podem – e provavelmente vão – aparecer, e por conta disso, estar preparado é fundamental. 

Por exemplo, se o(a) empreendedor(a) identifica um possível aumento de caixa, ele pode realizar investimentos para aperfeiçoar o bem-estar financeiro do negócio. Da mesma forma,o gestor pode entender melhor seus resultados e abordar seu orçamento de maneira mais dinâmica e eficaz.

Em outras palavras, fazer o planejamento financeiro não é só importante para a manutenção do negócio,mas para o seu desenvolvimento como um todo também.

Como fazer um planejamento orçamentário para empresas?

Para realizar um planejamento orçamentário, as empresas geralmente embasam-se nas vendas e suas deduções, nos custos, despesas e investimentos.  Afinal, não se pode fazer esse planejamento com chutes ou adivinhações, mas pelo contrário, é preciso encontrar fatos e argumentos que sustentem suas previsões de maneira mais precisa e exata.

Vendas: Através da análise dos anos anteriores, é preciso programar o faturamento do próximo, fazendo médias das vendas que aconteceram

Deduções de vendas: Todos os impostos que serão deduzidos do faturamento, os quais reduzem o seu lucro, precisam estar inclusos na projeção do seu orçamento.

Custos: Você precisa saber quanto custa seu produto, pois assim é possível calcular um valor correto na hora de precificar, levando em consideração, é claro, os reajustes no custo das matérias-primas. 

Despesas: Você nunca deve esquecer de adicioná-as no seu planejamento, pois isso pode comprometer a saúde financeira do seu negócio. Então considere todos os gastos com bens e serviços relativos à manutenção da atividade ou produto final. Lembre-se de definir com o máximo de exatidão possível para não ter prejuízo. 

Investimentos: Defina quanto você poderá fornecer de investimento no futuro com base no que foi dedicado  nos anos anteriores. 

 Mas lembre-se que um planejamento nunca dura para sempre e precisa ser constantemente reavaliado e readaptado. Por isso que existem as Revisões Orçamentárias, pois elas atualizam os planos no novo cenário que a empresa está inserida.

 

Se você precisa de um braço direito para ter uma visão mais ampla das receitas e custos da sua empresa, conte com a StarSoft e seu sistema de Gestão Empresarial para te ajudar. 

Juntos, nós iremos analisar toda a estrutura do seu negócio e demais recursos de maneira detalhada, gerando relatórios, gráficos e mapas em tempo real com a maior praticidade. Clique aqui e conheça todas as funcionalidades na nossa plataforma.

Paste your AdWords Remarketing code here