Você sabe quais problemas a alta taxa de absenteísmo pode causar para a sua organização? Quando uma empresa encontra em seu corpo de funcionários um padrão de faltas e/ou atrasos muito frequentes, pode ser que o colaborador ou a própria instituição não esteja caminhando muito bem. E quando essa taxa de absenteísmo alcança um grau muito […]
Você sabe quais problemas a alta taxa de absenteísmo pode causar para a sua organização?
Quando uma empresa encontra em seu corpo de funcionários um padrão de faltas e/ou atrasos muito frequentes, pode ser que o colaborador ou a própria instituição não esteja caminhando muito bem. E quando essa taxa de absenteísmo alcança um grau muito alto, os impactos podem ser devastadores.
Hoje, a Starsoft trouxe para você 5 problemas que a alta taxa de absenteísmo pode causar. Mas antes de analisarmos quais são eles, vamos entender o que é absenteísmo no trabalho.
A taxa de absenteísmo é a soma dos períodos em que os colaboradores encontram-se ausentes no trabalho. Seja por ausência, atraso, doenças, faltas voluntárias, por causas legais ou entre outras questões.
Ou seja, é, literalmente, o ato de se abster de suas atividades por questões diversas.
A taxa de absenteísmo é praticamente inevitável para as instituições, afinal, muitas causas estão fora do controle da empresa, como as faltas por questões de saúde, por exemplo. No entanto, quando esse número passa a exceder certo limite e começa a impactar negativamente a assiduidade da organização, é preciso ficar de olho nas possíveis causas para este problema.
Os principais motivos para a alta taxa de absenteísmo nas empresa são:
As altas taxas de absenteísmo podem afetar as empresas de diversas formas em praticamente todos os seus âmbitos, seja internamente ou externamente. Vamos aos principais danos:
Quando um ou mais colaboradores faltam, é preciso substituí-los para que a demanda não seja comprometida. E quando a falta de membros passa a ser um problema frequente, as pessoas responsáveis por ocupar esses lugares começam a ficar sobrecarregadas, tendo que lidar não só com suas atribuições, como também com as de outras pessoas.
Se nos colocarmos no lugar de um colaborador que está tendo que lidar com o dobro de demanda por conta das ausências de um(a) colega, provavelmente ficaremos muito insatisfeitos. E é exatamente dessa forma que sua equipe se sente quando está incompleta: cansada, provavelmente estressada e insatisfeita com o trabalho.
Outro grande problema trazido pela alta taxa de absenteísmo é o controle das demandas por parte da gestão. Com o seu time de colaboradores incompleto, o fluxo de trabalho muda de uma hora para outra. E diante dessas mudanças, podem ocorrer atrasos, problemas processuais e outras questões que podem exigir maior atenção da liderança. E isso faz com que toda a rotina fique bagunçada e fora do seu controle.
Seja por atrasos nas entregas ou por um trabalho mal feito, seus clientes provavelmente serão afetados de alguma forma pela alta taxa de absenteísmo. Isso pode fazer com que sua organização perca negócios, parcerias e acabe se comprometendo financeiramente.
Questões financeiras também precisam ser analisadas quando um colaborador está faltando muito. Algumas vezes, a contratação de freelancers para cobrir a demanda, ou até mesmo a alta rotatividade de equipe — que é um problema também intrínseco à taxa de absenteísmo — pode gerar muitos gastos imprevistos, afetando o capital da organização negativamente.
Tenha o controle da sua taxa de absenteísmo em mãos com a Starsoft. Nossas soluções foram arquitetadas unicamente para otimizar o seu trabalho diário.
Desenvolvido por Fresh Lab - Agência de Performance Digital