O vasto universo da contabilidade tem muitos desafios. E nesse emaranhado de termos que fazem parte dele, alguns podem se confundir pelo caminho. Como é o caso da Auditoria e da Controladoria. Ambas as atividades são essenciais para o bom desenvolvimento de uma empresa, já que ajudam a gerenciar as relações com todos os envolvidos […]
O vasto universo da contabilidade tem muitos desafios. E nesse emaranhado de termos que fazem parte dele, alguns podem se confundir pelo caminho. Como é o caso da Auditoria e da Controladoria.
Ambas as atividades são essenciais para o bom desenvolvimento de uma empresa, já que ajudam a gerenciar as relações com todos os envolvidos e no seu crescimento. Mas qual a diferença entre Auditoria e Controladoria?
Não se preocupe, pois hoje a Starsoft traz tudo o que você precisa saber sobre esses dois termos e como eles influenciam positivamente nos procedimentos internos da sua empresa. Por isso, continue lendo o post de hoje!
O papel da Controladoria é gerenciar tarefas como planejamento estratégico e financeiro, orçamentos, dados coletados corretamente e analisados e suporte à gestão. Ela deve consolidar as informações e auxiliar os responsáveis pelos demais departamentos na gestão e no alcance de bons resultados.
Além disso, a controladoria deve dar suporte às decisões tomadas pelos gerentes e diretoria da empresa em diferentes setores. Lidando com os mais variados tipos de profissionais, esse departamento coordena e avalia as ações em curto e longo prazo, corrigindo possíveis desvios e aperfeiçoando os acertos.
Todas as ações tomadas por esse setor são estratégicas e observam os dados obtidos, elementos internos e externos, causas e possíveis consequências e demais critérios. Posteriormente, essas ações são executadas pelos profissionais operacionais, tudo sob a visão dos responsáveis pelas áreas específicas.
O apoio aos diretores e gestores de departamento também faz parte de suas atribuições, já que as próprias tomadas de decisão fazem parte da estratégia.
Depois da atuação como estrategista, surgem as atribuições gerenciais. Enquanto o planejamento está sendo executado, a controladoria contábil analisa as métricas diversas e guia a continuidade e aperfeiçoamento das práticas.
Sucintamente, a auditoria contábil trata-se de um processo de análise da situação financeira da empresa, contudo, tendo como objetivo a verificação dos cálculos e se os mesmos estão sendo feitos corretamente.
Para sua realização e efetivação, é preciso analisar todos os documentos contábeis da empresa compreendidos em um determinado período, checando as informações junto aos comprovantes originais ou com fontes externas.
Essa prática possibilita demonstrar mais efetivamente aos seus acionistas a transparência e segurança dos negócios. Isso dentro de qualquer empresa, seja ela grande, média ou pequena.
Tal processo pode ter uma longa ou curta duração, tudo dependendo da quantidade das demandas que existirem. Ao final, o relatório conclusivo irá servir como importante documento para que se comprovem eventuais falhas ou irregularidades em uma das transações.
Enquanto a controladoria garante o cumprimento dos objetivos do instituto federal contra riscos de descumprimento e desvirtuação, a auditoria avalia a qualidade dos controles e da capacidade da instituição cumprir seus objetivos.
Ou seja: os conceitos, de forma alguma, podem ser confundidos, já que é extremamente importante que a empresa tenha ambos os profissionais (auditores e controladores) no corpo de funcionários. Isso garante que toda estratégia traçada seja bem desempenhada, sempre alcançando os resultados esperados.
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