fbpx
Leia também

A Tecnologia 5G vai mudar a sua vida. Entenda como

Talvez, você esteja acessando o nosso artigo pela sua rede 4G. Os dias para essa frequência estão contados, pois logo, logo a tecnologia 5G irá comandar celulares, computadores, empresas e muito mais. Entenda como essa novidade irá mudar a sua vida.  

O 5G, no entanto, não é somente sobre downloads mais rápidos, ou usabilidade da rede móvel no geral, mas também sobre a forma que os dispositivos se comunicam entre si, e sobre mudanças significativas na maneira de nos comunicar e de trabalhar. 

Quando pensamos na tecnologia 5G, pensamos também sobre um futuro (agora não tão distante assim) onde carros andam sozinhos, fabricas usam da ajuda de robôs para realizar diversas ações e muito mais. O 5G, é um dos principais responsáveis por esse avanço. Venha entender melhor! 

O que é a Tecnologia 5G? 

Curta longa história: O 5G é a evolução da internet móvel, assim como o 4G foi a evolução do 3G. Essa nova tecnologia promete mais rapidez para quem utiliza de banda larga móvel, além de trazer diversas atualizações na Internet das Coisas (IOT) 

A expectativa é que o 5G promova uma maior interação entre maquinas, e com a sua popularização, levar mais interatividade e novas maneiras de trabalhar e de interação entre máquina e seres humanos. Afinal de contas, a sociedade 5.0 preza que a tecnologia facilite o trabalho humano, e o sinal 5G vem para acompanhar essa tendência, que não é mais um futuro distante.  

As possibilidades que a banda larga 5G promete são diversas! Essa novidade está chegando aos poucos no Brasil, mas sua popularização em massa vai demorar um pouco mais. Já existem no mercado diversos aparelhos eletrônicos compatíveis com a rede banda larga.  

Quais suas vantagens?  

Para que o mundo da tecnologia continue avançando, é importante que os recursos sejam abrangente e se popularizem. A chegada da tecnologia 5G ao Brasil irá representar um grande passo para diversos segmentos. Vamos entender um pouco mais sobre as vantagens dessa tecnologia.  

  • Estabilidade 

A internet caiu? Com o 5G isso vai se tornar mais raro do que imaginamos. A estabilidade da rede 5G é bem maior do que a de outras tecnologias, e isso garante melhor usabilidade. Essa vantagem é essencial para quem trabalha com internet, já que será muito mais fácil se conectar com pessoas e sistemas de qualquer lugar sem medo de interferências.  

  • Velocidade 

A velocidade é a vantagem mais esperada que a tecnologia 5G está trazendo! Downloads e transmissões mais rápidos e em alta qualidade, bem diferente da realidade do 4G atual. Bem como, a tecnologia 5G irá diminuir o tempo de resposta entre aparelhos, ou seja, o delay entre um comando e uma ação será bem mais curto. 

  • Precisão de Localização 

Não é à toa que a onda de carros com “piloto automático” tenha virado uma possibilidade após o começo da tecnologia 5G. Atualmente, a precisão de localização do 4G pode ter variação de até mesmo quilômetros ema algumas regiões, enquanto a do 5G é praticamente exata. Dessa forma, o rastreamento se torna muito mais fácil e certeiro.  

  • Uso Simultâneo da Rede  

Por ser uma rede mais estável e mais rápida, a tecnologia 5G permite que mais pessoas se conectem à rede sem que exista qualquer interferência de sinal. Transações em tempo real e o uso do PIX serão beneficiados e incentivados, já que poderão acontecer sem maiores problemas.

Redução do Consumo de bateria 

Já percebeu como a bateria do seu celular vai embora quando está usando a rede 4G? Isso não irá acontecer durante o uso da rede 5G!   

A Instabilidade é a maior vilã do uso de bateria, e por conta disso, que sempre que os dados móveis são acionados no seu telefone, o consumo aumenta, já que as redes 3G e 4G são muito mais instáveis do que a 5G.  Dessa forma, mais coisas poderão ser realizadas com o mesmo consumo de bateria.  

O Impacto da Tecnologia 5G na sua vida (e na sua empresa!)  

A Open SIgnal, uma empresa especializada em análise móvel, realizou uma série de comparações entre países que já estão começando a utilizar a rede 5G. Oito países entraram nesta pesquisa, e mostrou que em média, o 5G pode chegar a até ser 2,7 vezes mais veloz do que o 4G. A exceção fica com a Austrália, que ainda apresenta um 4G superior.  

Essa aceleração mostra o impacto que o 5G terá para tecnologias que antes viviam apenas na imaginação e no desejo dos cientistas e engenheiros, como por exemplo, o monitoramento hospitalar a distância, a expansão do trabalho remoto e outros. 

Em terras tupiniquins, o BNDS em parceria com o Plano Nacional de IoT, prevê que a tecnologia 5G terá impacto principalmente nas seguintes áreas: 

  • Logística 

A principal vantagem é o rastreamento, que será feito com muito mais precisão e segurança. Dentro dos estoques, maquinas, estruturas e sensores em mercadorias poderão se comunicar entre si, agilizando o processo e tornando a administração muito mais assertiva.   

  • Telefonia 

O 5G é a estrela da telefonia e há grandes apostas para tal tecnologia. Desde a ampliação de ensino EAD e trabalho em Home Office, até o fim das barreiras de distância entre empresas, já que tudo poderá ser feito de forma online sem perca alguma.  

  • Agronegócio  

Essa tecnologia marca o começo do agronegócio Inteligente, que terá impacto positivo para o meio ambiente. Graças a sua alta capacidade, será possível utilizar de softwares para detectar anormalidades e indicar soluções inteligentes. Dessa forma, o plantio acontece respeitando as limitações do campo e com mais qualidade. 

Quando o 5G chega ao Brasil?  

O 5G está com quase tudo pronto para começar a funcionar no Brasil, e deve chegar em meados de 2022, e como já dito, já é possível comprar aparelhos que comportam a tecnologia 5G e se preparar para a tecnologia. 

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o 5G funcionará nas 26 capitais do país, e no Distrito Federal até Julho de 2022. A previsão para cidades com mais de 30 mil habitantes é um pouco mais longa, e chega até Julho de 2029. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.