Segurança no trabalho - Por que é importante?

Segurança no Trabalho – Por que é importante?

Muitas vezes, tanto funcionários como a administração da empresa, se perguntam porque segurança no trabalho é importante. Saber o real valor deste tema tão fundamental pode ser benéfico para a empresa de várias maneiras. E vamos explicar algumas delas no post de hoje!

Por que segurança no trabalho é importante?

Já pensou o que seria da produtividade de uma empresa onde os funcionários estão frequentemente afastados por acidentes de trabalho? Realmente, não seria nada boa. E esse é apenas um dos motivos que demonstram por que segurança no trabalho é tão importante!

Evita custos penalidades

A segurança no trabalho é uma obrigação de todas as empresas, prevista em lei. Portanto, não seguí-la é estar constantemente exposto a sanções e pesados processos trabalhistas. 

Qualquer um que tenha uma empresa sabe o quanto o dinheiro faz falta e ter de desembolsar altos valores que poderiam ser utilizados para investir em seu desenvolvimento pode ser fatal.

Melhora a imagem perante o mercado

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com os aspectos sociais: ou seja, o bem estar de seus semelhantes.

Então, quando descobrem que uma empresa não se importa com a segurança de seus funcionários, podem até boicotá-la!

É compreensível, pois ninguém mais está disposto a comprar um produto sabendo que alguém foi exposto a perigos para produzi-lo. 

Aumenta a qualidade de produtos/serviços

Parece absurdo para você que a segurança no trabalho seja tão importante que chegue a influenciar a qualidade dos produtos/serviços de uma empresa? Então vamos explicar, para que fique mais claro.

Quando damos a devida importância à segurança do trabalho, exigimos que os trabalhadores realizem suas tarefas de forma segura. Ora, a forma segura, geralmente é a maneira correta de se realizar o trabalho, não é mesmo? É por isso que os produtos/serviços tem sua qualidade elevada quando as medidas de segurança são respeitadas.

Não é foi à toa que Paul O’Neill, quando contratado pela Alcoa para melhorar o desempenho da empresa no mercado de ações, apostou em segurança no trabalho. Na época, ninguém entendeu a relação entre o desempenho da empresa na bolsa de valores e a segurança no trabalho. Porém, depois, ficou provada a ligação.

Paul entendia que, melhorando nesta questão, processos fundamentais também melhorariam. De fato, as técnicas de segurança no trabalho foram capazes de reduzir custos, aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos. 

Sem falar que funcionários saudáveis e sadios são funcionários felizes, que buscam contribuir com seu melhor. Inclusive dando ideias e dicas preciosas para manter a competitividade do negócio. E foi essa a mágica que aconteceu na Alcoa. Graças à prioridade dedicada à segurança no trabalho, as ações da empresa subiram mais de 200% sob sua direção! 

Gerenciando a segurança no trabalho

A esta altura você deve ter entendido por que a segurança no trabalho é importante. Mas mantê-la nas empresas pode ser um desafio, já que envolve várias tarefas fundamentais.

Uma das formas de manter as regras, é com o suporte de um sistema de gestão. Com ele, as tarefas relacionadas podem ser realizadas com maior segurança e praticidade.

No StarSoft Applications Medicina e Segurança, por exemplo, é possível otimizar essas tarefas. Como fazer o controle e gerenciamento de exames ocupacionais, agenda e ficha médica. Além de permitir a gestão de EPIs, cadastramento de todo o processo eleitoral da CIPA e de listas de inspeção.Quer conhecer melhor o módulo e todas as suas funcionalidades? Entre em contato ou preencha este formulário para solicitar uma demonstração.

Paste your AdWords Remarketing code here