Setor de Contas a Pagar - O que faz?

Setor de contas a pagar – O que faz?

Parte fundamental do planejamento financeiro da empresa, o setor de contas a pagar exige total organização e atenção. Afinal, é um dos departamentos que garante o saudável crescimento do negócio, evitando o risco de falências. 

No post de hoje, descubra o papel desta área nas companhias e as melhores práticas para mantê-la sempre eficiente.

O que é o setor de contas a pagar?

Como o nome já sugere, contas a pagar são aquelas que a empresa precisa saldar para manter-se funcionando. Entre elas, podemos citar o salário dos colaboradores, a água e energia utilizados e os fornecedores.

Então, o setor de contas a pagar é encarregado de gerenciar o pagamento destes compromissos, mantendo a empresa funcionando. 

Para manter tudo em ordem e evitar que o negócio entre no vermelho, o setor de contas a pagar precisa contar com uma visão preditiva. Ou seja, deve tentar enxergar o panorama futuro, prevendo riscos e pensando em medidas para evitá-los.

Este departamento, mais ainda do que os outros, precisa do suporte de um sistema de gestão para funcionar. Somente assim é possível trabalhar com números confiáveis, de forma segura e prática.

Boas práticas para um setor de contas a pagar mais eficiente

Como dissemos no início, é praticamente impossível que um setor de contas a pagar consiga realizar suas tarefas sem um sistema de gestão. 

Este suporte é que garante que os dados estejam mais seguros e que os números sejam mais precisos. O que elimina a incidência dos temidos e recorrentes erros manuais.

Dito isso, vamos às dicas para que o setor de contas a pagar seja mais eficiente em sua empresa:

Faça previsões 

Citamos acima a importância das previsões nas contas a pagar. Para isso, você precisa registrar todos os saldos que a empresa deverá fazer. 

O ideal é a previsão considerar pelo menos um ano, sendo que um monitoramento deve ser feito durante esse prazo. Pode ser, por exemplo, a cada noventa dias.

Isso é importante para que, caso ocorra uma mudança no cenário previsto, haja tempo para revisar o plano.

O importante é tentar prever ao máximo estes dados e já ir planejando ações para contornar possíveis complicações.

Relacione custos e despesas

Outro cuidado importante que deve ser tomado no setor de contas a pagar é relacionar todos os custos e despesas. Os variáveis também. Porque, mesmo que aconteça alguma mudança em relação a um mês para o próximo, dificilmente vai representar uma transformação radical. O que permite a previsão aproximada do cenário que irá se apresentar.

Sem falar que esse cuidado também ajuda a prevenir que alguma conta seja deixada para trás e trazer surpresas desagradáveis.

Considere eventos sazonais

Sazonais são aquelas épocas específicas no ano que afetam seus negócios. Como o Natal para o comércio, por exemplo.

Nesses eventos, também é importante fazer uma previsão, utilizando como base os momentos anteriores. Para isso é preciso ter um histórico devidamente registrado – reforçando a importância do sistema de gestão.

Como foi esta época no ano passado? Quanto aumentou a produção? Qual foi o aumento no volume de compra de matéria prima? Compare e já idealize o cenário.

Otimize seu setor de contas a pagar com um sistema de gestão prático, eficiente e seguro!

Deixamos claro ao longo de todo o post o quanto é importante contar com um sistema de gestão no setor de contas a pagar.

Não é, porém, qualquer sistema que irá oferecer praticidade, eficiência e segurança ao seu negócio. Uma escolha ruim, neste sentido, pode ter efeito contrário, trazendo mais prejuízo do que lucro.

Por isso, na hora de escolher, considere apenas soluções que realmente ofereçam funcionalidades práticas e efetivas.

Como o módulo StarSoft Applications Financeiro, uma ferramenta completa para otimizar seu setor de contas a pagar. 

Com ele, a gestão de contas a pagar e receber podem ser geradas com integração aos departamentos relacionados. Como por exemplo a área de vendas.

Sua integração também pode ser realizada através de vínculo com nota fiscal ou por regras estabelecidas. Ou seja, as tarefas podem ser realizadas de forma mais ágil, simples e segura.

Conheça melhor nossa solução e cada uma de suas funcionalidades! Basta acessar este link para conferir mais informações e preencher o formulário para solicitar uma demonstração.

Paste your AdWords Remarketing code here