fbpx
Leia também

Auditoria Contábil: entenda o trabalho e como obter resultados

A gestão financeira é uma tarefa importantíssima para o bem-estar dos negócios. Então, como ela está na sua empresa? Se fazer essa pergunta auxilia os gestores a analisarem se está sendo feita a auditoria contábil. 

E essa avaliação precisa ser feita em todo os tipos de negócios, pois é um processo que contribui para a saúde financeira das instituições. 

Por isso, este artigo vai apresentar informações pertinentes e que podem te ajudar a organizar uma auditoria contábil assertiva na sua empresa. Então, leia o conteúdo na íntegra! 

O que é auditoria contábil? 

A Auditoria Contábil é o processo de análise da situação financeira da organização. Desse modo, avalia-se registros e informações que possam servir de base para apresentação da realidade monetária da empresa. 

Ou seja, é um procedimento que visa verificar cálculos realizados pelo setor de contabilidade e identificar possíveis falhas, fraudes ou irregularidades nessa gestão. 

Legalmente, a auditoria contábil é classificada como área que reúne um conjunto de procedimentos técnicos, os quais tem por objetivo a emissão de relatório sobre a adequação das Demonstrações Contábeis auditadas. Essa é uma categorização feita pelas Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis (NBC T 11). 

Quando investir em uma auditoria? 

A decisão de investir em uma auditoria contábil depende fatores bastante particulares. Então, na maioria das vezes, ocorre quando há hipótese de alguma falha ou irregularidade nos processos contábeis. 

Ou seja, é relevante realizar o procedimento quando a gestão busca analisar os resultados certeiros do controle interno de sua empresa e se os processos financeiros estão operando de maneira eficiente, além, de claro, verificar correções e melhorias. 

Como é feita? 

Para ser fácil de entender, tenha em mente que essa é uma análise é realizada a partir do estudo de documentos contábeis. Além disso, essa avaliação conta com inspeções internas e externas. 

Uma das metas mais importantes da auditoria contábil é investigar, com transparência e detalhadamente, como está a situação financeira da instituição. 

Assim, avalia-se problemas e suas possíveis causas, por meio do trabalho de um profissional formado em Ciências Contábeis e com registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). 

Processo de auditoria contábil 

Como citado acima, a auditoria contábil é feita por um profissional qualificado, que tem o trabalho de revisar as práticas adotadas pela entidade e analisar as informações divulgadas em demonstrações contábeis e financeiras. 

Então, a partir disso, os próximos passos vão embasar o estudo realizado na auditoria, que pode ser feito por etapas. Portanto, confira! 

Fase 1: reconhecimento 

Nesta primeira fase, o profissional reconhece as atividades executadas pela empresa contratante e entende as operações, área de atuação, processos e demais informações relevantes. 

Fase 2: planejamento 

Com os dados importantes em mãos, é hora de planejar a auditoria contábil conforme a empresa que está sendo atendida.  

Essa é uma etapa importantíssima, visto que escolher a melhor estratégia e testes que serão aplicados e todo controle interno que auxiliam em um processo assertivo. 

Fase 3: os testes 

Agora, é o momento de escolher os testes que serão aplicados à auditoria contábil. Assim, o profissional tem duas opções:  teste de observância e teste substantivo. 

O teste de observância visa averiguar se os controles internos propostos pelo setor financeiro da organização são coerentes e, obviamente, se estão sendo postos em prática. 

Já o teste substantivo tem o objetivo de assegurar a exatidão dos valores e dados produzidos pelo sistema contábil da empresa. Assim, divide-se em testes de transações e saldos, além dos procedimentos de revisão analítica. 

Fase 4: avaliação 

Nesta última etapa, o auditor avalia os testes e revisa demonstrações, com a finalidade de verificar se realmente as exigências estão atendidas. 

Desse modo, esse profissional constata se houve erros, fraudes, irregularidade ou, então, a coerência dos dados apresentados. 

Todas essas informações constam em um relatório com todos os resultados redigidos pelo auditor. Esse documento é desenvolvido de acordo com as normas brasileiras de contabilidade. 

Importância dos Papéis de Trabalho do auditor contábil

Os papéis de trabalho do auditor, basicamente, constituem um registro permanente do trabalho efetuado pelo profissional na sua empresa. E, por que ele é importante? 

Bom, esse documento apresenta todos os fatos e informações obtidas durante o período de auditoria contábil, bem como conclusões, relato de opiniões, críticas e sugestões. 

Ou seja, os papéis de trabalho vão definir se a área financeira da sua empresa está ou não em conformidade. E isso é uma constatação relevante para a continuidade dos negócios. 

Então, para embasar os papéis de trabalho, o profissional deve colher elementos comprobatórios, que apoiem seu relatório, que podem ser: 

  • Demonstrações contábeis; 
  • Demonstração do resultado do exercício; 
  • Balanço patrimonial; 
  • Demonstração de patrimônio líquido; 
  • Fluxos de caixa; 
  • Notas explicativas e demais documentos. 

Portanto, com a finalidade de atender as normas, os auditores elaboram papéis de trabalhos que podem apresentar registros e evidências obtidas ao longo da auditoria contábil. 

Fique de olho que é analisado em uma auditoria contábil 

É comum surgir a dúvida “o que será analisado na auditoria contábil?” Pois bem, a análise principal está relacionada à situação patrimonial e financeira da sua empresa. Por isso, avalia-se áreas, como: 

  • Setor fiscal; 
  • Administração; 
  • Área patrimonial; 
  • Área Técnica; 
  • Setor Financeiro e econômico; 
  • Avaliação ética; 
  • Área social. 

Além disso, obviamente, outras áreas são analisadas durante a auditoria e todas elas passam por uma inspeção de falhas e atestar se a empresa cumpre com todas as regras. 

Exemplos de fraudes e erros mais comuns 

A seguir, tenha atenção a erros e fraudes mais comuns de serem encontradas em auditoria contábil. Portanto, é importante se manter em conformidade e evitar ações, como: 

  • Práticas contábeis indevidas; 
  • Omissão de transações em registros contábeis; 
  • Transações sem comprovação;
  • Má aplicação das normas e legislação; 
  • Manipulação e/ou alteração de documentos; 
  • Apropriação indébita de ativos. 

Como obter resultados positivos na auditoria contábil 

Bom, antes entenda os principais procedimentos de uma auditoria e, a partir daí, monte seu plano. Então, são eles: 

  • Averiguar o famoso Inventário”; 
  • Conferir cálculos; 
  • Inspeção de documentos; 
  • Observação dos dados; 
  • Nova execução, muitas vezes; 
  • Indagação. 

Assim, os gestores podem desenvolver um plano de organização e métodos para o patrimônio e fidedignidade de seus dados contábeis a partir de atividades de gestão e controles. Veja! 

Controle interno 

O controle interno representa o planejamento da instituição, organização, métodos e procedimentos desenvolvidos com a finalidade de atender metas, proteger ativos e prevenir erros e fraudes. 

Controle contábil 

O controle contábil pode ser entendido como um retrato de toda a movimentação da empresa. Desse modo, ele acompanha as transações fiscais, trabalhistas e financeiras, desde sua abertura até encerramento 

Controle administrativo 

Esse controle tem a finalidade de estabelecer métodos e processos relacionados à eficiência das operações e garantir que a política de negócios seja exercida, principalmente referente aos os registros financeiros. 

Leia também: Escalabilidade na gestão tributária: como enfrentar os desafios 

ERP como aliado! 

Sabemos que manter todas as áreas de uma empresa em plena conformidade requer extrema organização, boas práticas e tempo. Por isso, os gestores podem atribuir o uso de tecnologia nessas tarefas, a fim de manter o controle financeiro e assegurar um bom resultado na auditoria contábil. 

Para isso, um eficiente Sistema ERP pode ser um aliado estratégico para gestão, negócios e colaboradores. E, você já conhece o StarSoft Application?  

Essa é uma solução que proporciona ferramentas essenciais para a área financeira, fiscal, controladoria, estoque e muitas outras! 

Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre as soluções empresariais da StarSoft. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Assine aqui nossa news: conteúdos do mundo do RH.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assine nossa newsletter

    Posts Relacionados.

    Comentários.