O ano de 2019 está chegando ao fim e as projeções das grandes companhias serão para os perfis dos novos profissionais, isso quer dizer, que haverá mudanças no ambiente corporativo e nas habilidades que essas pessoas terão. Segundo a Word Economic Forum 35% das habilidades que nos dias atuais são consideradas essenciais vão mudar. A […]
O ano de 2019 está chegando ao fim e as projeções das grandes companhias serão para os perfis dos novos profissionais, isso quer dizer, que haverá mudanças no ambiente corporativo e nas habilidades que essas pessoas terão.
Segundo a Word Economic Forum 35% das habilidades que nos dias atuais são consideradas essenciais vão mudar.
A 4ª revolução industrial envolve uma série de tecnologias, tais como: biotecnologia, genômica, robótica, inteligência artificial e transporte autônomo. Dessa forma as empresas exigirão novas habilidades veja:
1. Alfabetização de dados
O uso dos algoritmos será fundamental, quem não se adaptar infelizmente vai ficar para trás., o que significaque as companhias devem empregar funcionários com qualificação na área.
2. Pensamento crítico
A valorização vai ser definida pela qualidade das informações, isto é, o discernimento sob aquilo que é ou não confiável, falso ou propaganda. Em tempo de fake News quem dominar o campo da veracidade sairá na frente.
3. Habilidade em tecnologia
Habilidades em blockchain, inteligência artificial, internet das coisas entre outras já serão exigidas pelas empresas.
4. Adaptação e flexibilidade
O profissional deve ser flexível a novas ideias e maneiras de solucionar os problemas da empresa.
5. Criatividade
Os algoritmos, as máquinas e os robôs funcionam bem, mas eles não conseguem ser criativos como os humanos. Por isso, é importante que os funcionários tenham criatividade para criar novos produtos e melhorias para a empresa.
9. Julgamento e tomada de decisão
As máquinas conseguem analisar os algoritmos numa velocidade superior a que os humanos conseguem, mas elas são incapazes de tomar decisções e analisar os dados com profundidade. Por isso, os funcionários capazes de fazer a leitura das informações para uma tomada de decisão serão valorizados pela empresa.
6. Inteligência emocional
Em um mundo crescendo roboticamente, os humanos saem na frente por terem a inteligência emocional, o que permite controlar e expressar as emoções e essas condições serão valorizadas pelas empresas.
7. Inteligência cultural e diversidade
Cada vez mais diversas, as organizações prezam pelo respeito as diferenças seja de raça, religião, idade, sexo e orientação sexual diferente.
Toda essa conexão permite que os funcionários saibam sobre outras culturas, idiomas, crenças políticas e religiosas
8. Habilidades de liderança
A liderança hoje não fica apenas para os cargos de alta hierarquia, mas já se aplica como um dom, que pode ser encontrado por todo o âmbito corporativo, trazendo que há de melhor à equipe para uma força de trabalho diversificada.
9. Julgamento e tomada de decisão
As máquinas conseguem analisar os algoritmos numa velocidade superior a que os humanos conseguem, mas elas são incapazes de tomar decisções e analisar os dados com profundidade. Por isso, os funcionários capazes de fazer a leitura das informações para uma tomada de decisão serão valorizados pela empresa.
10. Colaboração
No meio de tanta tecnologia, as empresas vão buscar por funcionários capazes de interagir bem com a equipe, que sejam capazes de compartilhar conhecimento para trazer bons resultados para a empresa.
Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2019/10/10-habilidades-profissionais-que-toda-empresa-vai-exigir-em-2020.html
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital