A adequação à Lei Geral da Proteção de Dados pode fazer mais do que proteger empresas contra multas e penalidades. Também pode representar mais uma das estratégias para obter vantagem competitiva no mercado. É o que vamos mostrar no post de hoje! Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados pode ser uma vantagem competitiva Muitas […]
Muitas empresas enxergam a Lei Geral de Proteção de Dados como um grande desafio, que pode representar muitas dificuldades. Mas hoje vamos demonstrar que a lei pode ser capaz de trazer vantagem competitiva às organizações. Abaixo separamos algumas razões que comprovam esta afirmação:
A adequação da Lei Geral de Proteção de Dados é uma excelente oportunidade para fazer uma limpeza nos dados. Ou seja, livrar-se de dados que foram coletados, mas que não são relevantes para a empresa. Esta atitude pode ser uma ótima maneira de economizar com armazenamento de um alto volume de dados.
Pode ser também um modo de tornar o processamento de dados mais assertivo e eficiente. Isso porque as ferramentas de inteligência artificial processam melhor as informações mais precisas.
Sem falar que as empresas que detém um banco de dados mais enxuto, que justificam o tratamento das informações, recebem uma melhor avaliação financeira. Isso ocorre porque não correm o risco de sofrer penalidades ou multas devido ao tratamento inadequado dos dados.
Um dos principais objetivos da coleta de dados é justamente oferecer produtos ou serviços a um público-alvo específico.
Caso estas informações estejam desatualizadas, porém, as campanhas serão direcionadas às pessoas erradas. Por exemplo, quando a idade não está atualizada ou o número de telefone já não é o mesmo. Estes fatores fazem com que o público errado seja atingido e acaba minando a credibilidade da empresa.
Neste sentido, a Lei Geral de Proteção de Dados acaba se tornando uma amiga do departamento de marketing. Isso porque proíbe empresas de acumularem dados desatualizados e garante que as ações atinjam o público certo.
A Lei Geral de Proteção de Dados é novidade aqui no Brasil, porém no exterior não é. No cenário internacional, o tratamento responsável de dados já é uma regra que vigora a algum tempo. Por isso, para nós brasileiros, era mais difícil entrar no mercado internacional em países da Europa, por exemplo, onde a proteção de dados é mais exigente.
Com a lei em vigor, contudo, entrar na concorrência internacional passa a ser possível. Afinal, os países estrangeiros entendem que o Brasil enfim adotou uma postura mais responsável em relação ao tratamento dos dados.
Diferente de antigamente, agora as pessoas entendem qual é o objetivo da coleta de seus dados. Com isso, se tornam mais exigentes em saber para onde vão estes dados e qual será o tratamento dispensado a eles.
Neste contexto, empresas que demonstrarem estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados terão maior destaque. Isso porque as pessoas irão preferir organizações comprometidas a tratar seus dados com o máximo de proteção e responsabilidade.
Isso também vale para empresas que contratam terceirizadas. Estas também terão preferência em contratar companhias em que possam confiar seus dados, de seus clientes e colaboradores.
Além da adequação à Lei de Proteção de Dados, sua empresa também pode obter vantagem competitiva com um sistema de gestão. Como o StarSoft Applications!
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