Mais do que inserir tecnologia na rotina de seus colaboradores, o RH Digital vai além e transforma cada passo da área. Pensando em mostrar um pouco mais sobre, destacamos as 10 mudanças que fazem o seu RH se tornar mais moderno. Mas, primeiro, vamos lembrar um pouco mais sobre o que é o RH digital? […]
Mais do que inserir tecnologia na rotina de seus colaboradores, o RH Digital vai além e transforma cada passo da área. Pensando em mostrar um pouco mais sobre, destacamos as 10 mudanças que fazem o seu RH se tornar mais moderno. Mas, primeiro, vamos lembrar um pouco mais sobre o que é o RH digital?
O RH está constantemente mudando e evoluindo — tanto que, algumas vezes, é difícil acompanhar cada nova tendência que surge neste setor. Afinal, é fundamental para todos os gestores deixarem no passado o antigo departamento, com seus processos manuais, acompanhados de instintos, e substituir esse modelo por um cada vez mais tecnológico e orientado por dados.
Temas como cultura, gestão de talentos em toda a organização ou aprendizagem determinam o desenvolvimento da organização, e, por isso, as mudanças que fazem o seu RH se tornar digital devem ser estratégicas, além de tratar cada questão como única.
Quais são elas?
O uso da tecnologia é, sem dúvida alguma, uma base para o RH Digital. Mas, a questão decisiva para o setor não é mais apenas qual tecnologia deve ser utilizada, mas qual solução irá agregar na realidade de seus colaboradores e gestores, e os apoiar em suas tarefas diárias?
Essa consideração deve ser sempre elaborada de forma estratégica, considerando as áreas com maior impacto por intermédio do RH.
Implementação de softwares para atender todas as necessidades especiais da organização, bem como oferecer uma logística e armazenagem de dados adaptada às demandas, é essencial para que a empresa esteja sempre correspondendo às expectativas de seus clientes e tenha mais tempo para considerar outras áreas que talvez precisem de conhecimento humano.
Deixar a burocracia contida nos papéis dentro de um sistema em nuvem, como no primeiro tópico, é fundamental para fortalecer os processos e manter a rotina cada vez mais agilizada.
Especialmente na área operacional relacionada aos recursos humanos, a automação baseada em RPA (Automação de Processos Robóticos) já oferece um potencial significativo além dos instrumentos tradicionais, como arbitragem de trabalho e escalas econômicas.
Além disso, processos simples e recorrentes, como relatórios e recrutamento, também podem ser executados por robôs. Muito mais do que isso, uma análise de potencial para candidatos e colaboradores ao longo de sua carreira torna o processo e os resultados cada vez mais transparentes.
Por fim, a inteligência artificial pode ajudar os colaboradores a se orientarem na empresa e a retê-los. A IA pode fornecer sugestões personalizadas, por exemplo, para programas ou o próximo passo na carreira, caso o colaborador não tenha certeza do que deseja exatamente .
Saiba mais no artigo sobre o RH na Era da intêligncia artificial.
A conquista de talentos é uma das áreas que mais sofre mudanças devido às novas tecnologias. Essa busca por novos candidatos com base na inteligência artificial, as avaliações digitais de perfis e a gamificação permitem auxiliar na tomada de decisão no contexto da atração e retenção de talentos.
Acompanhar o desenvolvimento da área e sempre ter em mente como vai o trabalho de todos os seus colaboradores de perto podem parecer uma tarefa cansativa para muitos gestores, menos para aqueles que contam com uma análise digital de força de trabalho.
Componente importante nas decisões de negócios, é uma solução inteligente para ter em mãos as análises, previsões e interpretações de resultados relacionados à empresa e aos colaboradores. Com mais transparência e estratégia, consegue realizar mudanças significativas na situação organizacional da cultura, lidar com flutuações e desenvolver a carreira dos trabalhadores.
Nos últimos anos, as empresas têm enxergado os claboradores realmente como peça-chave para o sucesso da organização, por isso, manter uma boa relação por meio do RH é fundamental. No universo digital, esse relacionamento é ampliado, facilitado e busca promover ações que vão além de de demandas e bonificações.
A partir do RH Digital, esse departamento tem a oportunidade de ter um papel determinante na melhoria da produtividade no trabalho e no engajamento dos colaboradores. Não se trata apenas de transparecer a ideia de uma organização eficiente e processos possíveis. É fundamental um ambiente de trabalho com ferramentas focadas na colaboração, desenvolvimento, desempenho, melhores remuneração e metas realistas, conforme os perfis dos colaboradores.
Para que a organização tenha sucesso, o RH Digital deve deixar as hierarquias estruturadas, tão famosas em organizações de longa data, de lado e esquecê-las no passado. Essa substituição deve ser feita inteligentemente por meio das redes ágeis, prática cada vez mais em alta no digital.
A forma de visualizar as carreiras e os aprendizados dos candidatos deve passar por mudanças fundamentais para que a organização continue no caminho de um futuro brilhante.
De acordo com estudos, a meia-vida das habilidades aprendidas é de apenas cinco anos. Portanto, os colaboradores devem aprender cada vez mais rápido, de maneira fácil e continuamente para poderem estar atualizados e terem suas carreiras cada vez mais valorizadas.
Saiba mais no guia sobre treinamento e desenvolvimento de colaboradores.
Como visto, o RH digital pode automatizar qualquer processo manual demorado, permitindo que você se concentre em um trabalho mais produtivo e importante. Qualquer organização com um grande número de colaboradores terá dificuldade em gerenciar suas informações no papel.
O RH digital permite que os gestores otimizem os fluxos de trabalho para melhorar o gerenciamento geral do trabalho e a produtividade.
Por fim, tanto no nível organizacional quanto no individual, as empresas geram uma grande quantidade de dados diariamente. Aprendendo como capturar e analisar esses dados, é possível que aproveitem os números contidos neles em seus processos de tomada de decisão, vinculando as deliberações a um raciocínio lógico, em vez de uma observação ou reação instintiva. Isso, por sua vez, permite processos mais disciplinados.
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