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A postura do RH na pandemia

Passados quase cinco meses, desde que fomos surpreendidos com a pandemia global que atingiu a rotina das pessoas, o modo de se relacionar e, também, o modelo de trabalho, percebemos que as mudanças ainda não pararam, pois estão ligadas ao futuro.

Ao falar em regime de trabalho, lembramos que o digital já era algo a ser enfatizado pelas companhias, pelo menos na teoria, mas na prática grande parte não havia adotado o trabalho remoto e nem tinha protocolos para iniciar a implementação do trabalho remoto.

Diante do cenário de isolamento também no âmbito corporativo, com destaque para a área de Recursos Humanos o uso da tecnologia passou a ser uma premissa e não opção, isso porque as atividades rotineiras e burocráticas foram otimizadas por alguma solução de gestão (pelo menos era isso que deveria acontecer) o que contribui para menor exposição dos colaboradores ao vírus por parte dos colaboradores, ao mesmo tempo em que se obtém ganhos na agilidade e produtividade.

Motivação, proteção e Segurança

É papel da área de RH estar a atenta a necessidade de todos os colaboradores, pois o momento é de ouvi-los e entender quais as suas necessidades e anseios. Vale também direcionar os líderes de cada área a terem um contato frequente com a sua equipe, para pautarem as melhores ações em prol da excelência, bem como a adoção de feedbacks que ajudarão no aumento da performance de cada integrante, além de colaborar diretamente no sentimento de pertencimento.

Além disso, é necessário que informações sobre bem-estar sejam disponibilizadas, uma vez que os cuidados com a saúde física e mental também sofreram adaptações para .

Vale ressaltar que o RH proteja, informe e preste suporte a qualquer necessidade que se faça presente.

O home office deixou de ser uma tendência, isso é fato, saiba mais aqui sobre os desafios do home office.

O RH mais estratégico

O RH tornou-se um dos departamentos protagonistas de uma empresa, deixou de ser uma base operacional e fixou a estratégia em seus pilares.

Mesmo com o enfrentamento da crise, o setor busca amenizar os impactos do fluxo de demissões, dando ênfase na humanização.

Por estar próximo das transformações trabalhistas, entendeu que o apoio tecnológico é um bem necessário, porque no Brasil, as obrigatoriedades não param e, claro, nós como empresas temos que seguir à risca.

Uma área preocupada com os talentos

O olhar do colaborador vem mudando aos poucos, muito porque o RH acabou virando um parceiro fundamental sob a ótica dele.

A nova geração exige que o propósito em seu trabalho transcenda o ambiente corporativo, impondo pilares fundados no bem das pessoas e, é partir disso que o Recursos Humanos pode dar suporte com uma boa gestão e arquitetura de benefícios, bem como uma cultura condizente com essas ambições.

Sobretudo, reter os talentos é imprescindível para o sucesso de seu negócio, visto que é dispendioso à organização perder bons colaboradores.

Especialmente em razão da escassez e mesmo que ao encontrar alguém à altura de seu antecessor, esta pessoa ainda precisará absorver a cultura organizacional, aprender as especificidades do trabalho e adaptar-se ao ambiente.

E vai uma dica para que você construa uma base sólida de vantagens competitivas que irão colaborar com a retenção dos talentos, o Employee Value Proposition, ou simplesmente EVP.

São muitas as ações a serem adotadas pelas companhias, conseguir conciliar processos, demandas e pessoas para garantir a solidez esperada. Nesse critério, entra a tecnologia para aperfeiçoar a rotina de seu departamento.

Portanto, é necessário ter um acompanhamento de um time de especialistas, a StarSoft conta com soluções eficientes para a área de recursos humanos, folha de pagamento, eSocial e People analytics. Aqui a área de RH é protagonista, por cuidar de outros protagonistas.

O que você está esperando para conhecer as nossas soluções e tornar o seu RH próximo dos colaboradores e mais estratégico. Acesse o site da StarSoft e solicite um contato.

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